Recomendado para você

F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026

F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Verstappen confirma que 'teme' domínio da Mercedes em 2026
Ex-F1 tem carteira de habilitação suspensa no Reino Unido; entenda

Ex-F1 tem carteira de habilitação suspensa no Reino Unido; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-F1 tem carteira de habilitação suspensa no Reino Unido; entenda
F1 - Wolff: "Antonelli é alguém que sempre vê o copo meio vazio"

F1 - Wolff: "Antonelli é alguém que sempre vê o copo meio vazio"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Wolff: "Antonelli é alguém que sempre vê o copo meio vazio"
F1: GP dos EUA será 'divisor de águas' para Norris e Piastri na McLaren

F1: GP dos EUA será 'divisor de águas' para Norris e Piastri na McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: GP dos EUA será 'divisor de águas' para Norris e Piastri na McLaren
MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação

MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação
OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora

OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

MotoGP: Yamaha dá passos importantes para 2025 e traz esperança aos pilotos

Pilotos viram progresso em todos os níveis e estão contando com inovações mais importantes este ano

Alex Rins, Equipe Yamaha MotoGP

Depois das quedas em 2022 e 2023 na MotoGP, a Yamaha pode ter encontrado um 'sopro' de vida no ano passado. Apesar dos resultados ainda terem sido modestos, sob o impulso de Max Bartolini, ex-Ducati que se tornou diretor técnico, a fabricante abandonou alguns de seus métodos antigos e foi mais agressiva no desenvolvimento.

Leia também:

Ainda era necessário progredir em todos os níveis e, no final da temporada, os pilotos perceberam uma melhora na aerodinâmica.

"Depois de Aragón, começamos a ver os frutos do trabalho feito até aquele momento, e está funcionando", disse o chefe oficial da equipe, Massimo Meregalli, ao site do campeonato. "Quando você trabalha duro e não vê nenhum resultado, fica mais pesado e difícil de administrar." 

"Começamos a ver alguma luz", acrescentou o italiano. "Conseguimos nos manter [em um certo nível]. Os engenheiros aerodinâmicos realmente trabalharam muito e bem. Os pilotos realmente começaram a entender como a aerodinâmica funcionava quando fizemos comparações, quando voltamos à sua primeira versão. Eles realmente entenderam os benefícios da versão mais recente da aerodinâmica".

Fabio Quartararo terminou o ano animado com as mudanças feitas internamente e com as peças que pôde testar em Barcelona, logo após o último GP do ano. Seu companheiro de equipe, Álex Rins, compartilhou seu entusiasmo.

Rins achava que sua equipe havia "progredido com a configuração" e viu mudanças que tornaram a pilotagem "um pouco mais fácil", com "um pouco mais de contato com o pneu traseiro".

O espanhol também teve a impressão de que a Yamaha tinha alguns desenvolvimentos interessantes, mas que ainda precisavam ser ajustados.

"A Yamaha trouxe coisas novas, um novo chassi, um novo motor, e eu me senti muito bem com esse novo chassi", explicou Rins. "Consegui manter mais velocidade no meio das curvas. Eu esperava que talvez fosse um pouco melhor em termos de frenagem, mas houve melhorias muito pequenas".

Alex Rins, Yamaha MotoGP Team

Álex Rins

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

"Com relação ao motor, é verdade que ele é mais potente nas retas e na saída das curvas, mas com meu estilo de pilotagem, pelo menos, não estamos prontos para ter essa potência. A moto estava bastante agressiva, girava muito, então precisamos ajustar os componentes eletrônicos".

Rins ainda espera uma "grande mudança" antes do início da próxima temporada com o benefício de "muitos dados", graças, em particular, ao primeiro teste realizado pela Pramac, a nova equipe satélite da Yamaha, com seus novatos Miguel Oliveira e Jack Miller.

"Oliveira parece estar se adaptando muito bem à Yamaha, enquanto Miller, a julgar pelos tempos, parecia estar lutando um pouco mais. Mas agora cabe à Yamaha juntar tudo e ver o que eles podem fazer em Sepang."

De fato, é em Sepang que o ano realmente começará para a Yamaha, com uma apresentação em 31 de janeiro, o dia do início do Shakedown, no qual a marca poderá participar graças às suas concessionárias.

Com Léna Buffa

Crise na KTM: ACOSTA NA DUCATI com MÁRQUEZ e BAGNAIA? Moreira supera Valentino, Dakar e... ANÚNCIO!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Crise na KTM: ACOSTA NA DUCATI com MÁRQUEZ e BAGNAIA? Moreira supera Valentino, Dakar e mais...

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP: Bagnaia analisou erros de 2024 mesmo durante lua de mel
Próximo artigo MotoGP: Bastianini troca de agente e se junta à empresa que gerencia carreira de Rafa Câmara

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros