Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Susie Wolff registra queixa criminal contra a FIA por caso envolvendo Toto

"Posso confirmar que entrei pessoalmente com uma queixa criminal nos tribunais franceses em 4 de março em relação às declarações feitas sobre mim pela FIA"

Susie Wolff

Susie Wolff entrou com uma queixa criminal contra a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por causa das alegações feitas contra ela no final do ano passado.

A diretora administrativa da F1 Academy, que é esposa do chefe de equipe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff, se viu no centro de uma tempestade na mídia em dezembro, depois que a FIA anunciou que estava investigando um possível conflito de interesses entre eles.

O editor recomenda:

Isso ocorreu após uma reportagem sugerir que informações confidenciais haviam sido compartilhadas entre os dois e que as equipes haviam reclamado com a FIA. Ambas as acusações foram posteriormente negadas com veemência.

O assunto veio a público depois que a FIA emitiu uma declaração dizendo: "A FIA está ciente da especulação da mídia centrada na alegação de que informações de natureza confidencial foram passadas a um diretor de equipe de F1 por um membro do pessoal da F1. O Departamento de Compliance da FIA está investigando o assunto".

Embora os Wolff não tenham sido citados na declaração, era óbvio a quem o órgão regulador estava se referindo, e a identificação deles também foi informada à mídia.

Mas, na esteira de uma enorme repercussão sobre o assunto, que incluiu todos os nove rivais da Mercedes declarando que não haviam reclamado à FIA, o órgão dirigente rapidamente recuou.

Apenas 48 horas depois de sua declaração inicial, ela disse que o assunto estava encerrado, pois não havia nenhum caso a ser respondido - e que as coisas nem mesmo justificavam uma investigação formal.

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG, arrives into the paddock with Susie Wolff

Toto Wolff, chefe de equipe e CEO da Mercedes AMG, chega ao paddock com Susie Wolff

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Esse recuo não foi suficiente para Susie, em particular, que sentiu que o caso já havia causado um enorme dano à reputação dela com a FIA decidindo ir a público declarar que estava avaliando o assunto.

Escrevendo nas mídias sociais na época, ela disse: "Poderia ter sido um dano colateral em um ataque malsucedido contra outra pessoa, ou o alvo de uma tentativa fracassada de me desacreditar pessoalmente, mas trabalhei muito e aí vejo minha reputação questionada por um comunicado de imprensa infundado".

Também houve intriga sobre a fonte da reportagem original da mídia que desencadeou a ação da FIA em primeiro lugar, e se ela veio de dentro do próprio órgão dirigente.

Sem nenhum pedido público de desculpas por parte da FIA em relação à forma como lidou com o ocorrido, Susie deu o próximo passo, indo aos tribunais franceses em uma tentativa de chegar ao fundo das suspeitas que foram lançadas.

Em um post de mídia social publicado antes do GP da Austrália, ela disse: "Posso confirmar que entrei pessoalmente com uma queixa criminal nos tribunais franceses em 4 de março em relação às declarações feitas sobre mim pela FIA em dezembro passado".

"Ainda não houve nenhuma transparência ou responsabilidade em relação à conduta da FIA e de sua equipe nesse assunto".

"Sinto que, mais do que nunca, é importante se levantar, denunciar comportamentos impróprios e garantir que as pessoas sejam responsabilizadas. Embora alguns possam pensar que o silêncio os isenta de responsabilidade, isso não é verdade."

Novas intrigas sobre a forma como a FIA lidou com os eventos de dezembro passado foram lançadas no início desta semana, quando o órgão regulador anunciou que, em tais circunstâncias, a política era manter os assuntos a portas fechadas.

Em meio à análise do Comitê de Ética e do Diretor de Compliance da FIA sobre uma série de reclamações recentes, incluindo algumas envolvendo o presidente Mohammed Ben Sulayem, que foi inocentado, o órgão declarou que a política é não revelar detalhes em público.

Em relação aos eventos recentes, a entidade disse: "Na FIA, as consultas e reclamações são recebidas e gerenciadas pelo Compliance Officer e pelo Comitê de Ética, quando apropriado. Ambos os órgãos operam de forma autônoma, garantindo estrita confidencialidade durante todo o processo".

"Como consequência, e em geral, não podemos confirmar o recebimento de nenhuma reclamação específica e é improvável que possamos fazer mais comentários sobre as reclamações que possamos receber de qualquer parte."

ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Como os pilotos de F1 lidam com o jet lag durante a temporada?
Próximo artigo F1: Relembrando trajetória no automobilismo, Ocon revela que "tinha o peso da família nos ombros"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros