Verstappen: Tirar modos especiais da Mercedes é “injusto”
Piloto holandês acredita que FIA não deve tirar 'modo festa' da Mercedes: “eles fizeram um trabalho melhor”
Max Verstappen falou que a FIA não deve retirar os modos especiais do motor Mercedes usados nas classificações, apesar de seus próprios chefes de equipe na Red Bull sugerirem um controle maior.
Tanto Christian Horner quanto Helmut Marko querem que haja apenas um modo de motor para todos os times. No entanto, Verstappen diz que seria injusto, porque ele acredita que a Mercedes simplesmente fez um trabalho melhor do que suas rivais.
"Honestamente não", disse ele quando perguntado se ele apoiava um modo de parque fechado. "Eles fizeram um trabalho melhor do que qualquer outro time, então por que você tira? Quero dizer, não é justo para eles”.
"Cabe à F1 talvez mudar as regras para tornar mais difícil o desenvolvimento de coisas assim, mas você não deve tirar isso agora porque eles estão muito bem. É injusto para eles."
Perguntado se ele entendia a frustração de seus chefes, ele acrescentou: "é o mesmo para mim. Mas você também tem que ser honesto e claro sobre isso. Eles apenas fizeram um trabalho melhor do que todo mundo. Caso contrário, acho que devemos todos usar os mesmos motores – mas não é isso que todo mundo quer”.
Ele reconheceu que a Mercedes demonstrou um enorme passo em termos de desempenho na qualificação de Melbourne.
"Se você de repente ganha 5 ou 6 km/h, então sim, é uma grande diferença. Está claro na qualificação que eles aumentaram o ritmo, mas tem sido assim em toda a era dos V6s. Então não é uma história nova."
Otimista para o Bahrein
Verstappen está otimista com as perspectivas da Red Bull para o fim de semana no Bahrein, sugerindo que a maior degradação dos pneus torne mais fáceis as ultrapassagens e favoreçam a equipe.
"Com certeza a degradação dos pneus deve ser um pouco maior, então se acertarmos tudo, pode ser uma corrida bastante interessante", disse ele.
"Em geral, vamos ter maior degradação dos pneus e também mais oportunidades de ultrapassagem pelas zonas de frenagem mais longas. A pista é um pouco mais larga, e você pode usar linhas um pouco diferentes para ficar fora do ar sujo. Eu acho que o DRS é um pouco mais eficiente aqui para passar carros. Esse tipo de coisa faz com que eu ache um pouco mais interessante."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.