Mercedes e Ferrari pegam ‘contramão’ em seleção de pneus para Baku
Principais times da F1 são os mais cautelosos e escolhem para seus pilotos menos compostos macios do que resto do grid
Fornecedora de pneus da Fórmula 1, a Pirelli revelou as escolhas de compostos das equipes para o GP do Azerbaijão – próxima etapa – com Ferrari e Mercedes selecionando o menor número de jogos de pneus macios.
Como na Austrália e na China, a gama de pneus para Baku é composta pelos compostos C2, C3 e C4.
Mas enquanto Ferrari e Mercedes selecionaram a mesma quantidade respectiva de pneus C4 (vermelho) que usaram em Xangai, o resto do grid optou por uma seleção mais agressiva.
Os pilotos da Ferrari, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, terão sete conjuntos de macios disponíveis, enquanto os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, que ficaram entre os dois primeiros nas três primeiras corridas da temporada, terão um set a mais que seus rivais da Scuderia.
As equipes restantes optaram por nove ou dez jogos do pneu macio, sem terem optado por dividir a estratégia do pneu C4 entre as duas equipes.
Falando ao Motorsport.com sobre as expectativas da Pirelli para o Azerbaijão, Mario Isola, chefe da Fórmula 1, disse: “Baku é uma pista estranha porque você tem uma longa reta onde você esfria o pneu, e é bem difícil equilibrar a frente e a traseira. Nas edições anteriores da corrida, a maioria das equipes experimentou essa dificuldade em aquecer os pneus dianteiros corretamente, sem superaquecer os pneus traseiros”.
“O asfalto é muito, muito suave, e em cima disso você tem parte da pista sob o sol, e parte na sombra, porque fica no meio da cidade. Então nem toda a extensão da pista é igual.”
“A seleção do pneu é a mesma que a que tivemos em Melbourne e Xangai. Temos que entender a degradação do pneu macio, obviamente esse é o ponto principal.”
“É tudo sobre frenagem e tração, você não tem muita energia lateral. Então, se você perder o ritmo por causa do Safety Car e o pneu estiver bastante desgastado, pode ser mais difícil recuperar o pneu para a temperatura.”
"O desgaste geralmente não é muito alto em Baku, mas se você tem o Safety Car na última parte da corrida, depois de um longo período, você tem algum desgaste no pneu, e você é capaz de gerar menos calor depois."
Confira a seleção de pneus:
Tyre selections for Azerbaijan GP
Photo by: Pirelli
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.