Recomendado para você

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO: F1 faz parceria com Fortnite e lança itens das equipes; veja trailer
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista

CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista

Indy
Indy
CEO da McLaren queria Valentino Rossi na Indy 500, diz jornalista
Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026

Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Yamaha confirma troca para motores V4 na MotoGP a partir de 2026
Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1

Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Hamilton critica pilotos aposentados e promete apoio aos novatos da F1
VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP

VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
VÍDEO: Morbidelli bate antes da largada em Valência, fratura a mão e está fora do teste de pós-temporada da MotoGP
Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática

Patrocinado
Patrocinado
Temporada 2 da A2RL termina de forma dramática
Conteúdo especial

Di Grassi levanta dúvidas sobre projeto de levar Fórmula E ao Rio

Ao Motorsport.com, piloto da Audi aponta condições econômicas como obstáculos para a realização da prova no Brasil

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler

O presidente Jair Bolsonaro assinou carta de intenção para trazer a Fórmula E ao Rio na próxima temporada e o principal articulador é Nelsinho Piquet, primeiro campeão da categoria e atualmente na Stock Car. Já outro piloto tem dúvidas sobre o projeto: Lucas di Grassi.

Idealizador do campeonato, detentor de um título e competidor da Audi, o paulistano apontou as dificuldades de se realizar eventos de automobilismo no País nos últimos anos. O ex-Fórmula 1 citou a própria F-E como exemplo, apesar do interesse da categoria.

Leia também:

"A F-E trocou de CEO e ele deixou claro que um dos mercados principais no mundo é o Brasil. Já houve discussões e até já assinamos contratos com o Rio, que foi uma das primeiras pistas anunciadas na história da F-E, no aterro do Flamengo. Mas não deu certo", lembrou.

"Também teve um anúncio em São Paulo, mas o contrato foi cancelado. Estamos sempre tentando trazer a F-E. Nos dois processos, eu ajudei a negociar e a desenhar as pistas. Houve também uma possibilidade em Belo Horizonte, perto do estádio do Mineirão, mas não vingou".

"No Rio, o que eu sei é que foram retomadas as negociações. Mas, hoje em dia, o Rio talvez seja um dos lugares mais difíceis para se fazer eventos no Brasil, pela própria situação do estado e da cidade", afirmou di Grassi, mencionando os problemas orçamentários na região.

Segundo o piloto, a F-E é categoria de elite do automobilismo mundial mais viável no País neste momento. Entretanto, apesar do potencial retorno sobre o investimento, o paulistano pondera que a falta de dinheiro público e a estagnação da economia privada são obstáculos.

Quem paga?

"Na F-E, sei que existe o interesse e que há conversas. Inclusive, o Ministro do Turismo teve uma reunião com Jean Todt [presidente da FIA]. O problema é: quem paga? Se fizer contrato, precisará levantar uma alta quantia em dinheiro, anunciar e correr atrás de patrocínio".

Para di Grassi, aí que está o desafio: "Os patrocínios não aparecem, pois hoje é muito mais difícil do que imaginam no automobilismo. Então o promotor fecha contrato, não consegue levantar capital e, na hora de pôr dinheiro que ele tem que tirar do bolso, cancela o evento".

Sobre investimento público, o piloto respondeu: "O Estado tem que ser enxugado, pois há dívida. Os entes públicos tentam arrumar, mas o processo é longo. A situação é de enxugar gastos supérfluos. Uns dão retorno, mas são supérfluos. É difícil, então, achar quem pague".

Ainda assim, di Grassi vê uma possibilidade remota: "A F-E, dentre as categorias top, é a mais fácil, do ponto de vista de patrocínio, para viabilizar. É sustentável, cresce, e tem montadoras e patrocinadores. Além disso, a relação custo-benefício é boa, por isso as cidades querem".

"Por isso, acho que a F-E tem uma certa chance. Tem várias montadoras e todas elas têm interesse no mercado brasileiro, então tem uma motivação por trás e a F-E é relativamente barata. Ela tem nove montadoras e não é cara. A F1 tem três montadoras e é uma fortuna", afirmou o piloto. Neste sábado, di Grassi disputa o ePrix do Chile, segunda etapa da temporada 2019/2020. Na Arábia Saudita, o paulistano ficou em segundo na corrida 2.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

A saga brasileira na Fórmula E

O Brasil não faz parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile é o único representante sul-americano no atual campeonato. Já tentamos receber a categoria em algumas oportunidades, mas as tratativas não foram adiante. Relembre o histórico:

Depois do Rio, na temporada inaugural, o Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já receberam provas da Fórmula E
Assim como Punta del Este e...
Santiago, no Chile
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente
Felipe Nasr disputou parte da última temporada
E Bruno Senna foi um dos brasileiros pioneiros
Um dos dois representantes brasileiros da atualidade, di Grassi pilota pela Audi
Massa é piloto da Venturi
O atual bicampeão da F-E é Jean-Éric Vergne
Como os brasileiros, Vergne passou pela F1, na Toro Rosso
E foi piloto de testes da Ferrari
15

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Artigo anterior Nelsinho Piquet revela projeto para ter Fórmula E, Indy e Stock no Rio
Próximo artigo Cofundador da Fórmula E sobre fazer prova no Brasil: "Sim ou sim”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros