Recomendado para você

Últimas notícias

Camilo: "Classificação foi positiva por rivais largarem atrás"

Piloto da Ipiranga acredita que chuva foi benéfica para ele e destaca carro bem ajustado para a corrida

Thiago Camilo no Velo Cittá

Após garantir a segunda posição para o grid de largada da corrida 1 da Stock Car em Goiânia, Thiago Camilo celebrou a boa colocação, principalmente com os rivais pelo título largando mais atrás, mas disse que poderia ter sido melhor se os comissários tivessem mantido a obrigatoriedade dos pneus de chuva no Q3.

Leia também:

A sessão começou disputada com pista molhada, mas com o fim da chuva a pista foi ficando cada vez mais seca, favorecendo sempre quem saia mais tarde. Isso acabou sendo um fator positivo para Camilo, que encaixou boas volta ao longo da classificação e viu os rivais ficando pelo caminho.

“Estou feliz com o resultado, porque o último treino livre foi desfavorável para nós, porque na pista seca e em condições parecidas com nossos concorrentes diretos ao título, o Daniel e o Ricardo, eu fiquei apenas em quinto e o Serra liderou”.

“Olhando para o cenário de estar largando em segundo, com o Gabriel na pole - que é um piloto que não está disputando diretamente o título, com o Daniel em sétimo e o Ricardo em 27º, a classificação foi muito positiva”.

Questionado pelo Motorsport.com se a chuva havia sido boa para ele, já que os rivais tiveram dificuldade de manter o mesmo rendimento dos treinos da manhã, quando ficaram à frente do piloto da Ipiranga, Camilo concordou e lembrou de outras oportunidades em que foi forte em pista molhada.

“Fizemos algumas modificações para o treino, caso acontecesse no seco, mas a gente não sabia se o carro reagiria a ponto de brigar pela pole diretamente com ele, que mostrou estar competitivo em pista seca”.

“E aí veio a chuva, que eu acho que acabou mudando tudo. Meu carro já se mostrou muito equilibrado nessa mesma situação no Velo Città, onde eu venci e a chuva acabou sendo muito positiva para a gente, e no Velopark, onde fiz a pole”.

Thiago Camilo em Goiânia

Thiago Camilo em Goiânia

Photo by: Carsten Horst

Apesar de valorizar o fato de estar largando numa posição favorável em relação aos adversários, Camilo destacou que a decisão da direção de prova em permitir a troca dos pneus de chuva pelos slick pode ter lhe custado a pole.

“Chama um pouco atenção a direção de prova e os comissários terem autorizado a troca de pneus no Q3, porque já aconteceram situações parecidas com essa - da classificação começar com a pista úmida e secar durante a sessão - e tivemos manter os mesmos pneus com os quais começamos, mas hoje eles acabaram autorizando o uso dos pneus slick, e acho que esses compostos podem ter sido um risco para uma volta lançada”.

“Acabei cometendo um erro na curva 2 e perdi décimos preciosos ali. O único setor em que consegui encaixar foi no terceiro, onde eu fiz o tempo roxo, muito mais rápido que o Gabriel. Acredito que se tivessem mantido os pneus de chuva a gente teria uma certa vantagem para buscar a sétima pole na temporada. Mas de certa forma a classificação foi positiva para nós”.

Quando perguntado sobre se conseguiria manter o desempenho caso a corrida aconteça com pista seca, o piloto da Ipiranga destacou que seu carro está bem ajustado para a prova.

“O carro muda muito na configuração de corrida. A gente tinha um balanço muito bom para o carro de corrida, para situação de economia de pneus. A gente só não estava conseguindo alinhar o carro para a performance de uma volta rápida", avaliou Camilo.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Artigo anterior Barrichello mantém confiança para levar decisão do campeonato para Interlagos
Próximo artigo Maurício prevê perda de segunda colocação no campeonato após quali em Goiânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros