Prost estreava na F1 há 40 anos; relembre todos os carros do ‘Professor’
No dia 13 de janeiro de 1980, na Argentina, Alain Prost estreava como piloto de Fórmula 1

Há 40 anos, Alain Prost disputava seu primeiro GP de Fórmula 1. Depois de se formar na Fórmula Renault e depois na F3, os franceses convenceram a McLaren a dar uma chance na categoria principal. Mas, na data em que a temporada de 1980 estreou, na Argentina, não se imaginava que uma das carreiras mais brilhantes do esporte estaria começando.
Em 13 de janeiro de 1980, Prost correu em Buenos Aires ao volante do McLaren M29 com motor Ford-Cosworth. Ele foi 12º na classificação e terminaria em sexto em sua primeira corrida. Após seu primeiro ano na equipe de Woking, ele se juntou à Renault F1 por três anos, antes de retornar à McLaren para escrever as páginas mais bonitas: três mundiais vencidos em 1985, 1986 e 1989 e uma rivalidade inesquecível com Ayrton Senna.
Leia também:
Apelidado de "Professor", Prost não teve sucesso com a Ferrari, mas terminou sua carreira em 1993 com um quarto e último título, ostentando as cores de Williams. Em 199 GPs na Fórmula 1, ele teve 51 vitórias, 33 poles , 106 pódios e 41 voltas rápidas. Desde então, ele permaneceu quase sempre no paddock, da aventura da equipe Prost Grand Prix ao cargo que ocupa hoje, como diretor não-executivo da Renault F1.

















We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Red Bull e Mercedes trazem atualizações para GP de Singapura

20 anos do primeiro título de Alonso: quando o piloto levou a Renault ao top da F1

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

F1: Após Baku, Sainz alcançou marco que apenas Prost conquistou antes; entenda

Ex-piloto de F1 critica modo 'fantasioso' como Senna e Ratzenberger são retratados no cinema


ANÁLISE F1: Ferrari vai 'contra a maré' e abaixa altura do carro, enquanto outros aumentam

F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

F1 - Chefe da Ferrari: "Hamilton está de volta" após forte desempenho nos EUA
Últimas notícias

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.