Relato do treino livre
MotoGP GP de Aragón

MotoGP: Márquez é o mais rápido do TL2 do GP de Aragón

Hexacampeão parece próximo de acabar com a seca de mil dias sem vitória na categoria rainha

Marc Marquez, Gresini Racing

Marc Marquez, Gresini Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Marc Márquez deu o primeiro passo para acabar com o período de seca de mil dias da MotoGP ao correr para o 1º lugar nos treinos do GP de Aragón e reduzir em mais de dois décimos de segundo o recorde de volta de todos os tempos no circuito MotorLand Aragón.
 
As condições escorregadias do novo asfalto melhoraram para os treinos e na sequência de novos marcos para a Moto3 e Moto2 em suas respectivas sessões na sexta-feira. A superfície estava mais quente e com mais borracha Pirelli, e a equipe marcou a diferença em relação aos tempos provisórios definidos pela manhã.

Leia também:

Márquez liderou o pelotão durante a maior parte do cronômetro e estabeleceu sua marca no MotorLand na 23ª volta de 24. O catalão não vence um GP desde o final da temporada de 2019 em Valência e agora vai direto para o Q2, otimista de sua primeira pole position desde a abertura de 2023 em Portugal.
 
Aleix Espargaró levou a Aprilia de fábrica do fundo da classificação no FP1 para o 2º lugar com um esforço a apenas quatro centésimos do recorde de 2022 do campeão mundial Pecco Bagnaia. Ele ficou à frente de seu companheiro de equipe Maverick Viñales, que foi o mais rápido em todos os setores, exceto na longa curva 16, onde Márquez tinha a vantagem sobre a GP23.

Jorge Martín foi o primeiro piloto da Ducati GP24, em 4º, à frente de Álex Márquez, que se beneficiou do slipstream de seu irmão. Bagnaia melhorou para 6º (enquanto seu companheiro de equipe na Ducati, Enea Bastianini, teve sua última volta raspada devido a uma batida de Jack Miller, da KTM, na Curva 16, que provocou as bandeiras amarelas).
 
Franco Morbidelli garantiu P7, à frente de uma velocidade surpreendente de Johann Zarco, da LCR Honda; o francês colocou a malvista motocicleta HRC em 8º, sendo a primeira entrada direta da empresa japonesa no Q2 de sábado este ano. A dupla da Trackhouse Racing Aprilia, Raul Fernandez e Miguel Oliveira, ocupou as outras vagas automáticas no Q2, respectivamente.
 
Fabio Quartararo caiu na rápida aproximação da curva 6 e ficou em 20º. Augusto Fernandez, perto de confirmar seu papel como piloto de testes da Yamaha para 2024, caiu na última curva, a 16

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Voltas Tempo Intervalo km/h Velocidade Máxima
1 Spain M. Marquez Gresini Racing 93 Ducati 24

1'45.801

  172.784  
2 Spain A. Espargaro Aprilia Racing Team 41 Aprilia 21

+0.272

1'46.073

0.272 172.341  
3 Spain M. Viñales Aprilia Racing Team 12 Aprilia 22

+0.316

1'46.117

0.044 172.270  
4 Spain J. Martin Pramac Racing 89 Ducati 22

+0.578

1'46.379

0.262 171.845  
5 Spain A. Marquez Gresini Racing 73 Ducati 17

+0.605

1'46.406

0.027 171.802  
6 Italy F. Bagnaia Ducati Team 1 Ducati 20

+0.790

1'46.591

0.185 171.504  
7 Italy F. Morbidelli Pramac Racing 21 Ducati 23

+0.904

1'46.705

0.114 171.320  
8 France J. Zarco LCR Honda 5 Honda 23

+0.931

1'46.732

0.027 171.277  
9 Spain R. Fernandez Trackhouse Racing Team 25 Aprilia 22

+1.039

1'46.840

0.108 171.104  
10 Portugal M. Oliveira Trackhouse Racing Team 88 Aprilia 20

+1.054

1'46.855

0.015 171.080  
11 South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 21

+1.083

1'46.884

0.029 171.034  
12 Spain P. Acosta Tech 3 31 KTM 22

+1.131

1'46.932

0.048 170.957  
13 Italy F. Di Giannantonio Team VR46 49 Ducati 18

+1.145

1'46.946

0.014 170.934  
14 Italy M. Bezzecchi Team VR46 72 Ducati 24

+1.228

1'47.029

0.083 170.802  
15 Italy E. Bastianini Ducati Team 23 Ducati 23

+1.230

1'47.031

0.002 170.799  
16 Australia J. Miller Red Bull KTM Factory Racing 43 KTM 21

+1.468

1'47.269

0.238 170.420  
17 Italy L. Marini Repsol Honda Team 10 Honda 22

+1.479

1'47.280

0.011 170.402  
18 Spain A. Fernandez Tech 3 37 KTM 19

+1.501

1'47.302

0.022 170.367  
19 Spain A. Rins Movistar Yamaha MotoGP 42 Yamaha 20

+1.599

1'47.400

0.098 170.212  
20 France F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP 20 Yamaha 20

+1.600

1'47.401

0.001 170.210  
21 Spain J. Mir Repsol Honda Team 36 Honda 21

 

     
22 Japan T. Nakagami LCR Honda 30 Honda 22

+2.640

1'48.441

1.040 168.578  

MAIOR DA HISTÓRIA da Ducati? BAGNAIA em análise, Martín em xeque, VALENTINO testa e Aragón | SERTÕES

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MAIOR DA HISTÓRIA da Ducati? BAGNAIA em análise, Martín em xeque, VALENTINO testa e Aragón | SERTÕES

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Adam Wheeler
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Hungria deve entrar e Portugal sair do calendário de 2025
Próximo artigo MotoGP: Márquez conquista pole position de Aragón com folgas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros