Vettel: "Único caminho para a Ferrari voltar ao topo é vencendo o campeonato"
Alemão e Leclerc acreditam que momento positivo é bom sinal para a temporada 2020 da Fórmula 1
Tetracampeão, Sebastian Vettel acredita que conquistar o título é o “único caminho para a Ferrari voltar ao topo” na Fórmula 1, mesmo que esta seja “uma avaliação muito dura” tendo em vista a recente forma do time de Maranello.
A escuderia italiana venceu as últimas três corridas da temporada, nos GPs de Bélgica, Itália e Singapura. O triunfo na Ásia foi a grande surpresa, já que se esperava que a equipe vermelha tivesse um desempenho inferior ao de Mercedes e Red Bull em Marina Bay.
Leia também:
Apesar da recuperação tardia, já que a Ferrari teve frustrações na primeira metade da temporada, o desempenho recente renova as energias do time chefiado por Mattia Binotto, além de pavimentar o caminho para um 2020 mais forte. De todo modo, Vettel é taxativo: “Já faz algum tempo que estou com a escuderia e acho que o único caminho para a Ferrari voltar ao topo é vencendo o campeonato”.
“Esta é uma avaliação muito dura, mas é assim que é, essa é a realidade”, analisou o tetracampeão. “Nós estamos trabalhando muito duro para isso. Acho que será muito difícil mudar as coisas neste ano, com a performance que a Mercedes teve nas últimas 14 ou 15 corridas”.
“Seguimos lutando porque tudo o que aprendermos neste ano vai ajudar no próximo, então as coisas que levamos a Singapura são obviamente positivas em termos da direção que estamos buscando tomar para o desenvolvimento do carro de 2020”.
“Mas precisamos de mais. Nós queremos ser o melhor time, e neste momento não somos”, afirmou Vettel. “As últimas corridas foram muito boas, o que é bom para a autoconfiança dentro da equipe e para todos, mas ainda há muito trabalho à frente”.
Relembre vitórias e títulos de Vettel na F1:
A glória do alemão em Marina Bay encerrou um longo jejum de triunfos do piloto, que não subia ao lugar mais alto do pódio desde o GP da Bélgica de 2018. Ele ainda completou uma trinca de vitórias da Ferrari, cuja sequência foi iniciada por Charles Leclerc, que reinou em Spa e Monza.
Apesar dos resultados positivos, os erros de Vettel, Leclerc e da equipe ao longo da temporada colocam a Ferrari a 133 pontos da Mercedes no campeonato de construtores. Entre os pilotos, a distância para os líderes também é grande.
Leclerc é terceiro, empatado com o holandês Max Verstappen, da Red Bull - ambos estão 96 pontos atrás do líder, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes. Vettel vem logo atrás, com desvantagem de quatro pontos para o companheiro.
“Vai ser difícil terminar o ano na frente, porque tenho certeza de que os outros times trarão algumas atualizações nas próximas corridas”, disse Leclerc. “Mas está sendo bom. Nós fomos rápidos em duas pistas com características opostas nas últimas semanas”.
“É quase surpreendente para nós, e também para todos, termos sido rápidos em uma pista de alta pressão aerodinâmica como Singapura. É algo positivo e espero que seja um bom sinal para o futuro”.
Mesmo com os resultados recentes, a Ferrari não espera ser tão competitiva no próximo fim de semana, na Rússia. O desempenho em Sochi será um grande teste para avaliar se a performance das atualizações recentes coloca a equipe em pé de igualdade com Mercedes e Red Bull.
Mas o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, ponderou: “Se olharmos para a primeira metade da temporada 2019, houve corridas em que poderíamos ter vencido e em que tivemos bom desempenho”.
“Então não há razão para que não façamos isso nas próximas corridas. O carro melhorou, então eventualmente haverá mais provas em que poderemos ser rápidos. Nossos concorrentes serão muito fortes em alguns circuitos, e às vezes será a vez deles. Mas este momento tem sido nosso”, completou o italiano.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
F1 - Marko descarta possível retorno de Vettel: "Ele está fora há muito tempo"
F1: Marko revela se Red Bull está interessada em Russell para 2026
F1: Leclerc reclama de erros de estratégia no GP de São Paulo
F1: Leclerc é multado pela FIA por xingamentos no México
F1: Como Ferrari bagunçou batalha entre McLaren e Red Bull
Últimas notícias
VÍDEO F1: Confira câmera onboard de Hamilton pilotando MP4/5B em homenagem a Senna em Interlagos
F1: Entenda detalhadamente como Verstappen fez 'atuação de gala' no GP de São Paulo
Indy: Nasr fará teste com carro da Penske na Califórnia; Ganassi define terceiro piloto
F1: Leclerc reclama de erros de estratégia no GP de São Paulo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.