Reações
MotoGP GP do Catar

MotoGP - Bastianini: Moto do Viñales é diferente e não tenho permissão para usá-la

No GP do Catar, piloto italiano cruzou a linha de chegada mais de 15 segundos atrás do companheiro de equipe

Enea Bastianini, Red Bull KTM Tech 3

Nunca saberemos quanto cada barra de perda de pressão dos pneus acrescenta ao tempo de volta na MotoGP, mas é difícil acreditar que o ganho seja de 0,7 segundos por volta, que é a diferença entre os dois companheiros de equipe da Red Bull KTM Tech3 no domingo. No entanto, depois de uma investigação dos comissários técnicos, concluiu-se que Maverick Viñales violou a regra ao rodar mais de 60% das voltas com a pressão dos pneus abaixo do estipulado pelo fabricante, resultando em uma penalidade de 16 segundos em seu tempo de corrida, fazendo-o cair do segundo lugar no pódio para o 14º na classificação final da corrida.

"O problema da pressão não é culpa minha, é trabalho dos técnicos. A ótima corrida que fizemos e o pódio, ninguém pode tirar isso de nós, estou muito feliz", disse Viñales no domingo, quando a penalidade já era iminente.

Leia também:

A felicidade do piloto espanhol contrastava com o rosto pouco amigável de seu companheiro de equipe, Enea Bastianini, que largou em 20º no grid e cruzou a linha de chegada em 13º, lutando no trânsito, o que não lhe causou nenhum problema com as pressões. No final, a penalidade de Viñales foi suficiente para colocá-lo em 12º.

"Eu esperava mais, mas tive dificuldades para ultrapassar, por algum motivo a moto estava deslizando muito e eu estava com dificuldades para acelerar. É uma pena, porque eu estava me sentindo bem e provavelmente tinha ritmo para estar muito mais à frente. Então cometi um erro ao tentar ultrapassar Luca Marini e saí da pista, então tive que refazer toda a corrida novamente", disse Bastianini.

Enea Bastianini, Red Bull KTM Tech 3

Enea Bastianini, Red Bull KTM Tech 3

Foto de: Tech3 Racing

"A classificação aos sábados está me atrasando muito, é muito difícil largar de tão longe no grid. Temos que dar um passo à frente nesse aspecto porque, se não o fizermos, estaremos fadados a ter corridas medíocres", comentou.

"Uma classificação importante ajuda a melhorar para o futuro. Temos que trabalhar na configuração da moto, eu esperava um salto maior de sexta para domingo, o potencial está lá, Maverick fez uma ótima corrida, então tenho certeza de que podemos fazer isso também", ele continuou com suas conclusões após a corrida.

A mensagem crítica de Bastianini

No entanto, o italiano revelou que, em termos de maquinário, a KTM RC16 do espanhol é diferente da sua.

"Maverick está usando uma moto diferente da nossa, mas não posso falar sobre isso no momento porque não fui autorizado a testá-la", surpreendeu-se. "Mas o que Maverick fez também é mais mérito dele, não apenas da moto, ele se adaptou bem, foi rápido no início e muito corajoso". 

Apesar da penalidade subsequente de Viñales, o resultado está lá e Bastianini vê potencial na RC16.

"Sim, digamos que, se eu não tivesse largado tão atrás, meu ritmo seria muito parecido com o dos pilotos da frente e eu também tinha muito tráfego. Estou otimista em relação à minha corrida, o problema é a classificação aos sábados", insistiu ele, referindo-se aos problemas em estabelecer uma volta rápida.

Após as quatro primeiras paradas da temporada, o Mundial chega agora à Europa, onde Bastianini espera encontrar melhorias e soluções.

"O clima é bom para a próxima corrida, fizemos algumas coisas positivas no Catar e Jerez é um circuito diferente, acho que não teremos problemas com vibrações lá e isso nos permitirá pilotar muito melhor", disse o piloto de Rimini.

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Germán Garcia Casanova
MotoGP
Maverick Viñales
Enea Bastianini
Red Bull KTM Factory Racing
Tech 3
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP: Chefe da Yamaha revela que contratação de Lorenzo em 2008 foi resposta a 'medo' de ida de Rossi para F1
Próximo artigo 'Confronto' geográfico entre MotoGP e F1 pode não ser acidental no futuro da Liberty

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros