Red Bull planeja celebrar Pérez como 'herói' em caso de aposentadoria voluntária da F1
Decisão está nas mãos do mexicano antes da 'temida' reunião pós-temporada
Há muitos indícios de que Sergio Pérez fará sua última corrida pela Red Bull no GP de Abu Dhabi. Inclusive, Christian Horner e Helmut Marko deixaram claro que uma conversa deve acontecer após o fim da temporada da Fórmula 1.
"Nós o apoiaremos totalmente até a bandeira quadriculada balançar em Abu Dhabi. O que ele decidir depois disso é, em última análise, sua decisão", disse Horner em uma entrevista à Sky.
"Ele tem idade e sabedoria suficientes para tirar suas próprias conclusões. Mas ainda falta uma corrida. Agora vamos tirar Abu Dhabi do caminho e então veremos onde estamos".
Essa mensagem 'misteriosa' de Horner dá a entender que o chefe da Red Bull quase deseja que o piloto escolha por si mesmo sair e que não force uma demissão. Christian ainda elogiou o mexicano nos últimos anos:
"Checo tem sido um grande piloto para nós. Ele nos ajudou a ganhar o campeonato de construtores em 2022 e 2023, e o título de pilotos de Max em 2021. E ele é um ótimo cara. Mas a situação em que ele está não é agradável, e ele conhece a pressão neste negócio".
Isso soa como se a Red Bull estivesse aconselhando o mexicano a desligar o carro e celebrar seus feitos, saindo com a cabeça erguida do time taurino e fazendo seu papel como embaixador da marca pela próxima temporada.
Recentemente, Pérez, Marko e Horner foram fotografados em uma conversa pública, onde pode ter sido deixado claro que a equipe de Milton Keynes não tem a intenção de continuar com os serviços do mexicano para a próxima temporada.
Sergio Perez, Red Bull Racing RB20
Photo by: Red Bull Content Pool
Ainda há muitas questões que precisam ser respondidas, como, por exemplo, quanto de compensação Pérez deve pedir? A Red Bull pode estar esperando uma proposta na mesa dentro de alguns dias para, se isso se concretizar, planejar uma grande festa e celebrar o piloto.
Até o momento, tudo é especulação. No entanto, Marko não esconde seus comentários sobre quem ele gostaria de ver no segundo assento da Red Bull ao lado de Max Verstappen.
O conselheiro dos taurinos já deixou claro que Franco Colapinto "não está no topo da lista", mas Liam Lawson e Yuki Tsunoda são os favoritos e mais prováveis para serem transferidos para a equipe principal.
As falas de Marko deixam claro que uma decisão deve ser tomada entre Tsunoda e Lawson, porém, Horner já deu a entender que não sabe se o japonês é o piloto certo para estar ao lado de Verstappen. Neste cenário, o neozelandês pode se tornar o sucessor de Pérez.
O chefe da Red Bull também reconheceu que os mecânicos estão insatisfeitos por terem sido uma equipe 'de um homem só', isso porque o mexicano não somou pontos o suficiente para garantir a disputa no campeonato de pilotos.
"Nós ganhamos nove GPs este ano contra cinco de qualquer outra equipe. Agora, todos esses nove vieram de Max, enquanto todas as outras equipes se dividiram entre dois pilotos".
Na McLaren, as cinco vitórias foram divididas em três de Lando Norris e duas de Oscar Piastri, o mesmo aconteceu na Ferrari, com Charles Leclerc vencendo três vezes e Carlos Sainz duas, já na Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell dividem dois triunfos cada, somando quatro ao total.
"E acho que para ficar em terceiro — ainda temos meia chance de ficar em segundo, mas é uma chance muito remota — estamos fora dos construtores e isso é muito frustrante porque é obviamente de lá que as receitas financeiras são distribuídas".
Sergio Perez, Red Bull Racing RB20, in the pit lane
Photo by: Dom Romney / Motorsport Images
A Red Bull pode estar hesitante em demitir Pérez exatamente por questões financeiras, isso porque a multa parece ser muito alta. Com Horner incerto sobre Tsunoda e Lawson tendo experiência em apenas 10 GPs, continuar na RB seria uma grande oportunidade para o neozelandês.
No entanto, a diferença de pontos entre Verstappen e Pérez, 429 a 152, é algo que não pode ser ignorado. E o desempenho no Catar não ajudou em nada a dissipar dúvidas sobre o mexicano.
O que Pérez ainda tem a oferecer seus serviços à equipe, por exemplo, como ele fez na corrida Sprint, quando se voluntariou para testar novas configurações em pista. Esse momento foi essencial para mais uma vitória de Verstappen no domingo.
Há apenas uma coisa clara: se Pérez decidir se apostar por conta própria, a Red Bull está disposta a fazer uma grande festa para o piloto e celebrá-lo como um grande herói. No entanto, se o mexicano deixar a decisão para a segunda-feira, a despedida será silenciosa.
Lando PERDER VICE para Leclerc É VERGONHA? Toda a VERDADE sobre MAX vs RUSSELL, Pérez e + | CARRAPA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Derrota de Norris para Leclerc na briga pelo vice de 2024 será "vergonha"?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.