Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Nova parceira da Aston, Honda diz não ter "objeções" a Alonso apesar de passado de 'tretas' entre piloto e montadora

“Se estivermos na iminência de nos juntar a Alonso novamente, como nosso piloto, não temos nenhuma objeção"

Depois da confirmação de sua parceria com a Aston Martin na Fórmula 1 a partir de 2026, a cúpula da Honda sinalizou que não teria “nenhuma objeção” a Fernando Alonso, atual piloto da escuderia britânica, caso o piloto espanhol corra com as unidades potência japonesas no time de Silverstone.

O 'sinal' vem após a fabricante anunciar que se tornará parceira da Aston, o que suscitou lembranças do período em que Alonso foi impulsionado por motores de Sakura quando correu pela McLaren, de 2015 a 2017 -- em 2018, ele se despediu da equipe de Woking, mas ela já tinha motores Renault.

O editor recomenda:

O período de Alonso-McLaren-Honda foi conturbado, com o conjunto sofrendo em função dos problemas nas unidades de potência nipônicas, levando o bicampeão mundial da F1 a chamar a maquinaria da Honda de "motor de GP2" em pleno GP do Japão de 2015, causando ira em Sakura.

Questionado sobre se a marca asiática permitiria que Alonso corresse com um de seus carros, o presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, disse: “Se estivermos na iminência de nos juntar a Alonso novamente, como nosso piloto, não temos nenhuma objeção".

De todo modo, a permanência do espanhol na Aston até 2026 não é garantida, pois ele fará 45 anos na temporada em que a categoria máxima do automobilismo estreará suas novas regras de motores. Entretanto, o CEO do Grupo Aston Martin, Martin Whitmarsh, não vê a possibilidade de problemas.

“Claramente Fernando está fazendo um ótimo trabalho na equipe e estamos muito satisfeitos em tê-lo como parte de nossa equipe. Ele está dando uma grande contribuição dentro e fora da pista", iniciou o dirigente, que revelou que o 'fator Alonso' sequer foi citado nas conversas com a Honda.

Fernando Alonso, McLaren MP4-30 Honda, pulls off the track with engine problems

Fernando Alonso, McLaren MP4-30 Honda, pulls off the track with engine problems

Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images

“Mas é claro que falei com o Fernando sobre o rumo que pretendíamos seguir. Ele é um indivíduo muito inteligente. Tenho certeza de que muitos se lembram de alguns comentários que foram feitos, provavelmente no calor do momento, e são bastante memoráveis para alguns, mas acho que ele entende e respeita o que a Honda está fazendo. A Honda venceu os campeonatos de 2021 e 2022 e, a menos que possamos vencê-los este ano, eles farão isso de novo", seguiu o britânico ex-McLaren.

"São um grande parceiro para nós. Acho que Fernando vê isso. Mas 2026 está fora do horizonte de planejamento [em termos de pilotos] no momento. Temos que dar a ele um carro que possa vencer corridas consistentemente. Demos um passo este ano, mas ainda não estamos onde precisamos."

“Continuamos a desenvolver a equipe, as instalações e vamos ficar mais fortes. E teremos uma discussão antes de 2026. Tenho certeza que sobre Fernando, a pilotagem de Fernando e qual seu futuro. Espero que ele esteja 'por aí' por vários anos e será ótimo se [no futuro] ele estiver tão apto e competitivo quanto é hoje. Então, seria fantástico tê-lo no carro em 2026 também", completou Whitmarsh.

A Honda, por sua vez, garantiu que não pretende interferir na escolha de pilotos da Aston. Watanabe explicou: “Nossa postura permanece inalterada e acho que a seleção de pilotos depende totalmente da equipe, não é algo que um fornecedor de unidades como nós deveria estar fazendo".

ANÁLISE: Qual o 'tamanho' do 2023 de Alonso?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, como RBR/Merc são impactadas e 'fator Alonso'

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Aston Martin e Honda confirmam parceria na F1 a partir da temporada 2026
Próximo artigo F1: Red Bull desiste do plano de vender AlphaTauri

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros