F1: Oakes se demite do cargo de chefe de equipe da Alpine; Briatore acumula funções
Confira a íntegra do comunicado da escuderia
Nesta terça-feira pós-GP de Miami de 2025, a sexta de um total de 24 etapas da Fórmula 1 nesta temporada da elite global do esporte a motor, a Alpine anunciou a saída do britânico Oliver Oakes do cargo de chefe da equipe na seguinte declaração:
"A equipe BWT Alpine de Fórmula 1 anuncia que Oliver Oakes renunciou ao cargo de chefe de equipe. A equipe aceitou seu pedido de demissão com efeito imediato. A partir de hoje, Flavio Briatore continuará como Conselheiro Executivo e também ocupará o cargo anteriormente ocupado por Oliver Oakes".
"A equipe gostaria de agradecer a Oliver por seus esforços desde que ele entrou no verão [europeu] passado e por sua contribuição para ajudar a equipe a garantir o sexto lugar no Campeonato de Construtores de 2024. A equipe não fará mais comentários", completou o time francês em sua nota oficial.
Conforme a nota, Oakes se juntou à Alpine no meio de 2024 em substituição ao antecessor francês Bruno Famin. Apesar da boa recuperação com a equipe em 2024, culminando na colocação supracitada entre os construtores e momentos de alta como o pódio duplo em Interlagos, 2025 começou mal para o grupo.
A escuderia está no penúltimo lugar entre os times e, apesar da consistência do piloto francês Pierre Gasly, está cogitando seriamente trocar o outro competidor, Jack Doohan, da Austrália, pelo reserva argentino Franco Colapinto.
Quanto a Oakes, nos bastidores o que já se falava é que Oliver poderia ter conflitos com Briatore acerca da gestão da Alpine com o tempo. Trazido de volta pelo CEO da Renault Luca de Meo, Flavio é responsável pela decisão de encerrar a operação de motores da Renault em 2026 -- a Alpine será cliente da Mercedes.
YAMAHA VOLTOU? Que esperar de QUARTARARO em 2025? O dilema de MOTORES na MotoGP e a PRÉVIA da FRANÇA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
YAMAHA VOLTOU? Que esperar de QUARTARARO em 2025? O dilema de MOTORES na MotoGP e a PRÉVIA da FRANÇA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.