Recomendado para você

F1: Aston Martin anuncia Jak Crawford como piloto reserva para 2026

F1: Aston Martin anuncia Jak Crawford como piloto reserva para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Aston Martin anuncia Jak Crawford como piloto reserva para 2026
F1 - Marko revela que Red Bull não acreditava em pódio de Verstappen no México: "Ninguém quis apostar comigo"

F1 - Marko revela que Red Bull não acreditava em pódio de Verstappen no México: "Ninguém quis apostar comigo"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Marko revela que Red Bull não acreditava em pódio de Verstappen no México: "Ninguém quis apostar comigo"
F1: Julgamento de Massa sobre título de 2008 vive semana decisiva; entenda

F1: Julgamento de Massa sobre título de 2008 vive semana decisiva; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Julgamento de Massa sobre título de 2008 vive semana decisiva; entenda
Novo proprietário da KTM culpa donos anteriores por crise e anuncia redução de 50% que pode afetar esporte a motor

Novo proprietário da KTM culpa donos anteriores por crise e anuncia redução de 50% que pode afetar esporte a motor

MotoGP
MotoGP
Novo proprietário da KTM culpa donos anteriores por crise e anuncia redução de 50% que pode afetar esporte a motor
F1 - "Tenho muita história com o Brasil": Verstappen mostra capacete especial para GP de São Paulo

F1 - "Tenho muita história com o Brasil": Verstappen mostra capacete especial para GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - "Tenho muita história com o Brasil": Verstappen mostra capacete especial para GP de São Paulo
VÍDEO F1: Violência entre torcedores marca GP do México

VÍDEO F1: Violência entre torcedores marca GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
VÍDEO F1: Violência entre torcedores marca GP do México
F1: FIA dá veredito sobre teto de gastos de 2024 e revela documentos

F1: FIA dá veredito sobre teto de gastos de 2024 e revela documentos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA dá veredito sobre teto de gastos de 2024 e revela documentos
F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025

F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Troca em Monza realmente 'entregou' liderança a Norris? Veja quantos pontos Piastri e Lando 'perderam' em 2025

Wolff cobra Hamilton: "regras devem ser obedecidas"

Toto Wolff diz que receio de que a Ferrari pudesse roubar vitória da Mercedes em Abu Dhabi motivou time a cobrar Lewis Hamilton; desobediência não agradou chefe do time germânico

Lewis Hamilton, Nico Rosberg and Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director
Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 celebrates
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1, celebrates in Parc Ferme after finishing in second position and winning the championship with team mate Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid, Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid, second place Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Second placed Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid celebrates his World Championship at the end of the race

No final do GP de Abu Dhabi, realizado neste domingo (27), Lewis Hamilton foi cobrado algumas vezes para aumentar o ritmo de corrida e evitar a aproximação dos rivais de Red Bull e Ferrari - especialmente Sebastian Vettel, que vinha com os pneus supermacios.

Tanto o engenheiro do britânico quanto o diretor técnico da Mercedes, Paddy Lowe, cobraram Hamilton, que ignorou as ordens do time e tentou segurar os adversários para que eles superassem Nico Rosberg. No entanto, o alemão terminou em segundo e conquistou o primeiro título da carreira na F1.

De qualquer forma, a desobediência de Hamilton não deixou Toto Wolff, chefe da Mercedes, muito feliz. "Eu estava em uma situação um tanto quanto confusa. Temos nosso controle rígido, um líder no time e regras que devem ser obedecidas - foi assim que chegamos até aqui", disse o dirigente à rede de TV britânica Sky Sports.

“Há o piloto dentro de mim e eu me questionei sobre o que teria feito. Hamilton tinha duas situações: disparar na frente, mostrando que é o melhor piloto e poderia ter sido campeão. Ou ele poderia ter segurado Nico, que foi o que ele decidiu fazer. Eu fiquei dividido entre as duas", afirmou.

“Teria vindo à minha mente segurar, como outros também pensaram nisso. Christian (Horner) teve a mesma ideia antes do final de semana e Lewis seguiu o pensamento dele, então talvez ele queira pilotar para a Red Bull! Como você pode ver, fui de um lado a outro nesta questão", acrescentou.

“Nico se manteve calmo mesmo com toda a pressão. Talvez ele pudesse ter tentado uma ultrapassagem e mudado o jogo. Sei que é complicado ter uma solução para todos os problemas", destacou.

Questionado sobre os motivos que levaram a Mercedes a interferir na tática de Hamilton, Wolff respondeu: "Poderíamos deixar os dois disputarem sem nenhuma regra, mas teríamos vencido menos corridas e menos campeonatos, pois há outros caras espertos no pitwall", disse.

“Há uma filosofia que seguimos nos últimos anos, que é: não interferiremos, contanto que possamos garantir a vitória na corrida. Aqui, tivemos uma situação em que consideramos que a derrota estava a caminho, pois Lewis começou a reduzir demais o ritmo", afirmou.

“Por isso decidimos intervir, mas ele decidiu nos ignorar. Então há mais um elemento: isso pode ser um precedente para o futuro? Precisamos esclarecer isso, mas antes de mais nada precisamos celebrar. 19 vitórias e um novo campeão mundial, além do grande espírito dentro da equipe", completou.

Artigo anterior Festa de Rosberg e adeus de Massa: imagens do domingo
Próximo artigo Rosberg: derrota nos EUA em 2015 foi estímulo para título

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros