Red Bull: modo conservador em motor no Brasil atrapalhou
Christian Horner diz que equipe não explorou a potência máxima com medo de quebras, mas admite que era a abordagem mais prudente






A Red Bull afirmou que uma combinação entre características de pista e o uso forçado de um modo de motor conservador foi a culpada por não ter conseguido desafiar Mercedes e Ferrari no GP do Brasil.
Apesar da equipe ter vencido dois de quatro GPs anteriores ao Brasil e ter se mostrado em bom ritmo nos treinos livres e classificação, ela não conseguiu fazer nada para andar bem na corrida.
Após uma sequência de problemas de confiabilidade com a Renault, o chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que a equipe teve de poupar seus motores para garantir que não houvesse novos contratempos.
Quando questionado pelo Motorsport.com por que o ritmo no Brasil não havia sido bom, Horner disse: “Acho que as características do traçado, além do uso de um modo de motor bem conservador.”
“A forma com que a corrida se desenrolou, com Max [Verstappen] tendo que tirar muito os pneus para acompanhar os líderes. Era possível ver: se ele ficasse 2s atrás, começava a danificar os pneus.”
“No começo, ele achou que era mais rápido que Kimi [Raikkonen], mas aí os pneus começaram a sofrer problemas e tivemos de sofrer restrições com a duração do stint. Então, foi um daqueles dias em que não tínhamos bem o ritmo para desafiar os carros da frente.”
Apesar de ter ficado irritado com a falta de performance no motor, Horner admitiu que, após os recente problemas de confiabilidade e o uso limitado de peças, não faria muito sentido forçar tudo ao limite.
“Acho que, após todos os problemas que aconteceram, foi talvez a abordagem mais prudente para a corrida”, explicou. “E este traçado é diferente, é mais sensível à potência do que o México.”
“Com os parâmetros de operação, andamos um pouco abaixo. Mas, claro, é um desafio diferente aqui. Há muito mais pé cravado do que no México.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.