Verstappen pede que F1 repense regras durante inverno
Holandês diz que a Fórmula 1 deve passar inverno trabalhando na melhoria de seu livro de regras para temporada 2017, e evitar o "duplo padrão" do GP do México
Max Verstappen continua infeliz pela punição no GP do México, ao cortar caminho após a curva 1 nas últimas voltas, enquanto o rival da Mercedes, Lewis Hamilton, pôde fazer o mesmo na primeira volta.
"O problema desse tipo de regra é que elas complicam o esporte, tanto para o espectador como para os próprios comissários", escreveu Verstappen em sua coluna para o site de seu patrocinador, Exact.
"Isso ficou evidente no GP do México. Lewis Hamilton cortou pela grama na primeira curva e não foi penalizado. Tudo bem, mas depois eu fiz exatamente o mesmo com Sebastian Vettel, fui punido com cinco segundos e perdi meu terceiro lugar."
"Essa é uma situação ridícula. Lewis e eu perdemos nossos pontos de frenagem, exatamente na mesma curva. Assim como ele, eu não tive nenhuma vantagem, porque eu fui para a curva primeiro e saí primeiro novamente. Eu tomando cinco segundos e Lewis não, isso indica que há um duplo padrão."
Trabalho no inverno
Com provas apenas no Brasil e em Abu Dhabi, Verstappen acredita que o pós-temporada seria uma boa oportunidade para a FIA sentar e reconsiderar a alta quantidade de regras na Fórmula 1.
"A temporada atual ainda tem duas corridas e então talvez possamos usar o inverno para colocar as regras e regulamentos sob o microscópio para termos mais clareza", acrescentou.
"As regras são obviamente necessárias e sempre vou respeitá-las, mas é justo que elas sejam as mesmas para todos e também sejam aplicadas desta maneira."
Correta punição a Vettel
Verstappen também disse que apoiou a decisão da FIA em punir Sebastian Vettel por se mover sob freada enquanto disputava posição com Daniel Ricciardo.
"Aparentemente ele estava esperando que eu apenas lhe desse a posição", explicou Verstappen sobre os estágios finais da corrida. "Mas eu não queria fazer isso. Eu não dou presentes."
"Frustrado, Sebastian fechou a porta para Daniel Ricciardo, fazendo exatamente o que agora é proibido pela 'Regra Verstappen'."
"É justo que Sebastian tenha sido punido por suas ações no final, mas o que é estranho é que só foi visto mais tarde, então Daniel não aproveitou o pódio."
Relatos adicionais por Erwin Jaeggi
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.