Raikkonen escapa de penalidade de grid no Bahrein
Kimi Raikkonen escapou de uma punição de grid no GP do Bahrein, apesar de o seu carro ter sido liberado dos boxes com uma roda solta após um erro no pit stop
Kimi Raikkonen já tinha marcado o melhor tempo do segundo treino livre para o GP do Bahrein ao parar nos boxes para uma parada perto do final da sessão. Mas um problema com a roda direita dianteira significou que ela não estava bem presa quando ele foi liberado de volta para a pista.
A FIA é rígida quando se trata de carros sendo permitidos de volta à pista com rodas soltas nas sessões de treinos - e o procedimento normal é que uma penalidade de grid seja imposta.
No entanto, após uma audiência dos comissários de prova, foi decidido que uma sanção tão dura não era necessária nesta ocasião, porque a Ferrari tinha feito todo o possível para minimizar os riscos de a roda sair. Em vez disso, a FIA aplicou uma multa de 5 mil euros para a equipe de Maranello.
Um comunicado da FIA disse: "Os comissários reviram o vídeo do pit stop de Raikkonen às 19h14 e ouviram os representantes da equipe. Os Comissários determinaram que o carro foi liberado em uma condição insegura, em violação do Art. 28.13.b, com a equipe ordenando que o carro parasse imediatamente, e que o piloto parou o mais rápido que pôde”.
"Consistente com os casos anteriores em que os carros parando nas pistas, os comissários decidiram que a penalidade obrigatória de grid não poderia ser aplicada já que a equipe tomou todas as ações apropriadas. Os comissários multaram a equipe em 5mil euros".
Falando depois da sessão, Raikkonen minimizou o drama do pneu - e não estava se empolgando demais com a forma promissora de sexta-feira.
"Eu senti algumas vibrações e estava solta e tivemos que parar", disse ele.
"É impossível dizer o que todo mundo está fazendo, mas não tão ruim. Há coisas que temos que melhorar, mas é uma sexta-feira normal quando você tenta coisas e tenta aprender com elas".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.