Recomendado para você

Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC

Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Vettel analisa possibilidade de retorno à F1 ou ida ao WEC
Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026

Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Car Racing renova com Rafael Reis e anuncia dupla com irmão Léo para 2026
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP do Catar, em Losail
F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - "Estrategistas não são pagos para isso", pilotos avaliam estratégia obrigatória no Catar
F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica

F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Horner visitou a fábrica da Aston Martin com Newey, diz mídia britânica
F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"

F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Leclerc: "Hamilton conquistou muito mais do que eu, não tenho conselhos para ele"
F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari

F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Como Hamilton vem reagindo à temporada 'de pesadelo' com a Ferrari
F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin

F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Alonso: Newey como chefe de equipe foi um "passo lógico" na Aston Martin
Últimas notícias

Para Rosberg, restrições de rádio estão "no caminho certo"

Nico Rosberg acredita que a Fórmula 1 tomou a decisão certa ao restringir ainda mais a comunicação via rádio entre equipe e pilotos após analisar o que aconteceu no GP da Austrália

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal in the Press Conference
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Podium: winner Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 Team W07
Race winner Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 takes the chequered flag at the end of the race

Uma das mudanças para a temporada 2016 da Fórmula 1 foi o aumento das restrições nas conversas via rádio entre equipe e pilotos. Após o GP da Austrália, o vencedor Nico Rosberg - que teve que superar problemas nos freios sem a assistência da Mercedes - disse que competir sob os novos critérios significou um avanço.

“Creio que estamos no caminho certo com as restrições de rádio, pois isso dá a nós, pilotos, mais responsabilidade durante as corridas. É mais difícil, mas um bom desafio. Mas mais importante do que isso é que os fãs achem que este é o caminho", disse.

“Acho que isso é exatamente o que eles queriam, pois diziam que tantas instruções via rádio eram irritantes, então a mudança é bastante positiva", afirmou.

Equilíbrio entre restrições e permissões

Após o final de semana em Melbourne, a Mercedes revelou o quanto as restrições levaram a mudanças significativas nas conversas de rádio. A equipe alemã trocou apenas oito mensagens com Hamilton e Rosberg durante a prova - em 2015, foram 21 mensagens.

Somando todas as equipes, o total de mensagens foi 48, ante a 93 na prova de abertura da temporada passada. Durante o final de semana, equipes e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) conversaram bastante sobre o tema e, por fim, a opção foi por restringir significativamente as conversas entre equipe e pilotos.

Um dos que elogiaram a decisão foi Christian Horner, chefe da Red Bull. Para o dirigente, a F1 encontrou o equilíbrio entre dificultar a vida do piloto no cockpit e manter os fãs informados sobre o que acontece durante as corridas.

“É bom que tenham permitido que falemos sobre questões estratégicas, pois isso é parte essencial de um time e é ótimo que os espectadores possam ter acesso a isso. Dizer como o piloto deve conduzir o carro não é como a F1 deveria ser. Neste caso, concordo plenamente com a restrição", disse.

“Mas as táticas, em uma equipe, são fascinantes de se ver. Então foi bom que tenham optado por esse caminho", completou.

Artigo anterior Análise técnica: volante é segredo da Ferrari nas largadas
Próximo artigo McLaren e Red Bull recusam treino de classificação ‘híbrido’

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros