Para Rosberg, restrições de rádio estão "no caminho certo"
Nico Rosberg acredita que a Fórmula 1 tomou a decisão certa ao restringir ainda mais a comunicação via rádio entre equipe e pilotos após analisar o que aconteceu no GP da Austrália







Uma das mudanças para a temporada 2016 da Fórmula 1 foi o aumento das restrições nas conversas via rádio entre equipe e pilotos. Após o GP da Austrália, o vencedor Nico Rosberg - que teve que superar problemas nos freios sem a assistência da Mercedes - disse que competir sob os novos critérios significou um avanço.
“Creio que estamos no caminho certo com as restrições de rádio, pois isso dá a nós, pilotos, mais responsabilidade durante as corridas. É mais difícil, mas um bom desafio. Mas mais importante do que isso é que os fãs achem que este é o caminho", disse.
“Acho que isso é exatamente o que eles queriam, pois diziam que tantas instruções via rádio eram irritantes, então a mudança é bastante positiva", afirmou.
Equilíbrio entre restrições e permissões
Após o final de semana em Melbourne, a Mercedes revelou o quanto as restrições levaram a mudanças significativas nas conversas de rádio. A equipe alemã trocou apenas oito mensagens com Hamilton e Rosberg durante a prova - em 2015, foram 21 mensagens.
Somando todas as equipes, o total de mensagens foi 48, ante a 93 na prova de abertura da temporada passada. Durante o final de semana, equipes e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) conversaram bastante sobre o tema e, por fim, a opção foi por restringir significativamente as conversas entre equipe e pilotos.
Um dos que elogiaram a decisão foi Christian Horner, chefe da Red Bull. Para o dirigente, a F1 encontrou o equilíbrio entre dificultar a vida do piloto no cockpit e manter os fãs informados sobre o que acontece durante as corridas.
“É bom que tenham permitido que falemos sobre questões estratégicas, pois isso é parte essencial de um time e é ótimo que os espectadores possam ter acesso a isso. Dizer como o piloto deve conduzir o carro não é como a F1 deveria ser. Neste caso, concordo plenamente com a restrição", disse.
“Mas as táticas, em uma equipe, são fascinantes de se ver. Então foi bom que tenham optado por esse caminho", completou.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.