Stock Car Goiânia III

Stock Car: Após anulação de punições, entenda confusão envolvendo lastros em Goiânia

Sem confirmação oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo, equipes e pilotos ficaram na dúvida sobre qual pontuação é válida para basear peso extra

Equipes trabalham em Goiânia

A etapa de Goiânia da Stock Car Pro Series é a penúltima do campeonato de 2024 e vem acompanhada por uma grande confusão. Na quinta-feira (21) o STJD do Automobilismo, com o placar de 4 a 1, anulou a desclassificação das equipes TMG e Crown Racing da etapa do Velopark, no início de setembro. A decisão será colocada à prova nos próximos dias, com a segunda estância definindo o verdadeiro cenário para a grande final em Interlagos, nos dias 14 e 15 de dezembro.

Leia também:

Mas, antes disso, a indecisão se faz presente em Goiânia nesta sexta-feira. O motivo é o lastro que as equipes mais bem colocadas têm que usar obrigatoriamente. Na Stock, carregam peso extra aqueles que o cupam as seis primeiras colocações, a começar pelo líder, com 30 kg, seguido pelo 2º colocado com 25 kg, o 3º com 20 kg, até o sexto colocado com 5 kg.

Com a anulação das punições envolvendo os pilotos Felipe Massa, Rafael Suzuki, Felipe Baptista e Enzo Elias, a tabela do campeonato volta a ser aquela vista após a etapa de El Pinar, a última antes de Goiânia.

Isso colocaria Massa novamente na ponta e, consequentemente aquele que carrega os 30 kg, por exemplo.

Segundo apurado pelo Motorsport.com, até o início da noite desta sexta-feira, as equipes não haviam recebido a confirmação oficial da CBA sobre o retorno da pontuação pós-Uruguai, trazendo dúvidas sobre qual lastro utilizar.

Gabriel Casagrande, por exemplo, afirmou que realizou os dois treinos livres de hoje com o maior lastro, ao passo que outras equipes admitiram que já ‘atualizaram’ seus pesos. O atual campeão chegou a pedir desculpas aos fãs e patrocinadores pela confusão.

 

Neste sábado acontecem o treino de classificação e a corrida sprint, já distribuindo pontos e que deve mexer ainda mais na tabela.

Se a oficialização não chegar a tempo, há o risco de, por exemplo, o líder hoje, de fato, Massa, correr em Goiânia com o lastro de 20 kg, que representa o terceiro colocado. Vale lembrar que em Interlagos, para a última etapa, não há distribuição de lastro.

Até o momento da publicação desta nota, a CBA não confirmou se as equipes receberão as novidades sobre o julgamento do STJD do Automobilismo a tempo de todos terem um norte para quali e corrida sprint deste sábado.

Confira como fica a distribuição do lastro em Goiânia com os dois cenários

Antes da anulação das punições

1º - Gabriel Casagrande (30 kg)

2º - Ricardo Zonta (25 kg)

3º - Felipe Massa (20 kg)

4º - Dudu Barrichello (15 kg)

5º - Bruno Baptista (10 kg)

6º - Julio Campos (5 kg)

Após a anulação das punições

1º - Felipe Massa (30 kg)

2º - Gabriel Casagrande (25 kg)

3º - Felipe Baptista (20 kg)

4º - Ricardo Zonta (15 kg)

5º - Dudu Barrichello (10 kg)

6º - Julio Campos (5 kg)

HAMILTON RENASCE e lidera 6ª, com Norris 2º e Max só 17º em Vegas; veja:

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Bastidores do 'fico' da F1 na Band e chances de Verstappen tetra em Vegas

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car: Casagrande lidera segundo treino livre em Goiânia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil