Rafa Câmara conquista título da F3 após vencer corrida desafiadora na Hungria

Brasileiro precisou se manter muito calmo com duas relargadas após o Safety Car ser acionado por abandonos

Rafael Câmara

Foto de: Getty Images

Neste domingo (03), a Fórmula 3 teve a largada em movimento, por conta da chuva e do spray que os carros estavam levantando. Pensando na segurança dos pilotos, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) tomou a decisão que acabou 'facilitando' a vida de Rafael Câmara, que largou da pole.

Leia também:

A primeira volta foi marcada por uma rápida bandeira amarela, mas nenhum problema para o brasileiro, que disparou à frente, conseguindo se manter na primeira posição e abrir pouco mais de um segundo para Mari Boya.

Na quarta volta, o Safety Car foi acionado por conta do abandono de Brad Benavides. O piloto teve um toque com Roman Bilinski e colocou fim à etapa. A situação acabou 'salvando' o brasileiro, que estava sendo pressionado por Boya.

 

Com a pista começando a secar rapidamente, Câmara se beneficiou do fato de precisar diminuir o ritmo, já que conseguiu salvar um pouco os pneus de chuva. O Safety Car terminou na sexta volta, com Rafa voltando a acelerar pouco antes da linha de largada.

Pouco tempo depois, Ugo Ugochukwu e Gerrard Xie causaram mais um Safety Car e abandonaram a corrida ao colidirem. O piloto da academia da McLaren acabou saindo bastante irritado do carro e chegou a 'tirar satisfação' com o rival, mas a situação rapidamente foi normalizada.

 

Nesse momento, Mari informou a equipe de que sua única chance de conseguiu fazer uma ultrapassagem sobre Rafa seria se mais nenhum Safety Car fosse acionado e que o brasileiro acabasse degradando seus pneus mais do que o esperado.

A terceira bandeira amarela acabou na 10ª volta, com Câmara usando a mesma estratégia de diminuir muito a velocidade antes Curva 13, conseguindo manter Boya atrás de si. Mesmo com alguns pilotos relatando partes da pista com o traçado seco, a Curva 1 ainda levantou algum spray entre os competidores.

Duas voltas depois da relargada, uma quarta bandeira amarela foi acionada depois de James Hedley ser acertado por Noel León, rodar e perder todas as posições, mas conseguir voltar para a pista, com isso, não houve nenhuma nova interferência.

Com a confusão no fundo do pelotão, Câmara se aproveitou muito bem para conseguir diminuir a vantagem de Boya para pouco mais de um segundo, impedindo que o espanhol conseguisse abrir o DRS.

Nas últimas voltas da corrida, a direção de prova trocou a contagem de voltas por tempo, colocando 13 minutos no relógio para o fim da etapa. Com muita calma e talento, Câmara conseguiu se manter à frente de Boya, acelerando tudo que conseguia para voltar a abrir 1s3.

Faltando seis minutos para o fim, o brasileiro parecia com um pouco de dificuldade de manter seu carro bem tracionado na pista, isso porque o traçado estava começando a secar bem rápido, diminuindo a vida útil dos pneus de chuva.

Faltando menos de dois minutos, Boya cometeu um pequeno deslize e permitiu que Câmara abrisse mais de dois segundos e disparasse à frente. Com todo talento e paciência, o brasileiro conseguiu fazer tudo que precisava para se manter na ponta e cruzar a linha de chegada em primeiro, conquistando, por tanto, o título da F3 com antecedência.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pits Pontos Abandono Bônus
1
R. Câmara Trident
5 23

-

      25   2
2
M. Boya Campos Racing
10 23

+1.900

1.9

1.900     18   1
3
T. Taponen ART Grand Prix
8 23

+12.900

12.9

11.000     15    
4
C. Wurz Trident
6 23

+13.600

13.6

0.700     12    
5
T. Naël Van Amersfoort Racing
20 23

+14.100

14.1

0.500     10    
6
N. Tsolov Campos Racing
12 23

+14.900

14.9

0.800     8    
7
B. Badoer Prema Powerteam
1 23

+20.900

20.9

6.000     6    
8
L. Van Hoepen ART Grand Prix
7 23

+21.700

21.7

0.800     4    
9
A. Giusti MP Motorsport
19 23

+23.200

23.2

1.500     2    
10
T. Inthraphuvasak Campos Racing
11 23

+25.000

25.0

1.800     1    
11
L. Sharp Rodin Motorsport
24 23

+25.300

25.3

0.300          
12
N. Strømsted Trident
4 23

+25.900

25.9

0.600          
13
T. Tramnitz MP Motorsport
17 23

+30.700

30.7

4.800          
14
R. Bilinski Rodin Motorsport
25 23

+32.000

32.0

1.300          
15
C. Voisin Rodin Motorsport
23 23

+35.000

35.0

3.000          
16
M. Zagazeta DAMS Lucas Oil
30 23

+38.100

38.1

3.100          
17
N. León Prema Powerteam
2 23

+38.700

38.7

0.600          
18
N. Lacorte DAMS Lucas Oil
29 23

+42.900

42.9

4.200          
19
S. Ramos Van Amersfoort Racing
21 23

+43.300

43.3

0.400          
20
C. Ho DAMS Lucas Oil
31 23

+44.700

44.7

1.400          
21
N. Johnson Hitech TGR
15 23

+48.000

48.0

3.300          
22
J. Hedley AIX Racing
26 23

+56.800

56.8

8.800          
23
N. Marinangeli AIX Racing
27 23

+1'13.700

1'13.7

16.900          
24
I. Franco Domingues Van Amersfoort Racing
22 23

+1'18.500

1'18.5

4.800   1      
25
B. del Pino MP Motorsport
18 22

1 lap

    1      
26
M. Stenshorne Hitech TGR
14 22

1 lap

    1      
27
J. Wharton ART Grand Prix
9 20

3 laps

    2      
dnf
G. Xie Hitech TGR
16 6

17 laps

        Abandono  
dnf
U. Ugochukwu Prema Powerteam
3 6

17 laps

        Abandono  
dnf United States B. Benavides AIX Racing 28 2

21 laps

        Abandono  

RAFA CÂMARA CAMPEÃO DA F3! Piloto Ferrari, brasileiro tem carreira METEÓRICA. F2 vem aí? Veja DEBATE

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior Matemática do título: o que Rafa Câmara precisa para ser campeão da F3 neste domingo na Hungria?
Próximo artigo Câmara destaca sacrifícios e superações ao conquistar título da F3 na Hungria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros