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Pirelli nega favorecimento a times que testaram pneus

Apesar do temor da Williams de que Mercedes, Red Bull e Ferrari levaram vantagem por testar os pneus de 2017, a fornecedora oficial insiste que fez de tudo para não haver nenhum favorecimento

Pascal Wehrlein, Mercedes AMG F1 W05 Hybrid Test Driver
Pirelli tyres
Pirelli tyres
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG F1 W05 Hybrid Test Driver
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG F1 W05 Hybrid Test Driver
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG F1 W05 Hybrid Test Driver
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG F1 W05 Hybrid Test Driver
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG F1 W05 Hybrid Test Driver
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG F1 W05 Hybrid Test Driver
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG F1 W05 Hybrid Test Driver

Mercedes, Red Bull e Ferrari estão totalmente envolvidas com a Pirelli na preparação das mudanças que os pneus vão sofrer para a temporada do ano que vem.  As três equipes têm utilizados carros antigos para testar os novos compostos e estão preparando carros híbridos para testar, a partir de agosto, com os pneus mais largos previstos no regulamento de 2017. 

Para o chefe da equipe técnica da Williams, Pat Symonds, tal situação é motivo de preocupação.

"Acho que é uma enorme vantagem e algo que precisamos considerar. Mesmo nesse tipo de 'teste cego', sempre existe uma vantagem já que as análises que você faz acabam refletindo no tipo de pneu que vai existir". 

Mas o chefe da Pirelli, Mario Isola, rebate e diz que foi feito um enorme esforço tanto da Pirelli como da FIA para garantir que quaisquer ganhos sejam mínimos para as equipes envolvidas nos testes. 

"Fizemos nosso melhor para evitar tal situação e é por isso que todos os dados e informações serão compartilhados com todas as equipes", explicou. 

"Os times que não irão testar receberão relatórios detalhados, além de todos os comentários dos pilotos, todas as nossas análises e alguns modelos que vamos desenvolver nos próximos meses. Disponibilizaremos a mesma informação para todos".  

"E não esqueçamos que são "testes cegos", ou seja eles sabem que estamos testando pneus, mas não sabem se é um protótipo, um regular, nem o que está no pneu, se é um composto diferente. Eles não sabem nada".  

"Eles recebem apenas um plano de corrida, preparado pela Pirelli. Nós sabemos o que estamos testando, mas eles não sabem nada. Eles recebem o relatório assim como as outras equipes".  

"Claro que é difícil cravar se existe vantagem ou não, mas temos muitas reuniões e discussões para impedir desvantagens daqueles que não estão testando". 

Melhor solução

Uma das condições da Pirelli para ficar na F1 em 2017 era de que haveria um plano de testes adequado para as mudanças. Ainda que o programa tenha desagradado a algumas equipes que ficaram fora dos testes, não há outra maneira, segundo Isola.    

"Teste de pneus nunca foi um assunto fácil de discutir desde que começamos na F1". 

"Acho que agora encontramos uma solução bastante boa. Se nem todas as equipes estão felizes, lamento. Mas temos de encontrar uma solução e também precisamos de condições para fazermos nosso trabalho corretamente. 

"Em 2009 tínhamos um carro da Toyota que acabara de deixar o campeonato. Seria a solução ideal, claro. Mas não temos uma equipe saindo da categoria a cada ano, então tivemos de encontrar uma solução."

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