Verstappen: Red Bull está sempre “2 GPs atrás” com o motor
Max Verstappen sente que sua Red Bull está “duas corridas atrás” em termos de atualização de motores nesta temporada porque sua equipe não é uma prioridade para uma fabricante.
Em entrevista dada na Hungria, onde abandonou com a suspeita de uma falha no MGU-K de seu motor Renault, Verstappen destacou sua frustração com a Renault e com as rivais, Mercedes e Ferrari, que utiliza um atraso menor do laboratório até a pista.
Questionado se temia que a Renault não desse o mesmo tratamento à Red Bull no restante do ano, Verstappen disse: “Difícil dizer. Por exemplo, com o combustível, podíamos ter tido isso na semana passada [na Alemanha], mas só recebemos agora, porque eles não estavam tão seguros da confiabilidade.”
“São esse tipo de coisas. E, se há novas peças, elas irão, claro, à equipe de fábrica primeiro, o que é lógico, mas também é uma pena para nós.”
“Você sabe que, na Ferrari e Mercedes, as novidades são imediatamente introduzidas e aí eles podem tirar vantagem disso por uma ou duas corridas, antes que os outros deem esse passo. Então, estamos sempre duas corridas atrás.”
A Red Bull utiliza uma diferente fornecedora de combustível e lubrificantes em relação à Renault de fábrica e a outra cliente da marca, a McLaren. Assim, a Renault precisa encontrar tempo em sua fábrica para testar as novidades com os produtos da ExxonMobil no dinamômetro.
A Renault (que, assim como a Mclaren, usa produtos da Castrol) já disse anteriormente que a decisão da Red Bull lhe custou o uso inteiro do motor atualizado para o GP do Canadá.
A especificação da ExxonMobil para o GP da Hungria foi sua primeira atualização neste ano, enquanto que a Renault usou um novo combustível da Castrol a partir do GP da Espanha.
Verstappen reconheceu que “sempre foi o caso” de que a temporada poderia escapar da Red Bull após o rompimento com a Renault, mesmo já vencendo três de 12 corridas realizadas.
“Agora que eles possuem sua própria equipe de fábrica, sempre ficamos um pouco atrás nas coisas”, destacou.
“Agora que é certeza que faremos a mudança para a Honda, isso não funcionará em nosso favor, coloquemos assim. Mas é assim que essas coisas são, e sabemos disso, então temos de simplesmente aceitar.”
Verstappen, que terá um novo companheiro de equipe na Red Bull após a notícia da transferência de Daniel Ricciardo para a Renault, afirmou que seu time deve se concentrar naquilo que puder controlar.
“Espero que continuemos a desenvolver o carro bem”, disse, referindo-se às prioridades pós-férias da F1. “O motor é uma história difícil.”
“Somos melhores do que eles [Mercedes e Ferrari] em termos de carro, então, em termos de carro, são eles que precisam correr atrás.”
Reportagem adicional de Erwin Jaeggi
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.