Relato do treino livre
MotoGP GP da Malásia

MotoGP: Bagnaia supera Martín nos treinos de sexta do GP da Malásia

Italiano teve primeira sessão tranquila, mas suou na segunda para manter o tempo mais rápido e passar para o Q2 junto do rival

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia manteve segurança e foi o mais rápido dos dois treinos do GP da Malásia da MotoGP. No primeiro treino em Sepang, o piloto da Ducati de fábrica testou os pneus macios e se manteve à frente, mas na segunda sessão o italiano travou uma batalha direta com o rival pelo título, Jorge Martín.

No TL1, ao contrário de Martín, da Pramac Ducati, Bagnaia, optou por usar pneus macios no final da sessão, uma decisão que o levou a um tempo 1.647s melhor que o de Martín.

Martin foi o terceiro mais rápido dos pilotos a ficar com os médios e, portanto, o sexto no geral. O espanhol, que lidera o campeonato por 17 pontos sobre Bagnaia com uma rodada para o fim da Malásia, cometeu um pequeno erro durante a sessão, quando ele freou mais rápido que ele e saiu da pista na curva final.

Leia também:

Já no TL2, O piloto da Ducati obteve uma vitória psicológica sobre Martín ao fazer uma volta de 1m57,679s no final da sessão, à qual o espanhol caiu tentando responder.

O desempenho de Bagnaia na sexta-feira o deixa bem preparado para reduzir a diferença de pontos no fim de semana, enquanto ele tenta conquistar o terceiro campeonato consecutivo. 

Martín liderou a maior parte da segunda sessão e parecia ser o favorito depois de definir o ritmo inicial no esforço final para obter os tempos, mas Bagnaia foi o mais rápido quando realmente importava nos minutos finais.

Apesar de ter caído na Curva 1 logo após Bagnaia ter marcado seu tempo, Martín acabou sendo o segundo mais rápido, o que significa que ambos podem se concentrar com segurança na classificação, depois de terem garantido suas vagas para o Q2.

O companheiro de equipe de Bagnaia, Enea Bastianini, foi o terceiro mais rápido, já que as GP24 pareciam rápidas em Sepang, enquanto seu rival pelo terceiro lugar no campeonato, Marc Márquez, apenas entrou no Q2 com o 10º tempo.

O esforço tardio de Maverick Viñales, da Aprilia, foi suficiente para colocá-lo em quarto lugar, com Álex Márquez, da Gresini, em quinto.

A Yamaha pôde comemorar a passagem de seus dois pilotos para o Q2, apesar de Fabio Quartararo ter perdido um motor pela manhã. O campeão de 2021 foi o sexto mais rápido, com o companheiro de equipe Alex Rins em oitavo.

Dividindo a dupla estava Franco Morbidelli, da Pramac Ducati, enquanto Jack Miller foi o único representante da KTM entre os 10 primeiros, com o nono melhor tempo.

A estrela estreante da fabricante austríaca, Pedro Acosta, terá que tentar entrar no Q2 pela porta dos fundos no Q1, já que o piloto da Tech3 conseguiu apenas o 11º tempo. O companheiro de equipe de fábrica de Miller, Brad Binder, estava sempre tentando recuperar o atraso depois de uma queda no início da sessão e ficou em 14º.

Marco Bezzecchi foi outro que sofreu uma queda, deixando cair seu VR46 na última curva, no meio da sessão. Ele foi o 12º mais rápido da VR46, com Johann Zarco (LCR) sendo a melhor das Hondas, em 13º.

O substituto de Fabio di Giannantonio na VR46 Ducati, Andrea Iannone, ficou a 1,939s do ritmo final nos treinos. Ele ficou à frente apenas do substituto de Miguel Oliveira na Trackhouse Aprilia, Lorenzo Savadori, em 21º lugar.

Tabela do TL1 da Malásia

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Voltas Tempo Intervalo km/h Velocidade Máxima
1 Italy F. Bagnaia Ducati Team 1 Ducati 15

1'58.795

  167.976 333
2 Spain M. Viñales Aprilia Racing Team 12 Aprilia 15

+0.743

1'59.538

0.743 166.932 326
3 Italy M. Bezzecchi Team VR46 72 Ducati 17

+1.053

1'59.848

0.310 166.500 329
4 Australia J. Miller Red Bull KTM Factory Racing 43 KTM 15

+1.452

2'00.247

0.399 165.948 329
5 Spain P. Acosta Tech 3 31 KTM 15

+1.560

2'00.355

0.108 165.799 332
6 Spain J. Martin Pramac Racing 89 Ducati 16

+1.647

2'00.442

0.087 165.679 330
7 Spain A. Marquez Gresini Racing 73 Ducati 17

+1.696

2'00.491

0.049 165.612 328
8 France F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP 20 Yamaha 14

