Villeneuve diz que Leclerc "está tendo efeito negativo" na Ferrari
Campeão mundial de Fórmula 1 pela Williams em 1997, canadense pondera que Sebastian Vettel se sente desconfortável com companheiro
Jacques Villeneuve diz que Charles Leclerc está "tendo um efeito negativo" na Ferrari, porque a equipe não estava pronta para administrar uma competição entre Sebastian Vettel e seu jovem e ambicioso novo piloto na Fórmula 1.
O ex-campeão mundial Villeneuve ressalta que Leclerc estava pronto para uma equipe de ponta depois de sua única temporada com a Sauber, mas diz que sua presença desequilibrou a Ferrari e deixou Vettel inquieto. Não à toa, o tetracampeão voltou a cometer erros (Veja a relação abaixo de todos os erros do alemão na galeria com imagens exclusivas).
"Se você ouvir qualquer fã, Leclerc não será criticado até o acidente de qualificação em Baku", disse Villeneuve ao Motorsport.com, referindo-se ao acidente do monegasco durante a classificação no Azerbaijão.
"Se tivesse sido Vettel, ele teria sido destruído pela mídia e por todos, pelo mesmo erro. Ultimamente eu acho que isso está tendo um efeito negativo para a equipe. A rodada de Seb no Bahrein veio por causa disso, assim como as ordens da equipe na China. E o acidente de Leclerc na qualificação também, querendo provar que ele é o número um da equipe. Em última análise, isso está prejudicando toda a equipe”, disse o canadense.
"Espero que se equilibre, porque eles deveriam ter sido perseguidos pela Mercedes e, em vez disso, eles conseguiram só três pódios, e é isso. Não teve efeito positivo na equipe, só isso", completou.
Villeneuve diz que, sabendo que estava em posição de lançar um forte desafio de título em 2019, a Ferrari deveria ter mantido a estabilidade com Kimi Raikkonen, garantindo assim que Vettel se sentisse confortável.
"Leclerc é rápido, ele está pronto", disse Villeneuve. "É a Ferrari que não está pronta para esse tipo de situação. Se você tomar a perspectiva de Leclerc, é ótimo estar lá este ano, para ele é incrível, e ele mostrou que é super rápido”.
Jacques Villeneuve, Sky Italia
Photo by: Simon Galloway / Sutton Images
"Mas se você pegar a Ferrari como um time, você tem que olhar para o passado de Vettel, e você precisa se lembrar de Ricciardo quando ele se juntou à Red Bull. Seb precisa saber que ele é amado pela equipe e pelos fãs”.
Villeneuve acredita que a equipe poderia ter mantido Raikkonen por mais um ano, apontando que a Mercedes optou pela estabilidade, mantendo Valtteri Bottas ao lado de Lewis Hamilton, quando Esteban Ocon era uma opção óbvia.
"Eles já tinham Leclerc no horizonte, então poderiam ter dado a ele um contrato para 2020 e 2021, e mantido Kimi por apenas um ano, porque este era o ano para lutar. Então todo mundo estaria feliz, porque você daria tempo para eles, e não desequilibraria as coisas”.
"Isso não quer dizer que Leclerc não é bom. Ele é incrível, super rápido, merece estar lá. Essa não é a questão. Mas a maneira como a Ferrari opera e o jeito de Seb. Ele precisa desse tipo de amor ao redor dele, e apenas não foi o movimento certo”.
"Veja o que eles fizeram na Mercedes, e vejam o quão forte está neste ano. Se eles tivessem colocado o Ocon lá, Lewis teria reagido do mesmo jeito - ele teria querido comê-lo vivo imediatamente e destruí-lo”.
"Mas há respeito com Bottas, e mesmo que ambos tenham duas vitórias, Lewis não parece estar chateado com isso. Esse não foi o caso com Nico Rosberg, por exemplo. Isso realmente permite que a equipe se apresente em um nível melhor que antes”.
Relembre numerosos erros de Vettel na Ferrari:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.