Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Suzuki, Aprilia e KTM querem incorporar equipes satélite

Três fábricas reconhecem a importância de ter uma segunda equipe na MotoGP no futuro, embora nenhuma delas tenha como objetivo prioritário no curto prazo

Bradley Smith, Red Bull KTM Factory Racing

Suzuki, Aprilia e KTM foram as últimas fábricas a chegarem oficialmente à MotoGP e os anos de experiência das outras marcas geram uma desvantagem importante para todas elas. Se isso for adicionado uma maior presença por Honda, Yamaha e Ducati, faz com que estejam em inferioridade no desenvolvimento.

A Honda terá seis motos em 2018, duas a mais que a Yamaha e duas a menos que a Ducati. Por sua vez, Suzuki, Aprilia e KTM continuarão com as duas oficiais. Além disso, tanto a Honda quanto a Ducati terão pelo menos um terceiro piloto com a última especificação - Crutchlow na Honda e Petrucci na Ducati - a Yamaha ainda vai decidir dar essa consideração a Zarco.

Esta superioridade numérica é traduzida em informação. Enquanto Suzuki, Aprilia e KTM só podem comparar os dados de dois pilotos, o resto das marcas podem fazê-lo com mais do dobro.

As três marcas já expressaram em várias ocasiões seus desejos de adicionar um equipamento satélite, mas razões diferentes, isso não deverá acontecer pelo menos até 2019.

"Nós gostaríamos de ter outra equipe nos ajudando, nos apoiando, e este é um problema dentro da fábrica", reconhece o chefe da equipe Suzuki, Davide Brivio. "Espero que possamos fazê-lo, mas é muito cedo para dizer isso, é difícil para nós porque nunca fornecemos motos satélite".

"Se tivéssemos mais dois pilotos na pista, poderíamos obter mais informações e provavelmente também seria útil para o desenvolvimento, este ano mostrou que faltava uma equipe satélite".

Outro fator a considerar é o número de motos na MotoGP. A Dorna não pretende expandir os atuais 24 lugares para que os fabricantes sejam obrigados a negociar um dos equipamentos existentes para fornecer as motos de seu box.

"Primeiro depende do pedido", diz Pit Beirer, diretor da KTM. "O plano é ter uma equipe satélite no futuro, mas estamos esperando um pouco mais e trabalhando no nosso projeto número um. Não temos uma decisão clara tomada neste momento".

Aprilia está na mesma posição. Os italianos já somam três temporadas na MotoGP de forma oficial - dentro da estrutura de Fausto Gresini - e depois de serem superados em 2017 como fabricante pela recém-chegada KTM, Noale aponta o desempenho da moto italiana como o objetivo número um no curto prazo.

"Não é a prioridade", responde Romano Albesiano, chefe do projeto MotoGP da marca. "Agora nos concentramos no desenvolvimento técnico, embora Aprilia esteja disposta a fornecer motos para uma equipe satélite no futuro. Isso traria coisas positivas e negativas para uma estrutura pequena como a nossa, já que você tem mais chances de obter resultados com mais pilotos, mas o fornecimento das peças também se torna mais complicado".

Davide Brivio
Pit Beirer, KTM Head of Sport
Romano Albesiano, Aprilia Racing Team Gresini
Scott Redding, Aprilia Racing Team Gresini
Bradley Smith, Red Bull KTM Factory Racing
Alex Rins, Team Suzuki MotoGP
Andrea Iannone, Team Suzuki MotoGP
7
Artigo anterior Luthi: "A Honda não é a moto mais difícil de pilotar"
Próximo artigo Márquez: "Nunca vou competir nos carros"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros