Newey: "creio que a Honda dará um bom passo à frente"
Para diretor técnico da Red Bull, avanços que fabricante japonesa deve obter para próxima temporada devem deixar a McLaren mais competitiva - a ponto de superar time austríaco
Após tentar acordos com Mercedes, Ferrari e Honda, sem sucesso, a Red Bull se viu sem opções e segue com os motores Renault para a temporada 2016 da Fórmula 1 - a diferença para o próximo ano é que as unidades de potência do time de Milton Keynes serão rebatizadas como TAG-Heuer.
Posto isto, Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull, crê que 2016 será um ano bastante complicado para a equipe, mesmo com o otimismo demonstrado em relação aos avanços que o chassi da próxima temporada deve apresentar.
"Creio que deve ser uma temporada extremamente complicada para nós. Se o nosso motor tiver a mesma potência que vimos durante 2014 e 2015 - o que acho que será o caso - então estaremos bem atrás", disse Newey ao Motorsport.com durante a etapa do MRF Championship, em Dubai.
"Baseado em todo o trabalho que fizemos até o momento, encontramos ganhos consideráveis na parte do chassi, mas as equipes de fábrica, como Mercedes e Ferrari, também vão avançar", afirmou.
Além disso, Newey destacou que outras equipes devem evoluir no quesito unidades de potência - especialmente a McLaren, que deve receber um motor Honda significativamente melhor do que o visto neste ano.
"Nossa equipe irmã, a Toro Rosso, terá um motor Ferrari 2015, que está significativamente à frente do Renault deste ano. Creio que a Honda, pelo que temos visto, dará um bom passo à frente. O motor interno de combustão deles é bom, o problema deles neste ano foram os sistemas de recuperação de energia, pequenos demais. Mas esse é um problema fácil de resolver durante o inverno", disse, finalizando com um discurso em tom de crítica à FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
"Então o próximo ano será realmente complicado. O melhor, creio, é esperar pelo que vai acontecer no esporte a partir de 2017 em diante. Há um desejo por parte do órgão que comanda a categoria permitir que times independentes - como nós - tem acesso a motores competitivos?", completou.
Entrevista por Darshan Chokhani
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.