Renault admite pensar em alternativas para caso Sainz saia
A Renault afirmou que precisa pensar em alternativas para 2019 enquanto a situação de Carlos Sainz com a Red Bull estiver incerta dentro da F1.
O diretor da equipe, Cyril Abiteboul, quer definir sua dupla para 2019 o quanto antes, com a situação de Sainz ainda dependendo do que a Red Bull irá fazer com Daniel Ricciardo.
A Red Bull acredita que um novo acordo com Ricciardo está perto de ser finalizado, sendo que o próprio australiano admitiu que provavelmente permaneceria em sua equipe já que as chances de uma mudança para Ferrari ou Mercedes estão reduzidas.
Contudo, tanto Renault quanto McLaren também foram ligadas a Ricciardo, que as descreveu como opções com “algum apelo”.
A Renault também iniciou conversas com Sainz a respeito de um contrato em longo prazo, mas o Motorsport.com entende que o espanhol só está livre para deixar a Red Bull caso ele não seja promovido à equipe principal quando seu empréstimo acabar.
Enquanto a situação ainda não é resolvida, Abiteboul sente que é essencial que a Renault busque alternativas. Especulações já ligaram Esteban Ocon, além de Ricciardo, à vaga.
“Prestaremos atenção em duas coisas: como a performance de Carlos se desenvolverá e como a situação de pilotos se desenvolverá na Red Bull”, disse Abiteboul ao Motorsport.com.
“Estamos bem cientes de que isso pode ter um impacto na disponibilidade de Carlos para o próximo ano.”
“Minha responsabilidade é garantir que haja alternativas caso Carlos não esteja disponível para nós em um momento em que pareça ser razoável e necessário que definamos a dupla do ano que vem.”
“Algo que eu quero definitivamente é antecipar o mais rápido possível a dupla do ano que vem.”
“Precisamos poder olhar alternativas, já que sabemos que não temos completamente o controle do futuro de Carlos na Renault, porque não controlamos o futuro entre Red Bull e Carlos.”
Abiteboul já deixou claro há algum tempo que quer encontrar oportunidades na categoria para os melhores pilotos da academia da Renault – assim como a Red Bull faz com a Toro Rosso e a Mercedes fez com Pascal Wehrlein e Ocon.
Abiteboul sugeriu que um acordo de motor com uma cliente para 2021 será a chance perfeita para avaliar o que poderá ser feito para ajudar as jovens estrelas da Renault.
“Essa academia ainda sente falta de algo: uma conexão com uma equipe de F1 que pode pegar um piloto da academia”, disse Abiteboul.
“Podemos ver que é isso que a Red Bull tem com a Toro Rosso e a Mercedes teve com Force India e, às vezes, Williams.”
“Esse é um dos motivos por que a relação com a Red Bull não faz sentido com nossas novas metas, especialmente quanto à nossa formação de pilotos.”
“Não consigo me ver pedindo a Helmut [Marko] para pegar um de nossos pilotos, com certeza. E também não faremos isso com a McLaren.”
“Mas, quando começarmos a pensar em nossa estratégia para os clientes em 2021, claramente um elemento que estará na minha mente é a habilidade desta cliente em pegar um piloto de nossa academia.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.