Paris 1900: O ano em que o automobilismo fez parte das Olimpíadas

Provas na segunda edição das Olimpíadas da era Moderna contaram inclusive com um dos fundadores da Renault entre os vencedores

Automobilismo nas Olimpíadas de 1900

Nesta sexta-feira (232), acompanhamos a Cerimônia de Abertura da 33ª Olimpíadas de Verão da Era Moderna, em Paris, na França. E a cada quatro anos, sempre nos deparamos com o mesmo debate, em que alguns defendem que o automobilismo não pode ser considerado um esporte devido à influência dos veículos na performance. Mas você sabia que o esporte a motor já integrou o programa olímpico em seus primórdios?

Em 1900, o mundo aguardava com expectativa a segunda edição dos Jogos Olímpicos, após Atenas-1896. Paris foi escolhida como a sede do evento, para que as Olimpíadas fossem realizadas em conjunto com a Exposição Universal, que também seria realizada na capital francesa.

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A ideia do Barão de Coubertin era de popularizar as Olimpíadas usando a Exposição, mas a organização do evento foi veementemente contra à ideia, e os Jogos acabaram acontecendo sob muitos protestos, e com uma cobertura que, por muitas vezes, escondiam o nome real do evento, chamando-o de “Concurso Internacional de Exercícios Físicos e Esporte”, “Jogos Internacionais”, “Grande Prêmio da Exposição de Paris” e mais.

Com uma duração de mais de cinco meses, entre 14 de maio e 28 de outubro, as Olimpíadas de Paris não contaram com Cerimônias de Abertura e Encerramento, e o programa daquele ano teve 20 modalidades esportivas, como atletismo, pólo aquático, futebol e outras inusitadas como cabo de guerra e pelota basca.

Olimpíadas 1900

Olimpíadas 1900

Photo by: Reprodução

Mas nas primeiras edições das Olimpíadas, o programa não era tão fechado quanto o de hoje em dia, e era comum que houvessem programações paralelas, com categorias não-oficiais, em eventos de demonstração. E nos Jogos de 1900, o esporte a motor esteve presente, em duas e quatro rodas, ao lado de outras modalidades como salvamento de vidas, combate a incêndio e até mesmo corrida de pombos.

O esporte a motor esteve presente em 14 provas feitas durante os Jogos de 1900. Doze delas foram realizadas em Paris, com provas de curta duração e duas de longa, com o trajeto Paris – Toulouse – Paris.

Enquanto o tradicional nas Olimpíadas é termos atletas competindo por si e / ou por seus países, no caso do automobilismo, as entradas tinham os nomes das montadoras. Apenas as provas Paris – Toulouse – Paris consideravam os pilotos.

Das 14 provas, três eram para carros de dois lugares, com peso abaixo de 400kg e acima de 400kg, uma para veículos de quatro lugares, outra para modelos de seis e, finalmente de sete lugares. Além destes, as outras cinco categorias chamam a atenção pela diversidade: táxi (movido a gasolina e elétrico), van de entrega (movido a gasolina e elétrico), caminhão, caminhão de pequeno porte e até mesmo caminhão de bombeiros.

Já as duas provas Paris – Toulouse – Paris tiveram categorias mais simplificadas: carros pequenos e grandes.

Por ser uma modalidade não-oficial, os registros sobre as provas são bastante escassos e, na maioria delas, não temos todas as informações sobre os vencedores, contendo no máximo a montadora e, em certos casos, nem mesmo isso.

Louis Renault com seu primeiro carro

Louis Renault com seu primeiro carro

Photo by: Reprodução

No geral, conhecemos apenas sete nomes de participantes, como do americano Gilbert Brown, medalha de ouro na prova de caminhão de bombeiros. Mas, entre estes, um se destaca: Louis Renault.

Um dos fundadores da montadora que leva seu sobrenome, Renault foi o vencedor da prova para carros pequenos da corrida Paris – Toulouse – Paris, em um pódio formado totalmente por carros de sua marca.

Mas ao longo das 14 modalidades, temos a presença de outras marcas dos primórdios do automóvel, como a Panhard-Levassor, Mors, De Dion-Bouton, Delahaye, Hurtu e mais. E, entre elas, uma outra que segue firme e forte até os dias atuais: Peugeot.

Já sobre as corridas de motovelocidade, há poucas informações disponíveis. Foram realizadas duas corridas, cada uma com uma milha de duração, e ambas foram vencidas por pilotos americanos: A. Jordan e E. Holloway.

Esta foi a única vez em que o esporte a motor esteve oficialmente presente em uma edição das Olimpíadas mas, ao longo dos anos, houve tentativas em juntá-los novamente.

Stirling Moss, Maserati 250F

Stirling Moss, Maserati 250F

Photo by: Motorsport Images

Durante os Jogos de Melbourne, em 1956, a Fórmula 1 organizou a realização do GP da Austrália durante as Olimpíadas, aproveitando um domingo sem atividades do evento. A prova contou com a participação de alguns nomes do grid da categoria e a vitória ficou com Stirling Moss, a bordo da Maserati 250F.

Já em 1992, a organização do GP da Espanha quis aproveitar o embalo dos Jogos de Barcelona para tornar a prova em Montmeló um verdadeiro “GP Olímpico”, mas sem relação alguma com os Jogos. Na ocasião, Nigel Mansell venceu com folga, tendo Michael Schumacher e Jean Alesi completando o pódio, enquanto Ayrton Senna foi o nono colocado.

Apesar de estar longe de fazer parte do programa olímpico, o esporte a motor tem uma certa ligação com o Comitê Olímpico Internacional. Tanto a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quanto a de Motociclismo (FIM) são reconhecidas oficialmente pelo COI e integram uma organização formada por outras modalidades que não são olímpicas, como futebol americano, boliche, bilhar, xadrez e mais.

Olympic Virtual Series Motorsport 2021

Olympic Virtual Series Motorsport 2021

Graças à iniciativa de Felipe Massa enquanto presidente da Comissão Internacional de Kart, o kartismo foi incluído na programação das Olimpíadas de Verão da Juventude, realizada em Buenos Aires em 2018. Em disputa mista, com duplas formadas por homens e mulheres, os argentinos Franco Colapinto e María García Plug ficaram com a medalha de ouro. 

Em 2021, o COI deu mais um aceno ao mundo do esporte a motor, mas em outra área: no virtual. A criação da Olympic Virtual Series deu o pontapé inicial do COI ao mundo do eSports, com o automobilismo na programação, representado pelo game Gran Turismo

Igor Fraga foi o representante do Brasil na edição inaugural, em 2021, e terminou na nona colocação na classificação geral, com a vitória ficando com o italiano Valerio Gallo.

Em busca de uma Olimpíadas para chamar de sua, a FIA fez o movimento contrário em 2019, criando o FIA Motorsport Games, uma série de eventos de automobilismo realizados da mesma forma dos Jogos.

A primeira edição foi realizada naquele mesmo ano, usando o circuito de Vallelunga na Itália, enquanto a segunda aconteceu em outubro de 2022, em Paul Ricard, na França. Foram realizadas provas em 18 modalidades, que contam com GT, Fórmula 4, Rally, Kart, LMP3 e mais. Em 2024 acontecerá a terceira edição dos Jogos no tradicional circuito de Valência.

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