Recomendado para você

F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão
F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly

F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly
NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo

NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo

NASCAR Brasil
Curvelo
NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo
NASCAR Brasil: Pilotos vivem a expectativa do Oval Track

NASCAR Brasil: Pilotos vivem a expectativa do Oval Track

NASCAR Brasil
Curvelo
NASCAR Brasil: Pilotos vivem a expectativa do Oval Track
Shell lança miniaturas de carros de F1 e WEC da Ferrari controlados por celular

Shell lança miniaturas de carros de F1 e WEC da Ferrari controlados por celular

Fórmula 1
Shell lança miniaturas de carros de F1 e WEC da Ferrari controlados por celular
F1: Drugovich 'abre coração' sobre disputa da vaga na Cadillac e nega conversas com Alpine

F1: Drugovich 'abre coração' sobre disputa da vaga na Cadillac e nega conversas com Alpine

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Drugovich 'abre coração' sobre disputa da vaga na Cadillac e nega conversas com Alpine
Piastri sobre veterano da F1: "Um dos melhores que esse esporte já viu"

Piastri sobre veterano da F1: "Um dos melhores que esse esporte já viu"

Fórmula 1
Piastri sobre veterano da F1: "Um dos melhores que esse esporte já viu"
NASCAR Brasil: De volta ao automobilismo, João Barion estreia na categoria em Curvelo

NASCAR Brasil: De volta ao automobilismo, João Barion estreia na categoria em Curvelo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil: De volta ao automobilismo, João Barion estreia na categoria em Curvelo
Últimas notícias

Red Bull vai pedir esclarecimentos à FIA sobre Sistema de Direção de Eixo Duplo da Mercedes

A Red Bull, que planejava um protesto formal na Austrália, vai pedir explicações à FIA sobre o sistema da Mercedes

New livery on the car of Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11 EQ Performance, in the garage

Na pré-temporada, a Mercedes chamou a atenção do mundo da Fórmula 1 ao testar um inovador sistema de direção, chamado de Sistema de Direção de Eixo Duplo (DED), que permite a Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ajustarem o ângulo dos pneus dianteiros com o volante. Apesar da FIA ter declarado o sistema legal, a estreia oficial do DED no GP da Áustria levantou novamente a polêmica.

Na Austrália, a Red Bull estava planejando fazer um protesto oficial contra a Mercedes caso a equipe utilizasse o sistema, mas, com o cancelamento da prova, a situação ficou em segundo plano até aqui.

Leia também:

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse ao Motorsport.com que ainda existiam pontos de interrogação sobre o sistema da Mercedes no novo início da temporada.

Durante o primeiro treino livre para o GP da Áustria na sexta, o DED foi utilizado, com a transmissão mostrando com detalhes como que ele pode ser usado pelos pilotos. Ainda com o cronômetro rolando, Horner revelou à Sky Sports F1 que ele iria pedir esclarecimentos à FIA sobre o sistema.

"Vamos ter que esperar para ver se ele está encaixado nos carros", disse Horner. "Obviamente é um sistema complicado e inteligente. Vamos buscar alguns esclarecimentos da FIA e começar a levantar perguntas sobre isso".

O DED é permitido segundo o regulamento de 2020, mas já foi banido para a próxima temporada, mesmo com a manutenção dos carros para 2021.

Mas uma interrogação que ainda deve ficar é como que o DED se encaixa no regulamento de parque fechado da F1, que limita o que as equipes podem mudar na configuração dos carros após o início da classificação.

As equipes podem buscar um protesto alegando que o ajuste do ângulo dos pneus dianteiros através do movimento do volante represente uma quebra no regulamento.

O diretor de corridas da FIA, Michael Masi disse na pré-temporada que pedidos das equipes seriam resolvidos na base de "um por vez", e que não seriam focado exclusivamente na possibilidade do DED burlar o regulamento esportivo.

Direto do Paddock: 'acampamento' de Vettel, bronca de Hamilton e mistério de Mercedes e Renault

PODCAST: A F1 está de volta! Saiba tudo sobre 'novo normal' da categoria

 

Artigo anterior F1: Hamilton lidera dobradinha da Mercedes em um movimentado treino livre na Áustria
Próximo artigo Vettel deve seguir ordens de equipe apesar de saída da Ferrari no final da temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros