Wolff admite liberar Ocon para outra equipe de fábrica
Toto Wolff afirmou que a Mercedes não se oporia a uma mudança de equipe de Esteban Ocon para outra operação de fábrica na F1.
Ocon, que é protegido da Mercedes desde 2014, tem tido performances impressionantes com a Force India no último ano e meio – mas não será convocado para a equipe principal da fabricante no ano que vem, já que ela renovou os contratos de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.
Agora, o francês está relacionado a uma possível transferência para a Renault, por empréstimo, sendo que ele já foi piloto reserva da equipe francesa no passado.
Acredita-se que a Mercedes esteja disposta a realizar tal mudança, já que isso daria a Ocon uma experiência com uma equipe de fábrica e potencialmente lhe ofereceria um conjunto mais competitivo.
As chances de Ocon permanecer na Force India são baixas, especialmente porque a equipe vem sendo relacionada a um potencial investimento de Lawrence Stroll, pai de Lance Stroll, o que afetaria a disponibilidade de vagas.
Questionado se a Mercedes estaria aberta a deixar Ocon guiar para uma outra equipe, Wolff disse que “não quer ficar no caminho”.
“Pegamos Ocon quando a Gravity [antiga empresa de gerenciamento de pilotos, comandada por Eric Boullier] fechou as portas, e naquela primeira vez ele estava relacionado justamente com a Renault”, lembrou Wolff. “Naquele momento, tínhamos apenas começado nosso programa júnior e parecia correto colocar Pascal [Wehrlein] e Esteban e dar chance aos dois.”
“Hoje, estamos tentando dar a eles um caminho que os tornará muito bem sucedidos em longo prazo, colocá-los em uma posição de, talvez, serem campeões mundiais um dia.”
“Com Valtteri e Lewis, temos uma dupla que é estável, que funciona para nós. Nesta altura, não há uma oportunidade dentro da Mercedes.”
“Se ele tiver a oportunidade em outro lugar para ser bem sucedido como piloto, e outra equipe quiser ter sucesso com Esteban, não queríamos ficar no caminho.”
No começo do mês, a Force India disse que consideraria ofertas de rivais por Ocon, que contratualmente está ligado à equipe para o ano que vem.
Chefe de operações da Force India, Otmar Szafnauer disse: “Estou feliz que haja interesse. Ele é um ótimo piloto. Estou feliz por termos o escolhido há alguns anos e o ajudado a progredir a ponto de haver outras interessadas.”
“Ele tem um contrato com a gente, então para ele ir a outro lugar nós teríamos de concordar com isso.”
Szafnauer destacou que a equipe estava aberta a deixar o francês sair, contanto que o acordo seja “benéfico mutualmente”.
“Não tem problema ele sair, mas temos que concordar com isso. E tenho certeza de que Toto possui ferramentas persuasivas se for isso que todos nós quisermos fazer, se for algo mútuo.”
“Trabalhamos bem juntos, tivemos ótimas discussões sobre Esteban quando ele entrou. Se for benéfico mutuamente, claro que é o que queremos fazer. Não ficaremos em seu caminho.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.