Barrichello conta bastidores e revela papel de Burti na ida para corrida na Austrália
Rubinho conta que o comentarista da Globo foi acionado para costurar participação na categoria australiana de monopostos
Depois de fazer seu retorno aos monopostos após hiato de sete anos, o brasileiro Rubens Barrichello falou sobre os bastidores de sua participação na S5000 e revelou ao Motorsport.com quem fez a ponte para que ele disputasse a prova australiana no último fim de semana. Trata-se de Luciano Burti, ex-piloto de Prost e Jaguar na Fórmula 1 e comentarista da categoria máxima do automobilismo mundial na Rede Globo.
Embora intermediada pelos organizadores do novo campeonato da Austrália, a confirmação de Rubinho na etapa inaugural da S5000 começou a ser costurada por Burti, que também competiu na Stock Car, na qual Barrichello venceu a última etapa, no Velopark (RS). O comentarista, que disputou 14 GPs na F1 entre 2000 e 2001, além de ter sido piloto de testes da Ferrari entre 2002 e 2004, foi quem fez a primeira ligação para que o conterrâneo se aventurasse na Oceania.
O contato entre os brasileiros foi incentivado pelo agente Greg 'Pee Wee' Siddle, que foi encarregado de encontrar um piloto importante para a estreia da S5000 pelo gerente da categoria, Chris Lambden. "Pee Wee ligou para Burti, que fez o primeiro contato comigo", disse Barrichello ao Motorsport.com. "Pee Wee então me ligou. Ele me falou sobre essa nova categoria e eu quis saber mais sobre o campeonato, o carro, a potência e assim por diante”.
“Minha única preocupação era que meu filho [Dudu Barrichello] estaria correndo em Laguna Seca [pela USF2000, categoria norte-americana de acesso à Indy] no mesmo fim de semana, então pensei: 'devo fazê-lo ou não?'. Eu posso abrir a porta para meu filho, mas ele tem que fazer isso sozinho. Então eu disse 'ok, vou deixá-lo e me divertir um pouco'”, contou Rubinho que chegou em segundo na corrida da S5000 em Sandown (veja fotos da etapa abaixo).
E o gerente da categoria australiana rasgou elogios ao piloto brasileiro. "Não demorou muito para fazermos o acordo. Ele correu no domingo anterior pela Stock Car, venceu e, em seguida, foi direto ao aeroporto. Honestamente, acho que nunca lidei com um cara mais profissional e simpático. Ele foi simplesmente brilhante”, disse Lambden sobre Rubinho, cuja carreira você relembra abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.