Red Bull testará proteção de cockpit ao estilo "Batmóvel"
Escuderia promete mostrar novidade em feira de exibição no próximo mês
A Red Bull planeja testar uma versão alternativa de um sistema de proteção de cockpit para a Fórmula 1 no próximos mês, apurou o Motorsport.com. Pessoas que viram o projeto dizem que ele lembra o conceito encontrado no Batmóvel, carro utilizado pelo superherói Batman.
Kimi Raikkonen causou um rebuliço na manhã desta quinta-feira em Barcelona, quando realizou um teste de visibilidade do conceito Halo projetado pela Ferrari.
Mas a Red Bull tem realizado um projeto paralelo que é baseado em um escudo acrílico descoberto em torno do piloto e que não apresenta um pilar central na frente da cabeça, como no da Ferrari.
Em vez disso, haverá duas pequenas colunas em cada lado do cockpit do piloto.
Material acrílico é entendido como sendo semelhante ao utilizado no cockpit do carro Bloodhound, que tem o recorde de velocidade em todo o mundo.
Teste em uma feira de exibição
O plano da Red Bull é de usar seu sistema - que as fontes dizem ter semelhanças com o Batmóvel - em uma feira de exibição de carros no próximo mês.
"Estamos trabalhando para testar em uma feira de exibição. Não será em um fim de semana de Grand Prix, mas em um ambiente de testes", disse Christian Horner, chefe da Red Bull, ao Motorsport.com.
"É mais uma cabine descoberta. É como um pára-brisa maior.
"É mais elegante e esperamos fornecer uma melhor visibilidade. Vamos ver o que a FIA pensa sobre isso."
Quando questionado sobre a desvantagem deste elemento para detritos e fluídos atrapalhando a visão, Horner disse: "outras categorias de carros esportivos parecem não ter nenhum problema, por isso não deve ser um grande problema."
A respeito de sua opinião sobre o conceito de Halo testado nesta manhã pela Ferrari, Horner se mostrou claramente contra.
"Pessoalmente, eu não gosto. Eu entendo que a segurança piloto é mais importante, mas eu acho que eu sou como um purista que quer carreiras com cockpits abertos, que estão há 60 anos aqui e levam um perigo associado".
"É claro que temos de fazer todo o possível para atenuar isso. Mas na proteção que está sendo avaliada, o conceito de Halo não teria ajudado Felipe Massa e, infelizmente, não teria ajudado Jules Bianchi também", disse Hornen, lembrando da mola que atingiu a cabeça de Massa em 2009 e do acidente fatal com Bianchi em 2014.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.