Reações

Pérez diz que esteve perto de assinar com Mercedes e Ferrari

Mexicano admitiu que teve oportunidades para se juntar à Mercedes e Ferrari antes de fechar acordo com a McLaren

Sergio Perez, Racing Point

O início de Sergio Pérez na Fórmula 1 poderia ter sido facilmente comparado a uma montanha-russa, com o mexicano encontrando estabilidade depois de ir para Force India, hoje Racing Point, com seis temporadas, até agora.

No entanto, com oito pódios em F1 e cinco temporadas consecutivas entre os 10 primeiros, sempre foi cogitada uma mudança para uma equipe de ponta como Ferrari ou Mercedes. Em 2012, isso não era apenas um pensamento, poderia ter virado realidade antes de decidir ir para a McLaren, substituindo Lewis Hamilton, que também poderia ter sido seu companheiro de equipe na Mercedes.

Leia também:

"Fui a Maranello e conversei com [Stefano] Domenicali, ex-diretor da Ferrari. Ele me disse 'vamos fazer um pré-contrato para 2014'. Naquela época, eu era mais jovem e estava mais com fome de vencer e desesperado para chegar a minha chance, e eu disse 'eu quero ter [o contrato] para 2013'." disse Pérez ao podcast oficial da Fórmula 1.

"Ao mesmo tempo, a Mercedes também estava interessada, Ferrari e McLaren também, então eu estava em uma boa posição, e eu disse, 'preciso ter um carro competitivo que possa ganhar títulos’."

"Então aproveitei a oportunidade com a McLaren. Eles estavam vencendo corridas, estavam competindo pelo título nos últimos cinco anos, então como poderia dizer não? Era, obviamente, impossível saber. Então eu disse adeus à Ferrari Academy, e fui para a McLaren."

A decisão de ir para Woking

A situação entre Pérez e McLaren não foi o que ele esperava, e o mexicano não conseguiu um único pódio em 2013, um contraste contra os três que ele conseguiu um ano antes com a Sauber. No final, ele terminou em 11º lugar na classificação geral, com o 5º lugar na Índia como seu melhor resultado, apenas duas corridas antes de sua demissão ser anunciada no GP dos Estados Unidos.

"Eu estava substituindo Hamilton na McLaren, então todos esperavam que eu ganhasse o título, mas não tinha carro, não tinha as ferramentas. Me adaptar ao carro foi muito complicado. Era muito inconsistente, mudando a cada corrida, tivemos que mudar peças a cada semana, tínhamos muito trabalho às sextas-feiras, eu nunca tive a chance de me adaptar ao carro", disse ele.

Um mau contrato

Quando a McLaren anunciou a saída de Sergio Pérez no GP dos EUA em 2013, o piloto mexicano encontrou uma realidade difícil. No calendário faltava apenas uma corrida, no Brasil, o que deixou “Checo” contra o relógio para encontrar uma nova equipe para 2014.

A Force India abriu as portas e ele respondeu rapidamente com um pódio em apenas três corridas, no Bahrein.

"Acho que as pessoas que estavam me cercando não eram ideais, mas como eu disse, se eu não tivesse vivido aquele ano na McLaren, talvez eu não seria quem eu sou hoje."

"Acho que meu erro foi assinar o contrato por um ano. Meu empresário naquela época não fez um trabalho sólido com o contrato e isso foi uma coisa triste. Acho que isso prejudicou minha reputação na F1, mas depois cheguei a uma equipe fantástica e tive sucesso."

Sam Michael, McLaren  Director deportivo con Sergio Pérez, McLaren
Sergio Pérez, McLaren con los medios
Sergio Pérez, McLaren Mercedes
Sergio Pérez, McLaren MP4-28
Sergio Pérez, McLaren MP4-28 en pits
Sergio Pérez, McLaren Mercedes
Sergio Pérez, McLaren MP4-28
Sergio Pérez, McLaren MP4-28
Sergio Pérez, McLaren MP4-28
Sergio Pérez, McLaren MP4-28
Esteban Gutiérrez, Sauber y Sergio Pérez, McLaren
Sergio Pérez, McLaren Mercedes
Sergio Pérez, McLaren Mercedes
Sergio Pérez, McLaren
Sergio Perez, McLaren MP4-28
Sergio Pérez, McLaren
Sergio Pérez, McLaren con Mark Temple, McLaren ingeniero de carrera
Sergio Pérez, McLaren
Sergio Pérez, McLaren MP4-28
19
In this article
Luis Ramírez
Fórmula 1
Sergio Perez
Racing Point
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sainz diz que "sente" por pressão sobre Mick Schumacher na F2
Próximo artigo Kubica: Lowe não é o único responsável por crise na Williams

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros