Recomendado para você

F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Red Bull está esperançosa por Las Vegas, mas freia expectativas sobre título de Verstappen
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Relacionamento com Russell mudou", avalia Antonelli após pódio no GP de São Paulo
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda

Geral
Geral
Red Bull é investigada pela Comissão Europeia; entenda
Segunda temporada da A2RL vai agitar Abu Dhabi

Segunda temporada da A2RL vai agitar Abu Dhabi

Patrocinado
Patrocinado
Segunda temporada da A2RL vai agitar Abu Dhabi
F1: Piastri revela impacto real de controvérsia de Monza e elogia postura da McLaren perante à briga 'caseira'

F1: Piastri revela impacto real de controvérsia de Monza e elogia postura da McLaren perante à briga 'caseira'

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Piastri revela impacto real de controvérsia de Monza e elogia postura da McLaren perante à briga 'caseira'
F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber

F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Batidas de Bortoleto em Interlagos podem ter custado R$12,6 milhões à Sauber
F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026

F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ex-estrategista crava duas equipes que sairão à frente em 2026
F1: Sede da Alpine é invadida durante feriado na França

F1: Sede da Alpine é invadida durante feriado na França

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Sede da Alpine é invadida durante feriado na França
Últimas notícias

Para Rosberg, restrições de rádio estão "no caminho certo"

Nico Rosberg acredita que a Fórmula 1 tomou a decisão certa ao restringir ainda mais a comunicação via rádio entre equipe e pilotos após analisar o que aconteceu no GP da Austrália

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal in the Press Conference
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Podium: winner Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Race winner Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 takes the chequered flag at the end of the race

Uma das mudanças para a temporada 2016 da Fórmula 1 foi o aumento das restrições nas conversas via rádio entre equipe e pilotos. Após o GP da Austrália, o vencedor Nico Rosberg - que teve que superar problemas nos freios sem a assistência da Mercedes - disse que competir sob os novos critérios significou um avanço.

“Creio que estamos no caminho certo com as restrições de rádio, pois isso dá a nós, pilotos, mais responsabilidade durante as corridas. É mais difícil, mas um bom desafio. Mas mais importante do que isso é que os fãs achem que este é o caminho", disse.

“Acho que isso é exatamente o que eles queriam, pois diziam que tantas instruções via rádio eram irritantes, então a mudança é bastante positiva", afirmou.

Equilíbrio entre restrições e permissões

Após o final de semana em Melbourne, a Mercedes revelou o quanto as restrições levaram a mudanças significativas nas conversas de rádio. A equipe alemã trocou apenas oito mensagens com Hamilton e Rosberg durante a prova - em 2015, foram 21 mensagens.

Somando todas as equipes, o total de mensagens foi 48, ante a 93 na prova de abertura da temporada passada. Durante o final de semana, equipes e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) conversaram bastante sobre o tema e, por fim, a opção foi por restringir significativamente as conversas entre equipe e pilotos.

Um dos que elogiaram a decisão foi Christian Horner, chefe da Red Bull. Para o dirigente, a F1 encontrou o equilíbrio entre dificultar a vida do piloto no cockpit e manter os fãs informados sobre o que acontece durante as corridas.

“É bom que tenham permitido que falemos sobre questões estratégicas, pois isso é parte essencial de um time e é ótimo que os espectadores possam ter acesso a isso. Dizer como o piloto deve conduzir o carro não é como a F1 deveria ser. Neste caso, concordo plenamente com a restrição", disse.

“Mas as táticas, em uma equipe, são fascinantes de se ver. Então foi bom que tenham optado por esse caminho", completou.

Artigo anterior Análise técnica: volante é segredo da Ferrari nas largadas
Próximo artigo McLaren e Red Bull recusam treino de classificação ‘híbrido’

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros