MotoGP: Problemas da Honda seguem com novo pacote aerodinâmico, diz Márquez
Mesmo assim, espanhol vê certas melhoras com o novo kit, e confirma que seguirá testando os dois modelos na próxima etapa, na Catalunha
Marc Márquez afirma que o estilo de pilotagem necessário para o novo pacote aerodinâmico da Honda na MotoGP é "completamente diferente", mas reforça que os "principais problemas seguem os mesmos" na moto japonesa.
A Honda introduziu em Silverstone uma nova carenagem aerodinâmica na LCR de Takaaki Nakagami, um pacote que lembra a filosofia de design da KTM e da Ducati. Agora, na Áustria, Márquez e Joan Mir receberam o novo kit, com o hexacampeão dividindo a sexta-feira entre os dois modelos.
Apesar de dizer que a sensação na moto foi melhorando ao longo do dia com o novo pacote, Márquez disse que isso o forçou a guiar a RC213V de forma diferente, mas de um jeito que os principais problemas, em especial a aceleração ruim, seguem iguais.
"Hoje demandou muito de mim mentalmente, porque com essa nova aerodinâmica, o modo de guiar a moto é completamente diferente", disse Márquez, que foi apenas o 13º no TL2 após ser bloqueado por Pol Espargaró em sua última volta rápida.
"Eu me acostumei com a Honda há anos e, especialmente no ano passado e a primeira metade desse, mas agora temos uma aero completamente diferente. Mas eu estava tão concentrado em tirar os benefícios dessa nova aerodinâmica e adaptar minha pilotagem... passo a passo consegui fazer isso, e estava melhorando a cada volta".
"É verdade que eu fui o único piloto Honda indo de um kit para o outro. Na verdade, hoje cedo eu cometi alguns erros, mas isso também mudou muito o ponto de frenagem, muda muito a forma de abordagem na curva. A tarde, com o kit novo, a equipe deu um bom passo e eu comecei a me sentir melhor. Então resolvi mantê-la".
"Na primeira, estava muito no limite, para ser honesto. Na moto eu ainda me sinto demais no limite".
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
"É um estilo diferente de pilotagem, de abordagem nas curvas. Mas os principais problemas seguem os mesmos. É a aceleração principalmente, um de nossos maiores pontos fracos".
Márquez admite que sua abordagem nos testes o levou a sacrificar os resultados, mas ele seguirá fazendo essas comparações no GP da Catalunha.
"Cada box decide um plano", disse ao ser questionado sobre Mir. "É verdade que no nosso box sabemos que os dados do novo kit devem ser melhores por causa desse circuito. Mas mesmo assim eu prefiro sacrificar o resultado para dar boas informações aos engenheiros".
"Por isso fiz essa comparação e, amanhã, terei ambas as motos com o novo kit, porque ele nos dá mais performance aqui. Mas, na Catalunha, vou seguir testando esse kit nas curvas de alta. Não é o melhor modo de obter um bom resultado, mas é uma boa abordagem pra mim. Na forma de hoje eu não corri riscos e forcei apenas nas duas últimas saídas do TL2".
Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.