Vettel: F1 deve se perguntar se dinheiro vale mais que ética

Tetracampeão falou sobre decisão da F1 de correr em países com registros de direitos humanos questionáveis

Sebastian Vettel, Aston Martin

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

A adição dos GPs da Arábia Saudita e do Catar trouxeram novamente à tona preocupações sobre regimes autoritários com registros ruins de direitos humanos usando o esporte como uma cortina de fumaça. E para Sebastian Vettel a Fórmula 1 precisa se juntar a outras modalidades, se perguntando se o aumento de renda se sobrepõe a uma 'bússola moral'.

Os chefes da F1 e a FIA argumentam há anos que o esporte precisa se manter neutro, e que correr em locais como esses pode ter um impacto positivo ou destacar problemas em potencial.

Leia também:

Mas Vettel acha que chega um momento em que o esporte precisa tomar uma decisão em termos morais, e não apenas no aumento da receita.

Falando com veículos de imprensa selecionados, incluindo o Motorsport.com, em uma entrevista ampla sobre direitos humanos, sustentabilidade e tolerância, Vettel disse que os lucros não podem ser o único fator para decidir onde realizar eventos.

"Acho que o problema é que, no final das contas, somos um esporte e, igual a um país, somos governados por indivíduos. Indivíduos têm suas próprias opiniões e trajetórias, então acaba sendo difícil".

"Acho que temos que encontrar as pessoas perfeitas para governar nosso esporte, e aí aplicar o caminho correto adiante. Há mais do que apenas interesse, há também um grande interesse financeiro. Mas acho que chega um ponto em que você precisa se perguntar, e quem comanda também precisa perguntar: você tem ética?".

"Tem algo que te leva a dizer não? Ou você apenas diz sim para qualquer acordo que surgir, mesmo que pelos motivos errados? Acho que essa é a questão maior que o pessoal no comando precisa se perguntar".

Neste ano, Vettel tem sido um importante ativista no esporte em diversos assuntos, incluindo sustentabilidade e direitos LGBTQIA+.

E enquanto a F1 vem reforçando a campanha #WeRaceAsOne (Corremos como um), Vettel acredita que o esporte precisa ir além das palavras, colocando ações também, e não apenas uma cerimônia simples antes de cada corrida.

"Acho que há certos tópicos que são muito grandes para negligenciar. Acho que todos concordamos que, e isso não importa de onde você vem, o justo é tratar as pessoas igualmente. Acho que, obviamente, há países com regras distintas em vigor, governos diferentes, históricos diferentes".

"Agora, não posso falar por todos os países e ser um especialista, porque não sei. Mas, obviamente há certos aspectos em certos países que penso sobre. Vamos para alguns desses lugares, e colocamos um tapete com boas mensagens. Mas acho que são necessárias mais do que apenas palavras. Ações são necessárias".

Sebastian Vettel, Aston Martin

Sebastian Vettel, Aston Martin

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Questionado se a F1 deveria ser mais militante, Vettel disse: "Não sei qual é exatamente o melhor modo de comunicar além de uma bandeira que fica na beira da pista por alguns minutos".

"Mas certamente sinto que nosso esporte pode aplicar muito mais pressão, e pode ser de uma ajuda imensa a espalhar a igualdade pelo mundo".

"Porque, no fim, acho que não é correto julgar as pessoas ou aplicar certas leis e diferenciar pessoas porque elas amam outro homem ou uma mulher que ama outra mulher em vez de um homem".

"Acho que qualquer forma de separação é errada. Imagine se todos os carros fossem os mesmos na Fórmula 1. Seria chato, não apenas a mesma cor, mas também peças aerodinâmicas. Agora, indo mais para nossa linguagem, seria muito chato, nunca teríamos progressão".

"E o mesmo vale para nós. Acho que teríamos evoluído muito como seres humanos, porque todos somos diferentes de certo modo, e acho que devemos celebrar as diferenças, em vez de temê-las".

NOVA GERAÇÃO: Como MAX, George, Charles, Lando e cia são JULGADOS na F1? Produtora da Band ABRE JOGO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #138 – Red Bull não sabe o que fazer contra Mercedes após GP da Turquia?

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Desempenho recente recuperou ânimo da Mercedes na luta pelo título
Próximo artigo F1 - Marko: "Verstappen segue calmo, apesar da desvantagem para Mercedes"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil