Mercedes lança grande pacote de atualizações na Áustria
A Mercedes lançou seu maior pacote de atualizações na temporada até então para o GP da Áustria, quando tenta abrir vantagem para as rivais Ferrari e Red Bull.
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Uma semana depois de estrear uma novidade no motor na França, uma série de mudanças no W09 – incluindo nos sidepods e asa traseira – é a prova de um esforço agressivo neste estágio da temporada.
Ao optar por um sidepod de característica mais convencional em vez daquele que foi introduzido pela Ferrari em 2017 e que foi copiado por várias outras equipes, a Mercedes permaneceu neste caminho por toda a temporada.
Mas, com um plano bem pensado de fazer uma mudança, alguns ajustes foram feitos nessa área para auxiliar tanto nas demandas aerodinâmicas do carro como também para ajudar o motor a operar em seu potencial máximo.
A novidade no sidepod consiste em uma série de mudanças, todas a fim de melhorar o fluxo de ar pela parte lateral em direção à traseira do carro.
Na curva superior da carenagem e conectada à aleta, um novo divisor de ar pode ser encontrado (seta vermelha).
Isso não só parece mudar a direção do ar, mas também aumenta a proteção a uma peça que pode se soltar da carenagem.
A mudança do W09 não se resume a apenas os sidepods, sendo que uma nova haste externa do retrovisor foi instalada para dar suporte ao já prolongado espelho (na França).
Contudo, a haste claramente tem um propósito aerodinâmico, já que sua base na superfície é torcida para encorajar o fluxo de ar a seguir determinada direção.
Na parte traseira do carro, o time de projetistas de Brackley teve uma inspiração na McLaren, que se apoiou no regulamento para acrescentar uma aleta em uma região que marca a transição entre a parte superior da asa e aquela que é mais estreita e que fica mais abaixo.
A mudança agressiva na Áustria é um contraste em relação às novidades relativamente menores que foram feitas no GP da França, com uma aleta no duto de freio dianteiro.
Este elemento único é deixado de lado em favor de um elemento duplo, parecido com aqueles que estão acima e abaixo deles nos últimos tempos.
O papel dessas aletas é melhorar a direção e a qualidade do fluxo do ar, já que ele é perturbado pela asa dianteira e passa pelo duto do freio e elementos de suspensão.
A solução reduz a turbulência criada pelo pneu e tem efeito de performance na melhora aerodinâmica.
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