MotoGP: Pramac mantém Zarco e Martín para 2022; Gardner subirá da Moto2 para correr na Tech3
Mercado de pilotos da MotoGP vive momento aquecido para 2022, com diversos anúncios nas últimas semanas
A quinta-feira na Catalunha trouxe diversas movimentações no mercado de pilotos da MotoGP para 2022. Enquanto a Pramac Ducati garantiu a manutenção de Johann Zarco e Jorge Martín, Remy Gardner garantiu uma vaga na categoria rainha, estreando no próximo ano com a Tech3, equipe satélite da KTM.
Zarco foi promovido da Avintia para a Pramac para 2021 com apoio total da Ducati, enquanto Jorge Martín estreou na MotoGP com a equipe neste ano. O francês já acumulou três pódios até aqui no ano, sendo o segundo no Mundial, a 24 pontos de Fabio Quartararo.
Já Martín surpreendeu no GP de Doha, conquistando a primeira pole na categoria rainha em apenas sua segunda corrida, terminando em terceiro. Porém, o espanhol está afastado desde o GP de Portugal, após sofrer múltiplas fraturas em um grave acidente no treino livre, retornando à ação neste fim de semana em Barcelona.
Martín já tinha um acordo de dois anos com a Ducati no bolso, enquanto a vaga de Zarco na Pramac dependia apenas de uma formalidade, após a montadora confirmar a manutenção de Jack Miller e Francesco Bagnaia na equipe oficial na semana passada.
"Estamos muito satisfeitos por seguir com esse projeto com Johann e Jorge, dois garotos que nos damos muito bem e que estão atingindo excelentes resultados", disse Paolo Campinoti, dono da Pramac. "Tanto nós quanto a Ducati acreditamos em suas habilidades".
Jorge Martin, Pramac Racing
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
A Ducati deve ter oito motos no grid de 2022 pela primeira vez desde 2018, após o Motorsport.com relatar com exclusividade que a montadora se aproxima de acordos com a Gresini e a VR46, de Valentino Rossi.
Em outra área do paddock da MotoGP, a KTM garantiu mais uma das vagas para 2022: o atual líder da Moto2, Remy Gardner, dará o passo final em sua escalada no Mundial, estreando na categoria rainha no próximo ano com a Tech3.
O anúncio marca também o retorno do australiano à Tech3, tendo competido com a equipe francesa em 2017 e 2018 na Moto2.
Recém-saído de sua primeira vitória no ano na Moto2 em Mugello, na semana passada, Gardner segue os passos de seu pai, Wayne, que venceu o título de 1987 das 500cc em uma carreira na categoria rainha que durou de 1983 a 1992.
Remy Gardner, Red Bull KTM Ajo, Pit Beirer, KTM Motorsport Director, Hervé Poncharal, Tech3 KTM Factory Racing Team Principal, Mike Leitner, Red Bull KTM Factory Racing,
Photo by: KTM Images
"Estou muito feliz com a oportunidade que a KTM me deu. É um sonho que se torna realidade para mim e que dei o meu melhor para atingi-lo", disse Gardner, que lidera a Moto2 por seis pontos. "É uma oportunidade incrível para mim e mal posso esperar para andar com a moto".
"Quero agradecer a KTM por acreditar em mim. Agora, precisamos focar em terminar 2021 de modo forte. Também quero agradecer a todos que me apoiaram até a chegada à MotoGP. Estamos apenas começando".
Gardner é o nome mais recente a chegar na MotoGP vindo da Academia da KTM, após os pilotos atuais da equipe oficial da montadora, Miguel Oliveira e Brad Binder. Na terça, Binder assinou uma renovação de três anos com a KTM, válido até o fim de 2024.
Com a Tech3 garantindo Gardner para 2022, Iker Lecuona ou Danilo Petrucci terão que deixar a equipe ao fim da temporada. Lecuona chegou à Tech3 no final da temporada de 2019, enquanto Petrucci assinou com a marca no início do ano, após sua saída da Ducati.
F1 2021: O QUEBRA-CABEÇAS das equipes e pilotos na DESAFIADORA Baku com RICO PENTEADO | TELEMETRIA
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast- Quais os episódios fora da F1 que mais marcaram nossas vidas?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.