Últimas notícias
Stock Car Goiânia II

Camilo: "Classificação foi positiva por rivais largarem atrás"

Piloto da Ipiranga acredita que chuva foi benéfica para ele e destaca carro bem ajustado para a corrida

Thiago Camilo no Velo Cittá

Após garantir a segunda posição para o grid de largada da corrida 1 da Stock Car em Goiânia, Thiago Camilo celebrou a boa colocação, principalmente com os rivais pelo título largando mais atrás, mas disse que poderia ter sido melhor se os comissários tivessem mantido a obrigatoriedade dos pneus de chuva no Q3.

Leia também:

A sessão começou disputada com pista molhada, mas com o fim da chuva a pista foi ficando cada vez mais seca, favorecendo sempre quem saia mais tarde. Isso acabou sendo um fator positivo para Camilo, que encaixou boas volta ao longo da classificação e viu os rivais ficando pelo caminho.

“Estou feliz com o resultado, porque o último treino livre foi desfavorável para nós, porque na pista seca e em condições parecidas com nossos concorrentes diretos ao título, o Daniel e o Ricardo, eu fiquei apenas em quinto e o Serra liderou”.

“Olhando para o cenário de estar largando em segundo, com o Gabriel na pole - que é um piloto que não está disputando diretamente o título, com o Daniel em sétimo e o Ricardo em 27º, a classificação foi muito positiva”.

Questionado pelo Motorsport.com se a chuva havia sido boa para ele, já que os rivais tiveram dificuldade de manter o mesmo rendimento dos treinos da manhã, quando ficaram à frente do piloto da Ipiranga, Camilo concordou e lembrou de outras oportunidades em que foi forte em pista molhada.

“Fizemos algumas modificações para o treino, caso acontecesse no seco, mas a gente não sabia se o carro reagiria a ponto de brigar pela pole diretamente com ele, que mostrou estar competitivo em pista seca”.

“E aí veio a chuva, que eu acho que acabou mudando tudo. Meu carro já se mostrou muito equilibrado nessa mesma situação no Velo Città, onde eu venci e a chuva acabou sendo muito positiva para a gente, e no Velopark, onde fiz a pole”.

Thiago Camilo em Goiânia

Thiago Camilo em Goiânia

Photo by: Carsten Horst

Apesar de valorizar o fato de estar largando numa posição favorável em relação aos adversários, Camilo destacou que a decisão da direção de prova em permitir a troca dos pneus de chuva pelos slick pode ter lhe custado a pole.

“Chama um pouco atenção a direção de prova e os comissários terem autorizado a troca de pneus no Q3, porque já aconteceram situações parecidas com essa - da classificação começar com a pista úmida e secar durante a sessão - e tivemos manter os mesmos pneus com os quais começamos, mas hoje eles acabaram autorizando o uso dos pneus slick, e acho que esses compostos podem ter sido um risco para uma volta lançada”.

“Acabei cometendo um erro na curva 2 e perdi décimos preciosos ali. O único setor em que consegui encaixar foi no terceiro, onde eu fiz o tempo roxo, muito mais rápido que o Gabriel. Acredito que se tivessem mantido os pneus de chuva a gente teria uma certa vantagem para buscar a sétima pole na temporada. Mas de certa forma a classificação foi positiva para nós”.

Quando perguntado sobre se conseguiria manter o desempenho caso a corrida aconteça com pista seca, o piloto da Ipiranga destacou que seu carro está bem ajustado para a prova.

“O carro muda muito na configuração de corrida. A gente tinha um balanço muito bom para o carro de corrida, para situação de economia de pneus. A gente só não estava conseguindo alinhar o carro para a performance de uma volta rápida", avaliou Camilo.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Barrichello mantém confiança para levar decisão do campeonato para Interlagos
Próximo artigo Maurício prevê perda de segunda colocação no campeonato após quali em Goiânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil