Indy: Entenda como Castroneves, Fittipaldi e Jones se tornaram estrelas da classificação para as 500 Milhas
Os resultados dos três pilotos na classificatória do sábado foram alguns dos destaques do dia em Indianápolis
Como manda a tradição, o penúltimo final de semana de maio é reservado à definição do grid de largada para as 500 Milhas de Indianápolis, prova do calendário da Indy e um dos eventos mais importantes do mundo do esporte a motor. E ao longo dos últimos dias, três pilotos, Hélio Castroneves, Pietro Fittipaldi e Ed Jones se provaram algumas das principais estrelas da prova.
Apesar de Castroneves ser quatro vezes pole e três vezes vencedor das 500 Milhas, com mais de 20 participações na carreira, essa é a primeira vez que ele participa em uma equipe além da Penske. O atual campeão de protótipos da IMSA está no Indianápolis Motor Speedway com a Meyer Shank Racing - Honda, substituindo Jack Harvey.
No sábado, Castroneves usou seu tempo na pista para produzir uma de suas especiais sequências de quatro voltas para entregar o que acabou como o sexto melhor tempo. Isso o garantiu no Fast Nine, que vale a pole position e será disputada neste domingo. Com isso, o brasileiro pode buscar sua quinta pole, um número que apenas seu antigo mentor na Penske, Rick Mears, conseguiu (com seis).
"O carro AutoNation / SiriusXM estava muito sólido", disse Castroneves. "A classificação foi exatamente como o treino ontem e, na verdade, estávamos até um pouco mais rápidos, o que é perfeito".
"Nosso objetivo era terminar no top nove para termos uma chance de brigar pela pole amanhã e fizemos isso. Mas amanhã será um dia diferente e vamos trabalhar a noite buscando mais velocidade".
Enquanto isso, o sobe e desce da performance da Dale Coyne Racing - Honda ao longo dos treinos aumentam o significado dos resultados produzidos por Ed Jones e Pietro Fittipaldi na classificação.
Pietro Fittipaldi, Dale Coyne Racing with Rick Ware Racing Honda
Photo by: Michael L. Levitt / Motorsport Images
Pietro foi o 15º piloto a fazer sua sequência de voltas rápidas, indo à pista em um momento em que a temperatura aumentava rapidamente. Mesmo assim, o neto de Emerson, que venceu a prova em 1989 e 1993 fez um tempo suficiente para garantir a 13ª posição no grid de largada, sendo o melhor entre os novatos.
"Sabíamos ontem que o carro estava bom", disse Fittipaldi, que também é piloto de testes e reserva da Haas. O brasileiro descreveu ainda a experiência como "super intensa". Ele continuou: "Você precisa sair, se comprometer e ir com tudo, pé embaixo por quatro voltas. E fizemos isso".
"O carro estava maravilhoso, a equipe Dale Coyne Racing with RWR fez um ótimo trabalho. Estou muito feliz por estar aqui e muito animado".
"Estávamos pensando em voltar no fim para buscar uma vaga no Fast Nine, acho que era possível com o carro mas, no fim do dia, estamos felizes com a classificação e preferimos não arriscar".
Seu companheiro de equipe, Ed Jones, pilotando com o carro da DCR com Vasser Sullivan, impressionou por ser um dos poucos pilotos a melhorar na segunda saída, no calor do dia, após inicialmente um tempo que o deixou em 19º.
Ao longo das três primeiras voltas da classiifcação, Jones conseguiu chegar ao Fast Nine, mas enquanto sua quarta volta pôs um fim ao sonho, ele conseguiu a 11ª posição.
"Foi um dia de altos e baixos. Na primeira saída da classificação, fomos muito conservadores. Porém, a equipe SealMaster fez um trabalho ótimo na preparação do carro para a segunda tentativa. Tive uma saída sólida, avançando oito posições para 11º".
"Agora, é hora de concentrar na preparação da corrida".
Para aqueles fora da disputa do Fast Nine (que vale a pole) e o Last Chance (cinco pilotos disputando as três vagas da última fila), que acontecerão na tarde deste domingo, os demais terão uma chance de ir à pista hoje, com uma sessão de treinos livres.
Ed Jones, Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan Honda
Photo by: Michael L. Levitt / Motorsport Images
F1 AO VIVO: Assista ao DEBATE sobre tudo da CLASSIFICAÇÃO para o GP de MÔNACO, em Monte Carlo | Q4
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #106 - TELEMETRIA: Rico Penteado decifra o que deve acontecer no GP de Mônaco
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.