Red Bull: Honda pode igualar Renault até o fim do ano
A Red Bull acredita que o motor da Honda na F1 tem o potencial para chegar ao nível da Renault ao fim deste ano, o que aumenta as especulações de que a equipe poderia mudar de fornecedora em 2019.
A equipe satélite da empresa, a Toro Rosso, passou por um início encorajador de relacionamento com a fabricante japonesa, tendo testes de pré-temporada livre de problemas em Barcelona.
E, enquanto a Honda ainda está atrás em termos de potência com sua atual especificação, fontes sugeriram que a diferença para a Renault pode estar na casa de 15 cv no início da temporada.
Com mais desenvolvimento por vir durante 2018, a porta está aberta para que a Honda se aproxime ainda mais. O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, indica que haverá poucas diferenças entre as duas no fim da campanha.
“O pacote da Honda é tecnicamente interessante”, disse Marko ao Motorsport.com. “O motor é muito leve e, agora, a confiabilidade existe. Eles falam em melhoras contínuas de performance.”
“O motor deve estar no nível da Renault ao fim do ano.”
O atual contrato da Red Bull com a Renault vai até o fim da atual temporada, e isso significa que a equipe de Milton Keynes terá de escolher seu motor para 2019.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que a decisão final não será tomada a partir de emoção, mas sim de performance pura.
“A situação com a Renault varia quase que mensalmente, mas estamos acostumados. Nos conhecemos há muito tempo”, disse o dirigente.
“Temos muito respeito pelo que eles fazem, e o mais importante para nós é ter um pacote competitivo. Queremos estar em posição para continuar a reduzir a diferença para as equipes da frente.”
“Obviamente, estamos em posição de, provavelmente pela primeira vez nos últimos 10 anos, ter a opção de seguir em frente. É uma posição em que não estivemos há muito, muito tempo. Ou havia um veto, um bloqueio ou a falta de desejo de um fornecedor para fornecer.”
Perguntado sobre o que a Honda teria de fazer para convencer a Red Bull de que será uma solução viável, Horner disse: “Acho que eles tiveram uma boa base durante o inverno [europeu].”
“Estamos sentados na primeira fila para ver como o produto está se desenvolvendo com a Toro Rosso, e tudo será decidido na performance. Queremos o motor com melhor performance na traseira do nosso carro.”
Marko disse ter ficado impressionado com o que a Honda fez na pré-temporada para voltar aos trilhos.
“Estamos cientes dos passos programados das novas configurações. Acho que a colaboração entre a Toro Rosso e a Honda é muito boa, porque nós não dizemos simplesmente aos japoneses como o motor deve ser.”
“Imediatamente após a assinatura do contrato, houve um intercâmbio de técnicos entre Faenza, Sakura e Milton Keynes, onde a Honda também possui uma pequena fábrica.”
“Foi ali que a instalação foi discutida e feita. Acredito que essa abordagem de parceria contribuiu para o resultado que temos agora.”
Reportagem adicional de Christian Nimmervoll
Confira o guia da F1 2018
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.