MotoGP: Honda oficializa renovações de Marini e Zarco

Nenhuma mudança na equipe de fábrica da marca japonesa no próximo ano, já que Luca Marini foi mantido por mais uma temporada

Luca Marini, Honda HRC

Luca Marini permanecerá na Honda até o final do atual ciclo de regras da MotoGP após assinar uma nova extensão de contrato de um ano. Conforme revelado pelo Motorsport.com em julho e agora oficializado pela marca japonesa, a HRC terá uma formação inalterada em 2026, com Marini e Joan Mir sendo mantidos pela equipe.

Leia também:

Mir já tinha um contrato de dois anos válido até o final da próxima temporada, enquanto a nova extensão do contrato de Marini significa que ele agora está em sincronia com o restante da equipe. O anúncio do novo contrato do italiano foi feito na segunda-feira (1º), às vésperas do GP da Catalunha, em Barcelona.

"Estou muito feliz por fazer este anúncio e permanecer na Honda HRC", disse ele. "Estamos apenas trabalhando em alguns detalhes finais, tanto a gerência da HRC quanto eu estamos alinhados sobre o futuro por um bom tempo".

"Estou completamente investido nesse projeto e determinado a ajudar a Honda a retornar à liderança do Campeonato Mundial de MotoGP". 

Luca Marini, Honda HRC

Luca Marini, Honda HRC

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

"Desde que me juntei à equipe em 2024, continuamos a melhorar e a trabalhar juntos de uma forma cada vez melhor. Trabalhar com uma fábrica, e especialmente com uma fábrica como a Honda HRC, lhe dá uma enorme motivação como piloto. Tivemos uma boa temporada até agora e o foco continua sendo continuar melhorando até a última volta em Valência".

Marini ingressou na HRC em 2024 após um período de três anos na VR46 Ducati, assumindo o lugar deixado pelo hexacampeão da MotoGP Marc Márquez.

Embora tenha sido difícil obter resultados no topo da tabela, especialmente devido à falta de competitividade da RC213V, ele é muito bem avaliado entre os chefes da Honda por seu conhecimento técnico.

O piloto de 28 anos também obteve seu melhor resultado como piloto da Honda no GP da Hungria, terminando em quinto lugar no recém-construído Circuito Balaton Park. O futuro de Marini na Honda foi selado quando a marca não conseguiu tirar o atual campeão da MotoGP, Jorge Martín, de seu contrato com a Aprilia.

Jorge Martin, Aprilia Racing Team

Jorge Martin, equipe Aprilia Racing

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

Apurou-se que a fabricante japonesa ainda está interessada em contratar o espanhol, mas terá que esperar até pelo menos 2027 para contratá-lo.

"Estamos felizes em continuar com Luca por mais um ano, ele demonstrou um alto nível de profissionalismo e dedicação durante todo o tempo", disse o gerente geral da HRC, Taichi Honda. "Luca conquistou a reputação de piloto analítico e incrivelmente trabalhador, um ativo valioso para qualquer projeto de MotoGP". 

"O feedback de Luca é claro e preciso e tem sido muito útil para os engenheiros da Honda HRC continuarem o desenvolvimento da Honda RC213V na última temporada e meia".

Zarco fecha contrato de dois anos com a LCR

Sem vagas imediatas na HRC, a Honda também confirmou que Johann Zarco permanecerá na LCR até o final da temporada de 2027.

Embora tenha havido especulação sobre a possibilidade de Zarco ser promovido após sua brilhante vitória no chuvoso GP da França, a Honda concluiu rapidamente que era melhor para o piloto de 35 anos permanecer na LCR com equipamento de fábrica.

Johann Zarco, Team LCR Honda

Johann Zarco, Equipe LCR Honda

Foto de: Equipe LCR

O francês tem sido o destaque da Honda desde que se juntou à marca sediada em Tóquio em 2024, e atualmente é o piloto mais bem colocado na classificação, em nono lugar. As vitórias consecutivas nas 8 Horas de Suzuka consolidaram ainda mais sua posição na Honda.

"Estou muito satisfeito por confirmar que continuarei na LCR pelos próximos dois anos", disse ele. "Isso é importante porque temos grandes objetivos a alcançar e grandes oportunidades até 2027".

"Quando assinei com a Honda no final de 2023, não esperava encontrar esse segundo fôlego, que me deu a energia para garantir outro contrato de dois anos com eles. Já obtivemos uma vitória com Lucio e a equipe, e seria fantástico vivenciar isso novamente, por isso estamos determinados a continuar lutando por bons resultados".

"Nos últimos dois anos, a Honda deu grande apoio à LCR e acreditamos que podemos continuar crescendo e desenvolvendo a moto com nosso trabalho árduo. Gostaria de agradecer à HRC, à LCR e a todos que nos apoiam".

A identidade do companheiro de equipe de Zarco para 2026 ainda não foi anunciada, mas o Motorsport.com apurou no mês passado que a Honda está finalizando um acordo para que o brasileiro Diogo Moreira saia da Moto2 para substituir o fraco desempenho de Somkiat Chantra.

DIOGO BRILHA e MÁRQUEZ REINA na HUNGRIA! Circuito é RUIM? Final INSANA no ARENA CROSS e DI GRASSI!

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST pós-GP da Hungria:

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP - Márquez: "Sei que o que estou fazendo não é normal. É excepcional"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros