Últimas notícias

Renault admite pensar em alternativas para caso Sainz saia

A Renault afirmou que precisa pensar em alternativas para 2019 enquanto a situação de Carlos Sainz com a Red Bull estiver incerta dentro da F1.

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team signs autographs for the fans
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09 overtakes Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Esteban Ocon, Force India VJM11, leads Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18

O diretor da equipe, Cyril Abiteboul, quer definir sua dupla para 2019 o quanto antes, com a situação de Sainz ainda dependendo do que a Red Bull irá fazer com Daniel Ricciardo.

A Red Bull acredita que um novo acordo com Ricciardo está perto de ser finalizado, sendo que o próprio australiano admitiu que provavelmente permaneceria em sua equipe já que as chances de uma mudança para Ferrari ou Mercedes estão reduzidas.

Contudo, tanto Renault quanto McLaren também foram ligadas a Ricciardo, que as descreveu como opções com “algum apelo”.

A Renault também iniciou conversas com Sainz a respeito de um contrato em longo prazo, mas o Motorsport.com entende que o espanhol só está livre para deixar a Red Bull caso ele não seja promovido à equipe principal quando seu empréstimo acabar.

Enquanto a situação ainda não é resolvida, Abiteboul sente que é essencial que a Renault busque alternativas. Especulações já ligaram Esteban Ocon, além de Ricciardo, à vaga.

“Prestaremos atenção em duas coisas: como a performance de Carlos se desenvolverá e como a situação de pilotos se desenvolverá na Red Bull”, disse Abiteboul ao Motorsport.com.

“Estamos bem cientes de que isso pode ter um impacto na disponibilidade de Carlos para o próximo ano.”

“Minha responsabilidade é garantir que haja alternativas caso Carlos não esteja disponível para nós em um momento em que pareça ser razoável e necessário que definamos a dupla do ano que vem.”

“Algo que eu quero definitivamente é antecipar o mais rápido possível a dupla do ano que vem.”

“Precisamos poder olhar alternativas, já que sabemos que não temos completamente o controle do futuro de Carlos na Renault, porque não controlamos o futuro entre Red Bull e Carlos.”

Abiteboul já deixou claro há algum tempo que quer encontrar oportunidades na categoria para os melhores pilotos da academia da Renault – assim como a Red Bull faz com a Toro Rosso e a Mercedes fez com Pascal Wehrlein e Ocon.

Abiteboul sugeriu que um acordo de motor com uma cliente para 2021 será a chance perfeita para avaliar o que poderá ser feito para ajudar as jovens estrelas da Renault.

“Essa academia ainda sente falta de algo: uma conexão com uma equipe de F1 que pode pegar um piloto da academia”, disse Abiteboul.

“Podemos ver que é isso que a Red Bull tem com a Toro Rosso e a Mercedes teve com Force India e, às vezes, Williams.”

“Esse é um dos motivos por que a relação com a Red Bull não faz sentido com nossas novas metas, especialmente quanto à nossa formação de pilotos.”

“Não consigo me ver pedindo a Helmut [Marko] para pegar um de nossos pilotos, com certeza. E também não faremos isso com a McLaren.”

“Mas, quando começarmos a pensar em nossa estratégia para os clientes em 2021, claramente um elemento que estará na minha mente é a habilidade desta cliente em pegar um piloto de nossa academia.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Haas: engenheiro ex-Bridgestone se tornou peça chave
Próximo artigo Três anos após morte, relembre carreira de Jules Bianchi

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil