Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Últimas notícias

MotoGP: conheça o truque de pneu que ajudou a Yamaha a dominar em Jerez

Fornecedora de pneus da categoria enviou um e-mail com recomendações para todas as equipes durante a etapa disputada em Jerez, na Espanha

Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT

A dominância da Yamaha no GP da Andaluzia de MotoGP, foi beneficiada por uma técnica de preparação de pneus que a Michelin aconselhou todas as equipes a realizar. Na prova, Fabio Quartararo não foi desafiado por nenhum rival e a montadora japonesa terminou fazendo uma limpa no pódio, com Maverick Viñales e Valentino Rossi fechando o Top 3.

O Motorsport.com apurou que a fornecedora dos compostos da categoria mandou um e-mail para todos os times durante a segunda etapa, recomendando que utilizassem o pneu traseiro macio da prova logo na sessão de aquecimento de domingo. A técnica consiste em três voltas: uma volta de saída lenta, uma volta rápida e uma volta rápida de volta aos boxes.

Leia também:

A ideia por trás disso é que a esfoliação remove o filme do pneu e, depois que é deixado para esfriar, antes de ser colocado novamente nos cobertores, uma reação química ocorre na borracha.

Isso torna o pneu mais resistente ao calor, com sua faixa de trabalho 10 graus mais fria que o normal, o que aumenta a durabilidade da borracha.

Um porta-voz da Michelin explicou: “De tempos em tempos, fazemos recomendações para as equipes que acreditamos que podem ajudá-las, mas a escolha de segui-las é sempre delas”.

“Você faz as três voltas. Depois você deixa os pneus descobertos com os aquecedores para esfria-los. Uma vez que estiverem frios, você os cobre novamente até o início da prova”.

“O procedimento faz o composto ficar mais resistente ao calor e pode reduzir a temperatura em até 10 graus”.

Apenas os quatro pilotos da Yamaha e Alex Rins, da Suzuki, completaram o aquecimento com o pneu macio que eles usariam mais tarde nas corridas, mesmo que todo o campo tenha optado pelo composto traseiro macio.

Com a temperatura da pista chegando aos 60°C na corrida, Quartararo, vencedor da prova, foi capaz de se beneficiar instantaneamente ao abrir uma liderança confortável nas voltas iniciais.

“Normalmente sempre começamos com um pneu completamente novo no grid de largada”, disse Quartararo após a corrida. “Mas desta vez decidimos dar três voltas com o pneu no aquecimento na manhã e então sair para a corrida com o pneu já usado”.

“Fez efeito e eu gostaria de parabenizar a equipe”.

Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT

Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT

Photo by: MotoGP

VÍDEO: Reginaldo Leme comenta provas favoritas da F1 e detona Mônaco

PODCAST: O debate de fãs e 'haters' sobre domínio de Hamilton

 

Artigo anterior Mesmo com volta ao pódio, Rossi revela “problemas políticos” na Yamaha
Próximo artigo MotoGP: Chefe da Petronas elogia Rossi após pódio e afirma que não há mais preocupações sobre ter italiano na equipe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros