Últimas notícias
MotoGP GP do Catar

Conselhos da Magneti Marelli ajudam Honda a 'domar' motor

Conselhos da fornecedora única da eletrônica da MotoGP para Honda ajudaram fabricante japonesa a apresentar boa forma no GP do Catar

Marc Marquez, Repsol Honda Team, Honda
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team, Honda
Marc Marquez, Repsol Honda Team, Honda
Marc Marquez, Repsol Honda Team, Honda and Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Honda

Durante a pré-temporada da MotoGP, a Honda sofreu para ajustar a nova moto e imaginava-se que as motos de Saitama estariam muito longe das rivais Yamaha e Ducati no início da temporada.

No entanto, Marc Márquez foi ao pódio no GP do Catar, terminando a prova a apenas dois segundos de Jorge Lorenzo, o vencedor da prova, e colado em Andrea Dovizioso - Dani Pedrosa, companheiro de equipe, foi o quinto.

Para conseguir tais avanços, a Honda introduziu mudanças na moto que vão contra a filosofia dos japoneses, incluindo um virabrequim invertido, lidando assim com as dificuldades. Tanto Márquez quanto Pedrosa admitiram que a equipe ouviu os conselhos da Magneti Marelli - fornecedora da eletrônica padrão da categoria.

Os conselhos, antes barrados pela resistência dos japoneses a ideias externas, gerou resultados. Com isso, o motor agora entrega a potência de modo mais progressivo. "Era difícil para nós sentar e conversar com o pessoal da Magneti Marelli para tentar entender melhor a eletrônica padrão", disse uma fonte da HRC ao Motorsport.com

"Aqui, costumamos fazer as coisas do nosso jeito, que geralmente é considerado o melhor. Quando isso muda, você precisa se adaptar ao novo cenário. Entretanto, isto não é fácil para a Honda", afirmou.

As mudanças na eletrônica nesta temporada foram limitadas pela introdução da centralina padrão, com a qual a Honda sofreu no início dos testes. Sem poder modificar o motor agora que a temporada está em andamento, Pedrosa aposta no trabalho em cima da eletrônica para melhorar a moto.

"Sabemos que não podemos mexer no motor agora que a temporada começou, então precisamos ver no que a eletrônica pode nos ajudar", completou.

In this article
Oriol Puigdemont
MotoGP
Dani Pedrosa
Marc Marquez
Repsol Honda Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Barros prevê ano tenso na MotoGP: “já começou errado”
Próximo artigo Rossi acha difícil repetir atuação épica na Argentina

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros