Recomendado para você

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil
Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Após pódio na etapa anterior, Valdeno Brito disputa título da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos
Conteúdo especial

Mini-férias da F1: É permitido trabalhar no carro? Entenda regras

Por conta de um rearranjo no calendário, categoria está parada por um mês; mas, o que é permitido fazer?

The busy pre race grid

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

A Fórmula 1 voltou das tradicionais férias de agosto e, após algumas corridas, entrou em uma nova pausa, ficando um mês sem provas. Mas, neste período, é permitido mexer e trabalhar no carro? O Motorsport.com te responde. 

Leia também:

Durante o intervalo no meio do ano, existe uma regra na categoria que impede as equipes de fazerem qualquer tipo de melhoria em seus respectivos monopostos por duas semanas - 14 dias.  Apenas alguns departamentos têm permissão para continuar trabalhando, principalmente comunicação e marketing, finanças e jurídico.

Fora do período obrigatório de 14 dias de paralisação, todas as áreas de uma equipe de F1 podem operar normalmente e dentro das regras e permissões usuais da temporada regular. Por conta de uma alteração no calendário, que acabou sendo rearranjado e sem prova para encaixar nesse período, a categoria 'ganhou' mais uma folga. 

Questionamos o ex-chefe de motores da Renault na F1, Rico Penteado, quais as 'regras' dessas 'mini-férias' em relação à pausa tradicional de agosto. 

"A galera pode [trabalhar no carro], eles estão trabalhando muito para terminar a temporada da melhor forma possível. Nas féria de agosto é obrigatório [não mexer no carro], tem ali as duas semanas que ninguém trabalha. Os fornecedores, inclusive, precisam provar que não estão fazendo nada com relação à Fórmula 1. Então, só realmente nesse pedaço do verão é que é obrigatório fechar. Nessa pausa agora, o que acontece é que o pessoal de corrida acaba descansando mais", explicou. 

"Então, o pessoal aproveita essa época para passar tempo com a família, viajar, descansar. Os pilotos não precisam voltar para a fábrica nessa pausa. A pausa é só um 'arzinho' a mais, mas eles podem estar na fábrica trabalhando", concluiu Rico. 

Exclusivo: DRUGOVICH REBATE CRÍTICOS, detalha PLANOS NA F1, avalia teste na INDY e fala de BORTOLETO

 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Não só Ricciardo: ABISMOS SEM FIM na F1 | Futuro de Max, BORTOLETO 2025, DRUGO na Indy... LIPE PAÍGA

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior F1: 'Brita fake'? Confira novas medidas de limites de pista para GP dos EUA
Próximo artigo F1 - Hulkenberg defende: "Haas será séria concorrente nos próximos anos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros