Le Mans: Toyota é pole, mas trio de Senna garante segunda posição; Negri Jr. é pole na GTE Am
Carro #1 da Rebellion impediu uma dobradinha da montadora japonesa, terminando mais de oito décimos a frente do Toyota #8
Nesta sexta-feira, as 24 Horas de Le Mans passou pela sua primeira sessão de hiperpole, com os seis melhores carros de cada classe tendo uma última chance de brigar pela pole. E na LMP1, classe mais rápida do grid, o Toyota #7 terminou na frente, mas a Rebellion de Bruno Senna impediu os dois carros da montadora japonesa de fazerem uma dobradinha.
Na sessão de 30 minutos, Kamui Kobayashi marcou 03min15s267 com o Toyota #7 e o piloto japonês tentou de tudo para bater seu recorde de três anos atrás, mas foi impedido na última volta por exceder limites de pista.
Já o trio #1 da Rebellion, que conta com o brasileiro Bruno Senna, conquistou o segundo lugar no grid após marcar 03min15s822. A segunda Toyota, #8, de Sebastien Buemi, fez apenas 03min16s649, fechando a sessão em terceiro.
Na LMP2, a pole ficou com a United Autosports #22, com um tempo marcado pelo ex-F1 Paul di Resta: 03min24s528, um recorde para a classe. Em segundo o G-Drive #26 com o bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne. E o trio holandês da Racing Team Netherland, que conta com o piloto da Mercedes na F-E, Nyck de Vries, completou o Top 3 da classe.
De Vries inclusive quase se envolveu em um acidente no início da sessão nas Curvas Porsche, passando reto e indo parar na caixa de brita. Mas o piloto conseguiu evitar uma batida nas barreiras.
Na GTE Pro, a Porsche superou a Aston Martin, que vinha dominando a classe até então. Gianmaria Bruni, do carro #91, marcou 03min50s874. O trio do carro #51 da AF Corse Ferrari, que tem o brasileiro Daniel Serra, terminou em segundo, a pouco menos de três décimos de diferença.
Enquanto isso, na GTE Am, o carro #61, que tem o brasileiro Oswaldo Negri Jr. terminou com a pole da classe, após marcar 03min51s266, superando inclusive três carros da GTE Pro. Já a Aston Martin #98 de Augusto Farfus, que vinha liderando o final de semana, terminou apenas em quarto na classe, a cerca de nove décimos da pole.
Confira os resultados da hiperpole das 24 Horas de Le Mans:
Pos. | # | Pilotos | Carro | Classe | Volta | Dif. Líder | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Mike Conway Kamui Kobayashi Jose Maria Lopez |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 3'15.267 | ||
2 | 1 | Bruno Senna Norman Nato Gustavo Menezes |
Rebellion R13 | LMP1 | 3'15.822 | 0.555 | 0.555 |
3 | 8 | Sebastien Buemi Kazuki Nakajima Brendon Hartley |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 3'16.649 | 1.382 | 0.827 |
4 | 3 | Romain Dumas Nathanael Berthon Louis Deletraz |
Rebellion R13 | LMP1 | 3'18.330 | 3.063 | 1.681 |
5 | 4 | Tom Dillmann Bruno Spengler Oliver Webb |
ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 3'23.043 | 7.776 | 4.713 |
6 | 22 | Philip Hanson Filipe Albuquerque Paul di Resta |
Oreca 07 | LMP2 | 3'24.528 | 9.261 | 1.485 |
7 | 26 | Roman Rusinov Jean-Eric Vergne Mikkel Jensen |
Aurus 01 | LMP2 | 3'24.860 | 9.593 | 0.332 |
8 | 29 | Frits van Eerd Giedo van der Garde Nyck de Vries |
Oreca 07 | LMP2 | 3'25.062 | 9.795 | 0.202 |
9 | 33 | Kenta Yamashita Mark Patterson Anders Fjordbach |
Oreca 07 | LMP2 | 3'25.426 | 10.159 | 0.364 |
10 | 32 | William Owen Alex Brundle Job van Uitert |
Oreca 07 | LMP2 | 3'25.671 | 10.404 | 0.245 |
11 | 37 | Ho-Pin Tung Gabriel Aubry Will Stevens |
Oreca 07 | LMP2 | 3'25.875 | 10.608 | 0.204 |
12 | 91 | Gianmaria Bruni Richard Lietz Frederic Makowiecki |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 3'50.874 | 35.607 | 24.999 |
13 | 51 | Alessandro Pier Guidi James Calado Daniel Serra |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 3'51.115 | 35.848 | 0.241 |
14 | 95 | Nicki Thiim Marco Sorensen Richard Westbrook |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 3'51.241 | 35.974 | 0.126 |
15 | 61 | Francesco Piovanetti Oswaldo Negri Jr Come Ledogar |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 3'51.266 | 35.999 | 0.025 |
16 | 77 | Christian Ried Riccardo Pera Matt Campbell |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'51.322 | 36.055 | 0.056 |
17 | 97 | Maxime Martin Alex Lynn Harry Tincknell |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 3'51.324 | 36.057 | 0.002 |
18 | 71 | Davide Rigon Miguel Molina Sam Bird |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 3'51.515 | 36.248 | 0.191 |
19 | 56 | Egidio Perfetti Larry ten Voorde Matteo Cairoli |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'51.647 | 36.380 | 0.132 |
20 | 92 | Michael Christensen Kevin Estre Laurens Vanthoor |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 3'51.770 | 36.503 | 0.123 |
21 | 98 | Paul Dalla Lana Ross Gunn Augusto Farfus |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 3'52.105 | 36.838 | 0.335 |
22 | 90 | Salih Yoluc Charlie Eastwood Jonathan Adam |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 3'52.299 | 37.032 | 0.194 |
23 | 86 | Michael Wainwright Ben Barker Andrew Watson |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'52.346 | 37.079 | 0.047 |
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