Conselhos da Magneti Marelli ajudam Honda a 'domar' motor
Conselhos da fornecedora única da eletrônica da MotoGP para Honda ajudaram fabricante japonesa a apresentar boa forma no GP do Catar







Durante a pré-temporada da MotoGP, a Honda sofreu para ajustar a nova moto e imaginava-se que as motos de Saitama estariam muito longe das rivais Yamaha e Ducati no início da temporada.
No entanto, Marc Márquez foi ao pódio no GP do Catar, terminando a prova a apenas dois segundos de Jorge Lorenzo, o vencedor da prova, e colado em Andrea Dovizioso - Dani Pedrosa, companheiro de equipe, foi o quinto.
Para conseguir tais avanços, a Honda introduziu mudanças na moto que vão contra a filosofia dos japoneses, incluindo um virabrequim invertido, lidando assim com as dificuldades. Tanto Márquez quanto Pedrosa admitiram que a equipe ouviu os conselhos da Magneti Marelli - fornecedora da eletrônica padrão da categoria.
Os conselhos, antes barrados pela resistência dos japoneses a ideias externas, gerou resultados. Com isso, o motor agora entrega a potência de modo mais progressivo. "Era difícil para nós sentar e conversar com o pessoal da Magneti Marelli para tentar entender melhor a eletrônica padrão", disse uma fonte da HRC ao Motorsport.com
"Aqui, costumamos fazer as coisas do nosso jeito, que geralmente é considerado o melhor. Quando isso muda, você precisa se adaptar ao novo cenário. Entretanto, isto não é fácil para a Honda", afirmou.
As mudanças na eletrônica nesta temporada foram limitadas pela introdução da centralina padrão, com a qual a Honda sofreu no início dos testes. Sem poder modificar o motor agora que a temporada está em andamento, Pedrosa aposta no trabalho em cima da eletrônica para melhorar a moto.
"Sabemos que não podemos mexer no motor agora que a temporada começou, então precisamos ver no que a eletrônica pode nos ajudar", completou.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.