MotoGP: Márquez é o mais rápido do TL2 do GP de Aragón
Hexacampeão parece próximo de acabar com a seca de mil dias sem vitória na categoria rainha
Marc Marquez, Gresini Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Marc Márquez deu o primeiro passo para acabar com o período de seca de mil dias da MotoGP ao correr para o 1º lugar nos treinos do GP de Aragón e reduzir em mais de dois décimos de segundo o recorde de volta de todos os tempos no circuito MotorLand Aragón.
As condições escorregadias do novo asfalto melhoraram para os treinos e na sequência de novos marcos para a Moto3 e Moto2 em suas respectivas sessões na sexta-feira. A superfície estava mais quente e com mais borracha Pirelli, e a equipe marcou a diferença em relação aos tempos provisórios definidos pela manhã.
Márquez liderou o pelotão durante a maior parte do cronômetro e estabeleceu sua marca no MotorLand na 23ª volta de 24. O catalão não vence um GP desde o final da temporada de 2019 em Valência e agora vai direto para o Q2, otimista de sua primeira pole position desde a abertura de 2023 em Portugal.
Aleix Espargaró levou a Aprilia de fábrica do fundo da classificação no FP1 para o 2º lugar com um esforço a apenas quatro centésimos do recorde de 2022 do campeão mundial Pecco Bagnaia. Ele ficou à frente de seu companheiro de equipe Maverick Viñales, que foi o mais rápido em todos os setores, exceto na longa curva 16, onde Márquez tinha a vantagem sobre a GP23.
Jorge Martín foi o primeiro piloto da Ducati GP24, em 4º, à frente de Álex Márquez, que se beneficiou do slipstream de seu irmão. Bagnaia melhorou para 6º (enquanto seu companheiro de equipe na Ducati, Enea Bastianini, teve sua última volta raspada devido a uma batida de Jack Miller, da KTM, na Curva 16, que provocou as bandeiras amarelas).
Franco Morbidelli garantiu P7, à frente de uma velocidade surpreendente de Johann Zarco, da LCR Honda; o francês colocou a malvista motocicleta HRC em 8º, sendo a primeira entrada direta da empresa japonesa no Q2 de sábado este ano. A dupla da Trackhouse Racing Aprilia, Raul Fernandez e Miguel Oliveira, ocupou as outras vagas automáticas no Q2, respectivamente.
Fabio Quartararo caiu na rápida aproximação da curva 6 e ficou em 20º. Augusto Fernandez, perto de confirmar seu papel como piloto de testes da Yamaha para 2024, caiu na última curva, a 16
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | M. Marquez Gresini Racing | 93 | Ducati | 24 |
1'45.801 |
172.784 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | A. Espargaro Aprilia Racing Team | 41 | Aprilia | 21 |
+0.272 1'46.073 |
0.272 | 172.341 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | M. Viñales Aprilia Racing Team | 12 | Aprilia | 22 |
+0.316 1'46.117 |
0.044 | 172.270 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | J. Martin Pramac Racing | 89 | Ducati | 22 |
+0.578 1'46.379 |
0.262 | 171.845 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | A. Marquez Gresini Racing | 73 | Ducati | 17 |
+0.605 1'46.406 |
0.027 | 171.802 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | F. Bagnaia Ducati Team | 1 | Ducati | 20 |
+0.790 1'46.591 |
0.185 | 171.504 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | F. Morbidelli Pramac Racing | 21 | Ducati | 23 |
+0.904 1'46.705 |
0.114 | 171.320 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | J. Zarco LCR Honda | 5 | Honda | 23 |
+0.931 1'46.732 |
0.027 | 171.277 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | R. Fernandez Trackhouse Racing Team | 25 | Aprilia | 22 |
+1.039 1'46.840 |
0.108 | 171.104 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | M. Oliveira Trackhouse Racing Team | 88 | Aprilia | 20 |
+1.054 1'46.855 |
0.015 | 171.080 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | B. Binder Red Bull KTM Factory Racing | 33 | KTM | 21 |
+1.083 1'46.884 |
0.029 | 171.034 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | P. Acosta Tech 3 | 31 | KTM | 22 |
+1.131 1'46.932 |
0.048 | 170.957 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | F. Di Giannantonio Team VR46 | 49 | Ducati | 18 |
+1.145 1'46.946 |
0.014 | 170.934 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | M. Bezzecchi Team VR46 | 72 | Ducati | 24 |
+1.228 1'47.029 |
0.083 | 170.802 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | E. Bastianini Ducati Team | 23 | Ducati | 23 |
+1.230 1'47.031 |
0.002 | 170.799 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | J. Miller Red Bull KTM Factory Racing | 43 | KTM | 21 |
+1.468 1'47.269 |
0.238 | 170.420 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | L. Marini Repsol Honda Team | 10 | Honda | 22 |
+1.479 1'47.280 |
0.011 | 170.402 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | A. Fernandez Tech 3 | 37 | KTM | 19 |
+1.501 1'47.302 |
0.022 | 170.367 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | A. Rins Movistar Yamaha MotoGP | 42 | Yamaha | 20 |
+1.599 1'47.400 |
0.098 | 170.212 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP | 20 | Yamaha | 20 |
+1.600 1'47.401 |
0.001 | 170.210 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | J. Mir Repsol Honda Team | 36 | Honda | 21 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | T. Nakagami LCR Honda | 30 | Honda | 22 |
+2.640 1'48.441 |
1.040 | 168.578 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
MAIOR DA HISTÓRIA da Ducati? BAGNAIA em análise, Martín em xeque, VALENTINO testa e Aragón | SERTÕES
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MAIOR DA HISTÓRIA da Ducati? BAGNAIA em análise, Martín em xeque, VALENTINO testa e Aragón | SERTÕES
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.