Audi pode adotar ordens de equipe para garantir título de Di Grassi na F-E
Mesmo com companheiro tendo chances matemáticas de conquista, time alemão poderá usar artifício
A Audi poderá usar ordens da equipe para garantir o título de pilotos da Fórmula E a favor de Lucas di Grassi, apesar de seu companheiro de equipe, Daniel Abt, também estar na disputa, matematicamente.
Os dois pilotos da Audi estão no grupo de oito candidatos que podem vencer o campeonato no final de semana em Nova York, mas estão consideravelmente atrás do líder, Jean-Eric Vergne.
Di Grassi é seu adversário mais próximo, 32 pontos atrás, enquanto Abt está mais longe, em oitavo lugar, 55 pontos atrás.
A Audi e a Techeeatah são as únicas equipes com dois pilotos ainda com chance de conquistar o título, mas a situação atual significa que o time alemão não descartou o envio de ordens para melhorar suas chances.
"Precisamos conseguir uma dobradinha primeiro", disse Allan McNish, diretor da Audi, ao Motorsport.com, quando perguntado se Abt e di Grassi seriam trocados se liderassem na primeira corrida do fim de semana.
“Isso é complicado, sendo muito franco, e eu tenho estado em ambas as posições, você pode dar para um e tirar do outro.”
"E você precisa ter muito cuidado com o que está fazendo. Chegamos aqui com um objetivo, e esse é claro.”
"Vai ser difícil, um desafio. Então, eu não descartaria nada neste estágio. Não estou dizendo que há um plano, no entanto.”
Abt disse que ainda não havia sido informado de um plano específico para tentar aumentar as chances da Audi no campeonato de pilotos, mas acrescentou: "Estou ciente de que isso pode acontecer e isso acontecerá, se necessário."
"Acho que isso é totalmente legítimo", continuou ele ao Motorsport.com. "É assim em um esporte como este e em uma final, se um piloto precisar ser colocado à frente e me pedirem para fazer isso, é o meu trabalho.”
"Mas vamos ver, até agora não precisávamos de nada assim, mas poderá acontecer."
O companheiro de Vergne, Andre Lotterer, obedeceu a um pedido para ajudar Vergne a garantir o título de 2017/2018 na primeira corrida de Nova York na última temporada.
Mas naquela ocasião ele não tinha suas próprias ambições de título. Ele está atualmente em quarto lugar na classificação, 44 pontos atrás de Vergne.
Lotterer explicou que a situação na corrida de sábado influenciaria a escolha da Techeetah em relação às ordens da equipe.
"Vamos ver como nos classificamos", disse ele ao Motorsport.com. "Matematicamente eu ainda posso ganhar, mas também sou realista, há uma grande diferença de pontos e sendo do mesmo time, a equipe quer garantir o título no sábado.”
"Mas vamos ver - isso será decidido pelas situações em que estamos".
Confira a carreira de Lucas di Grassi, que pode se tornar o primeiro bicampeão da Fómula E neste fim de semana, em imagens
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.