Recomendado para você

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Alonso revela 'evolução' que garante permanência em 2026
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Vice-campeão da F1 revela diferencial de Newey nas equipes em que atua

David Coulthard, ex-piloto escocês e vice-campeão da F1 em 2001 teve a oportunidade de trabalhar com Adrian Newey na Williams, na McLaren e na Red Bull

Adrian Newey with David Coulthard.

A Red Bull está completando sua 20ª temporada na Fórmula 1 este ano. São sete títulos entre os pilotos e seis entre os construtores. Um dos responsáveis por esse sucesso é Adrian Newey, que desempenhou um papel importante na história da equipe austríaca como designer.

Mas um fato relativamente desconhecido é a revelação de Christian Horner que David Coulthard, ex-piloto escocês vice-campeão pela McLaren, em 2001, e o primeiro piloto da Red Bull, em 2005, foi fundamental para trazer Newey.

"Trabalhei com Adrian desde que eu era piloto de testes da Williams, quando tinha vinte e poucos anos. Depois, é claro, também trabalhei com ele na McLaren", relembra Coulthard em conversa com o Motorsport.com.

Leia também:

Pensando como um piloto de corrida

Esses anos de trabalho conjunto deram ao escocês uma boa ideia do que torna Newey especial em comparação com outros engenheiros da Fórmula 1: "Adrian é obviamente um projetista talentoso, mas o que o diferencia dos demais é que ele pensa como um piloto de corrida. Ele naturalmente corre por hobby".

"Adrian não faz tempos de volta que assustem Max Verstappen, mas ele participou do GP Histórico em Mônaco novamente no início deste ano", disse Coulthart. "Como resultado, ele sabe exatamente do que um piloto está falando quando se refere à sair de frente ao acelerar ou à transição da saída de frente para a saída de traseira ao sair de uma curva. Adrian também foi engenheiro de corrida e, portanto, tem o pacote completo".

Esse último aspecto em particular é o que torna Newey, de acordo com Coulthard, diferente da maioria das mentes que circulam pelo paddock da Fórmula 1.

"Hoje em dia, todos são especialistas, pessoas que são engenheiros de materiais, por exemplo. Eles sabem exatamente de que materiais certas peças devem ser feitas. Esse é o conjunto de suas habilidades, mas eles não são necessariamente pilotos. Eles são engenheiros puros".

"Hoje em dia, você precisa de um grande número de pessoas especializadas em uma determinada função, mas a liderança de Adrian vem da compreensão de todo o processo: desde o desenho do conceito até a construção e desde a colocação do carro na pista até sua condução".

"Acho que isso lhe dá uma vantagem competitiva em relação a outros, que podem ser academicamente muito mais conceituados. Adrian pode não ter o currículo acadêmico que assusta muitos engenheiros, mas esse é outro exemplo de teoria versus prática. Você precisa de conhecimento prático para obter um bom desempenho", disse o ex-piloto escocês.

Bom parceiro de treino

As palavras de Coulthard se encaixam perfeitamente com o que Max Verstappen deixou claro no início deste ano. Quando a saída de Newey da Red Bull foi anunciada publicamente, o tricampeão mundial reconheceu que Newey já havia deixado de se envolver nas operações cotidianas recentemente.

No entanto, Verstappen se referiu ao lendário projetista como um bom "parceiro de treino", justamente porque Newey pode se colocar no lugar de um piloto com as qualidades e a experiência mencionadas por Coulthard. Esse último aspecto também é importante ao processar os relatórios para o desenvolvimento futuro de um carro.

Adrian Newey (GBR) Technisch directeur McLaren bespreekt afstellingen met David Coulthard (GBR) McLaren Mercedes MP4/17D.
Formule 1-wereldkampioenschap, Rd4, Grand Prix van San Marino, Imola, Italië, 18 april 2003.
DIGITAAL BEELD

MARI BECKER faz raio-x da F1 '24, avalia Drugo e Bortoleto, SE EMOCIONA ao citar mãe e lembra CAUSOS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST analisa declaração polêmica de Rossi sobre Márquez e Ducati

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior EXCLUSIVO F1: Albon vê progresso a longo prazo da Williams
Próximo artigo Zhou se compara com Bearman e cita 'preconceito por nacionalidade' na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros