Alonso descarta fazer temporada completa da IndyCar em 2020
Sem definição sobre suas atividades para o ano que vem, piloto espanhol é protagonista de especulações no automobilismo mundial
 
    Após o fracasso de sua empreitada nas 500 Milhas de Indianápolis de 2019 com a McLaren, Fernando Alonso descartou a possibilidade de fazer a temporada completa a IndyCar no ano que vem.
O espanhol, que não conseguiu se classificar para a Indy 500 após uma preparação ruim de sua equipe, que assumiu a responsabilidade, ainda não tem futuro definido em 2020, já que também não disputará o Campeonato Mundial de Endurance (WEC).
Leia também:
O bicampeão da Fórmula 1 disputa neste domingo o teste coletivo de preparação para as 24 Horas de Le Mans, última etapa do WEC na temporada 2018/19, liderada pelo trio de Alonso. Junto a Sebastien Buemi, o espanhol busca vencer mítica prova francesa mais uma vez para encerrar sua passagem pela categoria com chave de ouro a com a conquista do título. A grande questão, porém, recai mesmo sobre o futuro do piloto asturiano.
Uma das opções ventiladas, ainda que pouco reforçadas por Alonso, é sua participação em competições de rally. A suspeita ocorre em virtude do teste feito pelo espanhol na África do Sul com o Toyota Hilux que venceu o Rally Dakar de 2019 (veja fotos na galeria abaixo). Assim, há quem diga que o bicampeão da F1 pode participar da edição de 2020 da famosa prova, a ser disputada na Arábia Saudita pela primeira vez, após anos na América do Sul.
Outra opção cogitada recentemente foi sua participação completa na IndyCar em 2020, após o CEO da McLaren, Zak Brown, sugerir a entrada da equipe na categoria em tempo integral. Apesar do que foi dito por Brown, amigo de Alonso, o espanhol já descartou.
"Eu acho que fazer apenas Indy 500 seria a abordagem a ser tomada novamente. Fazer toda a temporada demanda, no momento, muito comprometimento em termos de corridas e preparação", disse Alonso ao Motorsport.com. "Se você vai lá você tem que lutar pelo campeonato, não vai só para passear. Para isso você precisa de um monte de treinamento em simulador, aprender novos circuitos... E isso é muito”.
Alonso também deixou claro que vai avaliar outras opções e ainda vai decidir se participará das 500 Milhas de Indianápolis novamente, em busca da única vitória da Tríplice Coroa do Automobilismo que o espanhol ainda não tem.
"Eu não sei. Eu vou ter que ver as opções e se volto à Indy 500. Vou explorar qualquer oportunidade e, em seguida, escolher a que acredito ser a mais competitiva. Ainda não sei o que decidirei para o próximo ano, mas tenho algumas ideias, então vamos ver como elas evoluem".
Alonso também não comentou declarações de Brown sobre a opção de se juntar ao espanhol com a McLaren no futuro para correr em Le Mans: "No momento não há notícias ou projetos sobre isso, então eu não posso comentar sobre nada”. O bicampeão da F1 terminará sua jornada com a Toyota no WEC justamente na etapa de 2019 de Le Mans, em 16 de junho, e colocará sua mente em seus planos para 2020.
"Espero ter mais tempo na segunda metade do ano para treinar e me preparar fisicamente, bem como para decidir algumas coisas novas para o ano que vem", concluiu.
Fotos do teste de Alonso com a Toyota Hilux que venceu o Dakar 2019:
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
 
     
    Luto no Dakar: Mecânico da PH Sport morre em acidente na última etapa de 2022
 
    Conheça a história de Miriam Silva, primeira mulher comissária do Dakar
 
    Governo francês considera cancelar Dakar após explosão de carro; organização descarta interrupção
 
     
    F1: 'Faremos o mesmo da próxima vez' - Alonso critica falta de punições na largada caótica do México
 
    F1: Alonso diz que Aston Martin "não merece pontos" no GP do México
 
    Gabriel Bortoleto opina sobre escolhas de equipe de Alonso na F1
            
            Últimas notícias
        
                            
            
                    
        
    
             
    F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
 
    F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
 
    F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
 
    NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
  
 
 
 
                            