Mercedes exibe conceito radical em atualização para Espanha
A Mercedes revelou grande renovação aerodinâmica de seu W08 para o GP da Espanha, como relatam Giorgio Piola e Jonathan Noble
Apesar de focar nos problemas de desgaste de pneus, a Mercedes não parou no tempo e segue buscando melhorias para obter mais pressão aerodinâmica para o W08. Nesta quinta-feira (11), em Barcelona, o carro do time alemão foi visto com mudanças que são a esperança para que a equipe consiga bater a Ferrari.
A mudança mais chamativa é um novo direcionador de fluxo sob o nariz do carro, que cria uma espécia de saia embaixo do carro. O objetivo é ter mais controle sobre o fluxo de ar que vem da asa dianteira no caminho entre a seção central neutra e as partes externas.
Mas além da atenção gerada pelo direcionador de fluxo, a Mercedes introduz novos defletores laterais com três elementos em formato de 'R' na base, uma aleta nova próxima à suspensão dianteira, um revisado assoalho à frente das rodas traseiras, nova asa traseira e novo monkey seat.
Para o GP da Espanha, tanto Valtteri Bottas quanto Lewis Hamilton terão motores novos e atualizados - as novidades buscam trazer mais confiabilidade.
Redução de peso
Outro aspecto no qual a Mercedes tem trabalhado é o peso do carro. O objetivo da equipe é reduzir o peso para poder utilizar mais lastro e assim trabalhar melhor o equilíbrio do carro e a sensibilidade dos pneus.
Embora o peso do W08 já tenha sido reduzido desde o início da temporada, o time entendeu que há mais trabalho a ser feito. "Estamos melhorando, como time, em várias áreas do carro - mecânica, aerodinâmica, além do peso do carro", disse Bottas.
"Ainda temos trabalho a fazer, especialmente em relação ao peso, mas estamos chegando onde queremos. Conseguimos extrair mais desempenho do carro, mas espero ter muito mais performance a descobrir."
Embora as novidades da Mercedes pareçam mais radicais do que as que a Ferrari mostrou até agora, Bottas está ciente de que as dificuldades com os pneus podem ser decisivas na batalha por vitórias.
"É uma batalha dura contra a Ferrari, a diferença está nos detalhes e cada um deles conta. Estamos tentando desenvolver o carro o mais rápido possível com todas as novidades", afirmou.
"No momento, precisamos conseguir andar com os pneus na janela de desempenho máximo, algo que a Ferrari tem feito melhor do que nós desde o começo do ano."
"Eles têm sido mais consistentes na janela de desempenho, especialmente aos domingos. Muito do nosso trabalho está focado nisso, mas também trouxemos novas partes para o carro ao mesmo tempo", contou.
"Creio que ainda há muito a extrair deste carro. Acredito que temos um carro forte e com muito potencial, além de muito espaço para melhorias em todos os aspectos", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.