Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
Conteúdo especial

Massa é quem mais perdeu posições em largadas desde Spa

Quatro GPs após proibição de auxílios dos boxes para operar embreagem em partidas, Massa é quem mais perdeu e Alonso quem mais ganhou

Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37 na primeira curva com carro avariado atrás de Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB11
Felipe Massa, Williams
Fernando Alonso, McLaren MP4-30
Felipe Massa, Williams FW37
Felipe Massa, Williams FW37
Fernando Alonso, McLaren MP4-30
Fernando Alonso, McLaren
Fernando Alonso, McLaren MP4-30 no box

Desde o GP da Bélgica a FIA estabeleceu que os pilotos não mais seriam ajudados pelo pit wall no ajuste do ponto correto da embreagem para as largadas durante a volta de apresentação. O que para muita gente não faria diferença na dinâmica das saídas - já que os treinos serviriam como um parâmetro muito maior do que as instruções dos engenheiros durante a volta de aquecimento - acabou se tornando um fator complicador.

Mas quanto cada um ganhou e perdeu até aqui? O cálculo abaixo foi feito com base na posição que os pilotos largaram e onde finalizaram a primeira volta de cada corrida.

Obviamente alguns números não condizem com a realidade. Por exemplo, o fato de Massa ser o último nesta estatística está diretamente ligado ao incidente que teve com Daniel Ricciardo em Suzuka, no qual nenhum dos dois teve real culpa. Do lado de Alonso, o fato de sempre largar mais atrás acaba ajudando seu balanço, algo que Hamilton – que tem se destacado nas largadas – não pode traduzir em números por sempre estar largando na frente.

No entanto, se há algo que os números comprovam é a queda de produção de Nico Rosberg nas partidas. Excluindo Kimi e Massa, que tiveram problemas em uma de suas largadas nestas últimas quatro provas, o alemão tem sido o pior largador do grid com déficit de sete posições.

Confira o balanço de cada piloto nas últimas quatro provas:

(Bélgica/Itália/Cingapura/Japão)
Fernando Alonso (6/4/1/3) 14
Marcus Ericsson (3/3/2/4) 12
Jenson Button (5/5/-1/2) 11
Nico Hulkenberg (NL/1/2/5) 8
Carlos Sainz Jr. (NL/6/2/0) 8
Daniil Kvyat (1/2/0/4) 7
Sebastian Vettel (2/1/0/2) 5
Alexander Rossi (-/-/1/2) 3
Lewis Hamilton (0/0/0/1) 1
Romain Grosjean (1/1/-3/2) 1
Valtteri Bottas (-2/2/0/0) 0
Will Stevens (-3/-2/1/3) -1
Sergio Perez (2/3/3/-9*) -2
Max Verstappen (6/1/-12**/3) -2
Felipe Nasr (-2/-6*/2/3) -3
Roberto Merhi (0/-3/-/-) -3
Daniel Ricciardo (2/6/0/-12*) -4
Pastor Maldonado (0/-10*/1/4) -5
Nico Rosberg (-2/-2/0/-3) -7
Kimi Raikkonen (3/-12**/0/1) -8
Felipe Massa (-3/2/1/-15*) -15
*Acidente
**Motor apagado
NL: Não largou

Artigo anterior Patrocinador responde: o que leva empresa a investir na F1?
Próximo artigo Chefe da Manor crê que Haas não demore para pontuar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros