Verstappen: Inconsistência dos comissários da F1 é como a de árbitros de futebol
Holandês diz que supervisionar Fórmula 1 é o mesmo que arbitrar no futebol, porque a interpretação sempre terá um papel fundamental na tomada de decisões
Max Verstappen esteve no centro de uma clara mudança na política da FIA nesta temporada, depois que sua agressiva ultrapassagem sobre Charles Leclerc para vencer o GP da Áustria sem punição.
Na corrida seguinte, na Grã-Bretanha, Verstappen e Leclerc voltaram disputar posição ferozmente que terminou sem penalização a nenhum dos pilotos, já que o corpo diretivo e seus comissários começaram a estabelecer novos precedentes nas regras para permitir corridas mais duras.
Leia também:
Verstappen disse ao Motorsport.com: "O problema é o mesmo no futebol, não é? Você tem árbitros diferentes e alguns dão um cartão amarelo mais facilmente que outros. É a mesma coisa."
"Claro, você sabe, há um livro de regras. Mas os comissários ainda têm um pouco a dizer sobre o que vão aplicar.”
"Quando você entra em uma partida da Liga dos Campeões ou da Premier League, o árbitro pode ser diferente.”
"Às vezes você pode fugir de uma situação recebendo um cartão amarelo e o outro árbitro dá um vermelho, e você fica tipo 'O que está acontecendo?'. Acho que é exatamente o mesmo na Fórmula 1."
A nova política de regras de corrida que começou a ser implementada este ano foi a pedido do novo diretor de corrida Michael Masi, que substituiu Charlie Whiting.
Masi também reintroduziu a bandeira em preto e branco como um aviso de 'cartão amarelo', mas isso foi usado apenas uma vez – quando Leclerc bloqueou Lewis Hamilton defensivamente da pista que ajudou o piloto da Ferrari a vencer o GP da Itália.
No entanto, no final da temporada, foram tomadas algumas decisões que pareciam conflitar com veredictos de incidentes semelhantes, particularmente aqueles que pareciam contrariar a decisão de Verstappen/Leclerc na Áustria.
No entanto, como não há um painel fixo de comissários na F1, a influência da interpretação pessoal ainda é significativa, e Verstappen disse que essa inconsistência é "boa".
"Isso também está bom", disse ele. "Quando você está do lado errado da penalidade, é sempre ruim, a menos que você realmente tenha feito algo ruim e possa aceitá-lo.”
"Mas quando é 50/50 e você recebe a penalidade, sempre questiona.”
"É muito difícil para eles [os comissários]. Quero dizer, eu estive na sala da Fórmula E em Marraquexe, como punição de 'serviço comunitário', e os vi aplicando penalidades."
"Não é fácil para eles. Eles também não querem aplicar punições. Às vezes, eles apenas precisam, da maneira como as regras são escritas."
"Talvez possamos analisar algumas das penalidades ou apenas escrevê-las de maneira diferente no livro de regras.”
Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: Apesar da 'ameaça Verstappen', chefe da McLaren diz que não vai priorizar piloto antecipadamente em Abu Dhabi
F1 - 'Tem certeza de que quer ir aos boxes?’: Como Red Bull quase caiu na mesma armadilha da McLaren no Catar
F1: Por que conquistar o título de 2025 “realmente não importa” para Verstappen
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"
Últimas notícias
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.