+1.789

2'00.584

0.093 165.484 330
9 Italy A. Iannone Team VR46 29 Ducati 16

+1.856

2'00.651

0.067 165.392 326
10 Spain A. Fernandez Tech 3 37 KTM 16

+1.915

2'00.710

0.059 165.311 328
11 Japan T. Nakagami LCR Honda 30 Honda 17

+1.923

2'00.718

0.008 165.300 327
12 Spain M. Marquez Gresini Racing 93 Ducati 15

+1.974

2'00.769

0.051 165.231 327
13 Italy F. Morbidelli Pramac Racing 21 Ducati 17

+1.994

2'00.789

0.020 165.203 330
14 Italy E. Bastianini Ducati Team 23 Ducati 14

+2.021

2'00.816

0.027 165.166 333
15 South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 19

+2.078

2'00.873

0.057 165.088 331
16 Spain A. Rins Movistar Yamaha MotoGP 42 Yamaha 16

+2.163

2'00.958

0.085 164.972 329
17 France J. Zarco LCR Honda 5 Honda 14

+2.412

2'01.207

0.249 164.634 329
18 Italy L. Savadori Trackhouse Racing Team 32 Aprilia 15

+2.553

2'01.348

0.141 164.442 326
19 Spain J. Mir Repsol Honda Team 36 Honda 14

+2.719

2'01.514

0.166 164.218 329
20 Italy L. Marini Repsol Honda Team 10 Honda 17

+3.054

2'01.849

0.335 163.766 326
21 Spain R. Fernandez Trackhouse Racing Team 25 Aprilia 16

+3.058

2'01.853

0.004 163.761 328
22 Spain A. Espargaro Aprilia Racing Team 41 Aprilia 12

+3.631

2'02.426

0.573 162.994 326

Tabela do TL2 da Malásia

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Voltas Tempo Intervalo km/h Velocidade Máxima
1 Italy F. Bagnaia Ducati Team 1 Ducati 18

1'57.679

  169.569 336
2 Spain J. Martin Pramac Racing 89 Ducati 20

+0.050

1'57.729

0.050 169.497 329
3 Italy E. Bastianini Ducati Team 23 Ducati 20

+0.198

1'57.877

0.148 169.284 332
4 Spain M. Viñales Aprilia Racing Team 12 Aprilia 18

+0.462

1'58.141

0.264 168.906 331
5 Spain A. Marquez Gresini Racing 73 Ducati 20

+0.617

1'58.296

0.155 168.685 327
6 France F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP 20 Yamaha 18

+0.624

1'58.303

0.007 168.675 330
7 Italy F. Morbidelli Pramac Racing 21 Ducati 17

+0.631

1'58.310

0.007 168.665 329
8 Spain A. Rins Movistar Yamaha MotoGP 42 Yamaha 18

+0.657

1'58.336

0.026 168.628 332
9 Australia J. Miller Red Bull KTM Factory Racing 43 KTM 20

+0.681

1'58.360

0.024 168.594 332
10 Spain M. Marquez Gresini Racing 93 Ducati 18

+0.683

1'58.362

0.002 168.591 328
11 Spain P. Acosta Tech 3 31 KTM 19

+0.759

1'58.438

0.076 168.483 335
12 Italy M. Bezzecchi Team VR46 72 Ducati 20

+0.781

1'58.460

0.022 168.451 326
13 France J. Zarco LCR Honda 5 Honda 18

+0.946

1'58.625

0.165 168.217 331
14 South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 15

+0.970

1'58.649

0.024 168.183 332
15 Japan T. Nakagami LCR Honda 30 Honda 19

+1.321

1'59.000

0.351 167.687 330
16 Spain R. Fernandez Trackhouse Racing Team 25 Aprilia 20

+1.428

1'59.107

0.107 167.536 329
17 Spain A. Espargaro Aprilia Racing Team 41 Aprilia 11

+1.509

1'59.188

0.081 167.422 331
18 Italy L. Marini Repsol Honda Team 10 Honda 22

+1.696

1'59.375

0.187 167.160 330
19 Spain A. Fernandez Tech 3 37 KTM 19

+1.723

1'59.402

0.027 167.122 329
20 Spain J. Mir Repsol Honda Team 36 Honda 20

+1.856

1'59.535

0.133 166.936 328
21 Italy A. Iannone Team VR46 29 Ducati 18

+1.939

1'59.618

0.083 166.821 325
22 Italy L. Savadori Trackhouse Racing Team 32 Aprilia 19

+2.429

2'00.108

0.490 166.140 329

 

Pecco SE IMPÕE contra Martín, e Márquez ERRA em Chang! Iannone volta à MotoGP | Moto2 e Lucas Moraes

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Pódio Cast analisa Martín x Pecco na Tailândia e reta final da temporada 2024 da MotoGP

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Richard Asher
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Martín: "Quero vencer e darei tudo de mim, mas não estou obcecado"
Próximo artigo Após tragédia, final da MotoGP não será em Valência

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros